Topic Cluster: a estratégia que está mudando o SEO
As táticas de produção de conteúdo para web e SEO estão se transformando a cada dia. Porque, não somente o Marketing Digital, mas os algoritmos dos buscadores estão mudando. Para dar conta destas alterações, a forma como os conteúdos são pensados precisam de uma atualização. E o Topic Cluster é a nova tendência do segmento.
Neste artigo, explicaremos o que, exatamente, é Topic Cluster. E, mais ainda: como ele pode transformar a estratégia de Marketing de Conteúdo.
O que é Topic Cluster?
O conceito, desenvolvido pela HubSpot, é uma nova maneira de organizar e linkar os conteúdos. Em uma tradução livre, seriam grupos de tópicos. Cada grupo seria “orbitado” por posts relacionados.
Pensemos em nosso sistema solar como um Topic Cluster. O Sol seria o tópico principal. Ele pode ser representado como um conteúdo evergreen, ou perene. Algo bastante denso, que é atemporal e que é a chave de toda a estratégia.
Os planetas, nesta alusão, são os outros tipos de conteúdo. Blog posts, infográficos, e-books, e por aí em diante. Todos orbitando o tópico principal. E estes conteúdos também podem ter outros menores que os orbitam. Como as luas, por exemplo.
O que gerou essa transformação?
De maneira geral, a mudança nas pesquisas. As pessoas mudaram a forma como buscam informações na internet.
Antes, os resultados exibidos dependiam especificamente da palavra-chave. Uma mudança representaria uma alteração na exibição dos resultados. Hoje, os buscadores identificam a intenção do usuário.
Isto pode ser visto quando o Google “completa” a pesquisa. Ou, no final dos resultados, com as pesquisas relacionadas.
A verdade é que o relacionamento homem-máquina está ficando mais íntimo. As pesquisas por voz, por exemplo, são um dos focos de investimento do Google.
A partir do momento em que a internet deixa de ser uma entidade, ou uma ferramenta, e passa a ser vista como algo presente, algo palpável, a lógica do Marketing de Conteúdo muda.
Pense em uma pesquisa por voz. Se você pergunta ao Google de maneira natural, o que espera em troca? Exatamente, uma resposta natural.
E, nem sempre, essa resposta é a palavra-chave daquele texto de 3 mil palavras que você pensou que apareceria em primeiro na SERP assim que fosse indexado.
Por isso a ideia é criar um cenário. Um contexto em que, a pesquisa de um visitante esteja correlacionada com outros assuntos. Que também podem ser de interesse dele
E aí surge a necessidade do Topic Cluster.
Como fazer Topic Cluster?
Lembra do sistema solar, que falamos antes? Usaremos ele novamente como exemplo. Porém, iremos destrinchar um pouco mais cada item.
A estratégia do Topic Cluster funciona em três pilares primordiais:
- Conteúdo pilar;
- Cluster;
- Hiperlink
Conteúdo pilar
Em nossa analogia anterior, é o sol.
O ponto principal para definir este conteúdo pilar é a palavra-chave. Ele deve abranger uma vasta possibilidade de clusters.
Há uma tendência de que este conteúdo seja pautado em uma palavra-chave head tail. Ou seja, um termo fácil de ser pesquisado por diversas pessoas, com altos números de resultados.
Porém, isto não é uma regra. Ainda que seja uma boa estratégia.
A ideia com o ranqueamento de um conteúdo pilar em uma palavra-chave head tail pode ser a chave do sucesso de um Topic Cluster.
O ideal, mesmo, é que o conteúdo pilar seja altamente relevante. Ele precisa dar cara, voz e tom a todo o Topic Cluster.
Além disto, ele deve abrir possibilidades para a existência dos clusters. E estes clusters também devem dar a possibilidade de novos temas.
Clusters
Estes, em nosso exemplo, são os planetas e luas.
Os clusters são os conteúdos que orbitam o pilar do Topic Cluster. Eles precisam estar ligados ao tema principal da estratégia.
Se, anteriormente, falamos de palavras-chave head tail, aqui é diferente.
Com os clusters, já podemos começar a trabalhar assuntos mais específicos. Essa especificação não quer dizer uma etapa adiante na jornada do cliente ou no funil de marketing.
Essa especificação se dá através das palavras-chave long tail. Estas possuem um volume de pesquisa menor e tratam de assuntos mais minuciosos. Por isso, os clusters precisam se ater a elas e aos temas delas.
Não existe uma quantidade específica de clusters. Poucos demais pode não funcionar; muitos demais pode tornar os materiais repetitivos.
O ideal é fazer uma busca de palavras-chave. Ferramentas como Answer the Public, Google Keyword Planner e SEMRush oferecem um bom parâmetro e sugestões para novas pautas.
Hiperlinks
Como tratar a linkagem e manter a mesma analogia? Bem, a gravidade talvez seja um bom começo.
O uso dos links para ranqueamento é importantíssimo. Principalmente conseguir backlinks com seu material. Em parâmetros de SEO, os links externos são determinantes para o bom ranqueamento de um conteúdo.
Porém, o Topic Cluster usa a linkagem interna como arma importante.
Por que?
São dois princípios básicos. O primeiro é mostrar para os buscadores a organização do seu site. O segundo é mostrar, também aos buscadores, a autoridade do site sobre aquele assunto. Com o aumento dela, as melhores posições na SERP são consequência.
Para isso, a regra de ouro da linkagem no Topic Cluster é:
- Todos os clusters devem ter links para o conteúdo pilar;
- O conteúdo pilar deve ter links para os clusters.
Além disto, a ancoragem deve fazer sentido. Ou seja, se o pilar é sobre Marketing Digital, a linkagem dele nos clusters deve ser neste termo.
Como organizar os Topic Cluster?
Antes de iniciar, é preciso saber como dar vida ao Topic Cluster.
No meio de tantos temas e links, pode ser que você se perca no caminho. E isto não é bom.
O melhor caminho para começar é pensar em mapas mentais. Fluxogramas que permitem visualizar como será a estratégia de Topic Cluster. Assim, fica mais simples saber o que deve ser linkado a o quê.
O SEO se transforma o tempo inteiro. Assim como o Marketing de Conteúdo e a forma que interagimos com a tecnologia. Somos atraídos intensivamente para o tipo de conteúdo que orbitamos.