Top

Topic Cluster: a estratégia que está mudando o SEO

topic cluster

Topic Cluster: a estratégia que está mudando o SEO

As táticas de produção de conteúdo para web e SEO estão se transformando a cada dia. Porque, não somente o Marketing Digital, mas os algoritmos dos buscadores estão mudando. Para dar conta destas alterações, a forma como os conteúdos são pensados precisam de uma atualização. E o Topic Cluster é a nova tendência do segmento.

Neste artigo, explicaremos o que, exatamente, é Topic Cluster. E, mais ainda: como ele pode transformar a estratégia de Marketing de Conteúdo.

O que é Topic Cluster?

O conceito, desenvolvido pela HubSpot, é uma nova maneira de organizar e linkar os conteúdos. Em uma tradução livre, seriam grupos de tópicos. Cada grupo seria “orbitado” por posts relacionados.

Pensemos em nosso sistema solar como um Topic Cluster. O Sol seria o tópico principal. Ele pode ser representado como um conteúdo evergreen, ou perene. Algo bastante denso, que é atemporal e que é a chave de toda a estratégia.

Os planetas, nesta alusão, são os outros tipos de conteúdo. Blog posts, infográficos, e-books, e por aí em diante. Todos orbitando o tópico principal. E estes conteúdos também podem ter outros menores que os orbitam. Como as luas, por exemplo.

O que gerou essa transformação?

De maneira geral, a mudança nas pesquisas. As pessoas mudaram a forma como buscam informações na internet.

Antes, os resultados exibidos dependiam especificamente da palavra-chave. Uma mudança representaria uma alteração na exibição dos resultados. Hoje, os buscadores identificam a intenção do usuário.

Isto pode ser visto quando o Google “completa” a pesquisa. Ou, no final dos resultados, com as pesquisas relacionadas.

A verdade é que o relacionamento homem-máquina está ficando mais íntimo. As pesquisas por voz, por exemplo, são um dos focos de investimento do Google.

A partir do momento em que a internet deixa de ser uma entidade, ou uma ferramenta, e passa a ser vista como algo presente, algo palpável, a lógica do Marketing de Conteúdo muda.

Pense em uma pesquisa por voz. Se você pergunta ao Google de maneira natural, o que espera em troca? Exatamente, uma resposta natural.

E, nem sempre, essa resposta é a palavra-chave daquele texto de 3 mil palavras que você pensou que apareceria em primeiro na SERP assim que fosse indexado.

Por isso a ideia é criar um cenário. Um contexto em que, a pesquisa de um visitante esteja correlacionada com outros assuntos. Que também podem ser de interesse dele

E aí surge a necessidade do Topic Cluster.

Como fazer Topic Cluster?

Lembra do sistema solar, que falamos antes? Usaremos ele novamente como exemplo. Porém, iremos destrinchar um pouco mais cada item.

A estratégia do Topic Cluster funciona em três pilares primordiais:

  • Conteúdo pilar;
  • Cluster;
  • Hiperlink

Conteúdo pilar

Em nossa analogia anterior, é o sol.

O ponto principal para definir este conteúdo pilar é a palavra-chave. Ele deve abranger uma vasta possibilidade de clusters.

Há uma tendência de que este conteúdo seja pautado em uma palavra-chave head tail. Ou seja, um termo fácil de ser pesquisado por diversas pessoas, com altos números de resultados.

Porém, isto não é uma regra. Ainda que seja uma boa estratégia.

A ideia com o ranqueamento de um conteúdo pilar em uma palavra-chave head tail pode ser a chave do sucesso de um Topic Cluster.

O ideal, mesmo, é que o conteúdo pilar seja altamente relevante. Ele precisa dar cara, voz e tom a todo o Topic Cluster.

Além disto, ele deve abrir possibilidades para a existência dos clusters. E estes clusters também devem dar a possibilidade de novos temas.

Clusters

Estes, em nosso exemplo, são os planetas e luas.

Os clusters são os conteúdos que orbitam o pilar do Topic Cluster. Eles precisam estar ligados ao tema principal da estratégia.

Se, anteriormente, falamos de palavras-chave head tail, aqui é diferente.

Com os clusters, já podemos começar a trabalhar assuntos mais específicos. Essa especificação não quer dizer uma etapa adiante na jornada do cliente ou no funil de marketing.

Essa especificação se dá através das palavras-chave long tail. Estas possuem um volume de pesquisa menor e tratam de assuntos mais minuciosos. Por isso, os clusters precisam se ater a elas e aos temas delas.

Não existe uma quantidade específica de clusters. Poucos demais pode não funcionar; muitos demais pode tornar os materiais repetitivos.

O ideal é fazer uma busca de palavras-chave. Ferramentas como Answer the Public, Google Keyword Planner e SEMRush oferecem um bom parâmetro e sugestões para novas pautas.

Hiperlinks

Como tratar a linkagem e manter a mesma analogia? Bem, a gravidade talvez seja um bom começo.

O uso dos links para ranqueamento é importantíssimo. Principalmente conseguir backlinks com seu material. Em parâmetros de SEO, os links externos são determinantes para o bom ranqueamento de um conteúdo.

Porém, o Topic Cluster usa a linkagem interna como arma importante.

Por que?

São dois princípios básicos. O primeiro é mostrar para os buscadores a organização do seu site. O segundo é mostrar, também aos buscadores, a autoridade do site sobre aquele assunto. Com o aumento dela, as melhores posições na SERP são consequência.

Para isso, a regra de ouro da linkagem no Topic Cluster é:

  • Todos os clusters devem ter links para o conteúdo pilar;
  • O conteúdo pilar deve ter links para os clusters.

Além disto, a ancoragem deve fazer sentido. Ou seja, se o pilar é sobre Marketing Digital, a linkagem dele nos clusters deve ser neste termo.

Como organizar os Topic Cluster?

Antes de iniciar, é preciso saber como dar vida ao Topic Cluster.

No meio de tantos temas e links, pode ser que você se perca no caminho. E isto não é bom.

O melhor caminho para começar é pensar em mapas mentais. Fluxogramas que permitem visualizar como será a estratégia de Topic Cluster. Assim, fica mais simples saber o que deve ser linkado a o quê.


O SEO se transforma o tempo inteiro. Assim como o Marketing de Conteúdo e a forma que interagimos com a tecnologia. Somos atraídos intensivamente para o tipo de conteúdo que orbitamos.

No Comments

Post a Comment