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Como vender mais com as redes sociais?

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Como vender mais com as redes sociais?

As redes sociais deixaram de ser apenas pontos de encontros digitais. Hoje, movimentam negócios e fazem parte do cotidiano das empresas. Sobretudo quando o assunto são vendas. Confira algumas dicas de como vender mais com as redes sociais.

É inegável a presença das mídias sociais no cotidiano. Assim como é difícil encontrar quem não esteja em, pelo menos, uma delas.

Seja o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube, as empresas começaram a se preocupar com a presença digital. O relacionamento e a atração nunca foram tão importantes.

Os negócios encontraram nas mídias sociais um suporte que somente o e-commerce não oferece. Ainda que seja indispensável que este também exista.

Com as redes sociais, é muito mais simples se relacionar, identificar os públicos, criar ofertas e fortalecer a marca.

Para quem possui varejos, é indispensável saber como vender mais com as redes sociais. E é isto que iremos ensinar, agora. Preparado?

Facebook

Tenha uma fan page

O Facebook é a rede social com a maior quantidade de usuários ativos no mundo. São mais de 2 bilhões.

Independentemente de qual seja sua persona, ela estará lá.

Somente no Brasil, são mais de 110 milhões de usuários. E a melhor forma de se comunicar seu público é através de uma fan page.

Com ela, é possível mensurar os resultados de cada post. Ver quais tipos possuem mais engajamento, seus acertos e erros.

Integre sua mídia social com seu e-commerce

Não há nada que ajude a vender mais com as redes sociais do que integração. Principalmente com os e-commerces.

Ao unir Facebook e loja virtual, é possível mensurar tudo o que diz respeito a loja direto da rede social. É possível, por exemplo, fazer controle de estoque. Sem sair do Facebook.

Além disto, o curtidor da fan page pode comprar direto da rede social. O que aumenta ainda mais a relevância da sua marca junto ao público.

Utilize as ferramentas para Facebook

O Facebook oferece uma série de ferramentas que auxiliam na mensuração da relevância de sua marca.

E é bastante importante que sua página esteja integrada com todas elas:

  • Mentions: a ferramenta do facebook para personalidades. Somente pessoas com perfis ou contas verificadas possuem acesso a ele. Com o Mentions, é possível saber o que estão falando sobre você em toda a rede social;
  • Buffer: com ele, você pode gerenciar suas mensagens. Além disto, ele programa postagens em diferentes horários e datas, inclusive retroativas;
  • Canva: uma ferramenta que ganhou destaque nos últimos tempos. Sobretudo para quem não tem tanta habilidade com programas gráficos. O Canva permite a criação de cards para diferentes mídias e em diferentes formatos. E ele está relacionado diretamente ao próximo ponto.

Crie valor com seus conteúdos

É importante movimentar a fan page. Afinal, não há alcance, impressões, curtidas, comentários e compartilhamentos em uma página zumbi.

Porém, mesmo quando se quer vender mais com as redes sociais, é importante criar conteúdo. E conteúdo de valor.

Para isto, faça publicações que gerem compartilhamento. Deixe que somente 20% do que for publicado seja com foco em vendas. Os outros 80% devem ser pensados em engajamento e relacionamento.

Dê atenção ao Facebook Ads

Mesmo com o poder de alcance dos compartilhamentos, o Feed do Facebook não é tão benéfico para empresas.

Isto porque, ele prioriza as listas de amigos mais próximos. Parentes, conhecidos próximos, etc. e as páginas que mais possuem a ver com você e com estas pessoas.

Logo, pode ser, de início, difícil de atingir sua pessoa organicamente.

Por isto, é imprescindível que haja investimentos no Facebook Ads. Com ele, a marca chega mais longe, além de possuir um custo-benefício maior que a mídia outbound.

Instagram

Descreva bem o seu perfil

A primeira impressão é a mais marcante. Pode não ser eterna, mas influencia muito no resultado final.

Uma boa descrição no Instagram é essencial. Sintetize as coisas mais importantes sobre seu perfil. As atividades, o contato e hastags que digam respeito ao foco do perfil.

