WhatsApp Pay: Nova função exclusiva no Brasil que permite fazer transações financeiras dentro do aplicativo
O Brasil é o primeiro país em que o WhatsApp libera essa funcionalidade com o intuito de ajudar pequenas empresas. A companhia fechou parceria com a adquirente Cielo, maior processadora brasileira de pagamentos. Se você quer entender como isso pode te ajudar, continua conosco!
A nova ferramenta lançada nesta segunda-feira (15) permite a transferência de dinheiro a pessoas ou empresas dentro de uma conversa, anexando o pagamento como se fosse foto ou vídeo.
Como Funciona
Para realizar as transações o usuário deverá cadastrar um cartão na função Facebook Pay de alguma das instituições financeiras parceiras. Inicialmente essa lista contempla Nubank, Banco do Brasil, Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa.
Os pagamentos serão processados pela Cielo sem custo previsto para consumidores e pessoas físicas. Entretanto as empresas receptoras dos pagamentos devem pagar um taxa por transação recebida.
De acordo com as informações, para garantir total segurança do usuário será necessário incluir uma senha (ou reconhecimento biométrico) para a transação ser efetuada, além dos dados do cartão que serão encriptados.
No mesmo menu de envio de imagens haverá uma função chamada de “Pagamento”, ao clicar nela o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta. O usuário deverá aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha de 6 dígitos, além de fornecer informações como Nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes.
Haverá uma etapa de verificação do cartão junto ao banco, por meio de um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco.
Transações Pessoa Física
Para concluir as transações ambas as pessoas devem possuir conta em algumas das instituições financeiras credenciadas. Nessa função apenas cartões de débito serão aceitos e nenhuma taxa será cobrada. As operações são concluídas no mesmo dia se estiverem dentro do horário de funcionamento da instituição, caso contrário será realizada no próximo dia útil.
Há um limite de 20 transações por dia, e de R$5 mil por mês, além de que só é possível enviar R$1 mil por transação. Segundo a empresa, os mecanismos de segurança adotados garantem que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o aparelho seja perdido ou roubado.
Transações entre Empresas
As empresas poderão utilizar o recurso através do WhatsApp Business, mas deverão criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após a etapa de cadastro, dentro de três dias a função deve ser liberada.
Ao contrário do usuário Pessoa Física as empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos e também não possuem limite de recebimento. Porém, devem arcar com uma taxa de 3,99% por transação.
Os clientes que desejarem pagar pelo WhatsApp Pay precisarão ter um cartão de uma das instituições parceiras, podendo ser tanto de débito quanto de crédito. Os consumidores não terão nenhum custo extra para utilizar essa função.
Benefícios
Principalmente para você microempreendedor essa é uma grande notícia, pois vai facilitar as suas vendas de forma online, além de impulsionar o consumo pela comodidade e praticidade que a funcionalidade oferece.
Hoje o Brasil conta com mais de 100 milhões de pessoas utilizando a plataforma do WhatsApp, por isso, vale a pena estudar as condições e conhecer mais sobre essa novidade tão esperada.
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.