Utilize o Stories

Além de um alcance maior dentro da própria conta, os Stories permitem levar a marca mais longe na comunidade.

A possibilidade de adicionar o perfil de alguém ou uma hastag proporciona esse aumento de alcance.

Transforme seu perfil em uma conta comercial e acompanhe os resultados. Com isto, poderá ver os melhores dias e horários de postagem. Além de saber quanto de impacto seu perfil causa no público.

Melhore sua estratégia com boas ferramentas

Assim como no Facebook, é importante estar conectado com boas ferramentas. Para o Instagram, existe uma infinidade delas. Recomendamos algumas:

  • Aviary: uma alternativa para quem não tem tanta habilidade com tratamento de imagens. Além disto, também oferece filtros e stickers;
  • Postgrain: ótima para agendamento de publicações na plataforma. Além de outras funcionalidades. Com o Postgrain gratuito, são possíveis 8 agendamentos mensais.

Uma boa imagem vale muito

As imagens são o atrativo principal do Instagram. É em torno delas que a rede social funciona.

Invista em qualidade e beleza das fotografias. Utilize bons equipamentos, maquiagem ou produza o ambiente em que a foto de um produto será tirada.

Instagram Shopping

Esta é uma das funcionalidades mais interessantes para quem possui conta no Instagram. Sobretudo os e-commerces.

A função permite a inserção de tags com preços em produtos exibidos em fotos. Para isto, é preciso integrar o Instagram à página do Facebook e ao e-commerce.

YouTube

Faça roteiros para seus vídeos

Quanto mais organizada for a sua produção de vídeos, melhores os resultados. O público do YouTube, que gosta de bom conteúdo, é exigente.

Determine um tema central para seu canal. E, a partir disto, crie suas pautas. Tutoriais, dicas, debates. O que sua imaginação permitir.

Pense nas keywords certas

Não são somente os blogs que dependem de boas palavras-chave.

Por também ser um buscador, o título de um vídeo pode influenciar bastante no resultado. E, se você quiser vender mais nas redes sociais, vai precisar usar isto ao seu favor.

Algumas ferramentas, como Ubersuggest, SEMRush e Keyword Planner podem ser o farol que precisa para um ótimo título de vídeos.

Busque ferramentas ideais para YouTube

Para vender mais nas redes sociais, é preciso ter boas peças em mãos. Seja no Facebook, no Instagram ou no YouTube.

  • Adobe Premiere: o maior editor de filmes e vídeos da atualidade. Além do preferido de quem trabalha com edições;
  • Biteaple: possui um canal musical, ou mais descontraído? O Biteaple pode ser a ferramenta que precisa. Ele cria animações e logos em conjunto com um bg. Pode ser a peça que precisa em sua estratégia;
  • YouTube Analytics: assim como o Google, o YouTube tem seu próprio analista de resultados. Depois de publicar o vídeo, é possível acompanhar diversas métricas. Tempo de permanência, dados demográficos, retenção. Tudo isto pode – e deve – ser analisado.

Dê atenção à gravação e a edição

Mantenha um padrão de qualidade com suas produções.

Durante os vídeos, seja o mais leve possível. Mostre-se confortável em frente às câmeras. Treine a dicção, os olhares e caras-e-bocas.

Além disto, pense na edição. Um canal pode se dar melhor com algo mais simples do que algo com maiores quantidades de efeitos e truques.

Se quiser vender mais com as redes sociais, sobretudo o YouTube, precisará perceber estas nuances com seu público.

Saiba divulgar seu material

Use suas redes sociais como divulgadoras de suas produções audiovisuais.

Faça parcerias com outros youtubers e canais. Principalmente no início. Isto levará sua marca e seus produtos mais longe.

Além disto, organização é importante. Mantenha playlists atualizadas, faça uma boca capa e logo, edite o “sobre” adequadamente, etc.


E então, gostou das dicas? Vender mais nas redes sociais não é uma tarefa tão complicada. Mas exige dedicação e cuidado. Porém, o retorno é bastante satisfatório.

2 Comments
  • André Luis
    15 de agosto de 2019 at 23:24

    Muito bacana as dicas. Valeu!

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