Tipos de conteúdo para blog que são essenciais
Pensar em uma estratégia de Marketing de Conteúdo exige trabalho. Isto porque não basta apenas um site responsivo e um blog corporativo. A forma como o conteúdo será produzido também precisa ser estudada. Blog posts, infográficos, vídeos, enfim. Existem diversos tipos de conteúdo para blogs que devem ser pensados em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Fizemos uma seleção dos tipos de conteúdo essenciais para blogs. Dos mais simples aos mais complexos. Em todas as etapas da jornada do cliente.
Blogs posts
O principal conteúdo de um blog. Um dos tipos de conteúdo para blogs mais simples de ser produzido.
Em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, o blog post precisa ser educativo.
O que isto quer dizer?
Que, antes de mais nada, ele precisa sanar uma dúvida. Resolver um problema que o leitor possua. É esta solução que ele procura – e que o fará avançar na jornada do cliente.
Dentro de blog post, possuímos diversas subcategorias:
Evergreen
Um conteúdo evergreen, ou perene, é algo feito para durar.
A ideia é que este texto tire todas as dúvidas do leitor acerca do assunto. E que seja um texto atemporal.
Geralmente, são textos longos, acima de 2500 palavras. Este número pode variar bastante, a depender do assunto. Porém, a regra continua a mesma: o mais completo possível.
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Posts educativos
São os blog posts mais voltados ao topo de funil.
Estes não são tão grandes quanto os conteúdos evergreen. Podem ser sobre alguma atualização ou uma dica rápida.
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Tutoriais ou passo a passo
Um dos tipos de conteúdo para blogs que mais gera tráfego e interação.
Faça conteúdos que ensinem as pessoas a resolver problemas. Ou que as tire dúvidas sobre algum assunto relacionado a um processo.
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Notícias
Aproveite a projeção que seu negócio venha a tomar na mídia.
As notícias são um dos melhores cases de sucesso. Podem não mostrar, detalhadamente, o trabalho da empresa. Porém, demonstram que ela contém know how.
Review
Uma ferramenta digital pode gerar dúvidas quanto a usabilidade. E não é impossível que seus leitores tenham problemas com alguma delas.
Os reviews estão na classe dos blog posts educativos. Seu foco, em geral, são o topo e o meio do funil.
Mostre opções ou funcionalidades de ferramentas que usa nos processos diários. E regule o tom de voz, durante a escrita. A menos que exista um sério motivo, não faça propaganda no conteúdo. Principalmente enganosa.
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Listas
Existem uma infinidade de temas que podem ser listados. E listas, hoje, são um dos tipos de conteúdo para blogs mais populares.
Fale sobre temas que podem interessar. A lista deve oferecer opções, dicas e servir de base para respostas futuras do leitor.
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Estudo de caso
Quem atua em algum nicho de mercado, sabe das peculiaridades que existem nele.
Pense em fazer avaliações do mercado em que trabalha. Mostre ensinamentos, casos de sucesso, entre outros assuntos do tipo.
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Vídeos
Os vídeos são um dos tipos de conteúdo para blogs mais democrática da atualidade.
Com eles, independente do grau de instrução, é possível se transmitir uma mensagem. A popularização do audiovisual com a internet potencializaram o uso dos vídeos no Marketing Digital.
Webnars
Os webnários se tornaram bastante populares nos últimos anos. Isto porque permite que várias pessoas acompanhem a um conteúdo simultaneamente. Sem sair de casa.
A duração dos vídeos pode variar a partir do assunto e do público. O importante é que a proposta do webnar esteja alinhada a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Além disto, mesmo que seja online, após o webnar o conteúdo continua disponível.
White papers
De todos estes tipos de conteúdo para blogs, os white papers são os mais complexos.
São, geralmente, em formas de documentos. Eles trazem dados, resultados, conceitos, aplicações e soluções sobre um determinado assunto.
Justamente por esta característica, são mais utilizados no fundo de funil.
E-books
O formato de material rico mais famoso da internet.
Os e-books são populares por diversos motivos. Leves, fáceis de serem baixados e permitem que um conteúdo complexo possa ser desenvolvido com maior cuidado do que em um blog post.
Geralmente, os e-books são guias completos ou parciais sobre determinados temas. Aquele tipo de conteúdo que seria grande demais para um vídeo, mas não para uma série, por exemplo.
Em média, o tamanho de um e-book é o dobro de um blog post. Porém, um fator extremamente importante neste formato é o design.
É ele quem dará fluidez a leitura e tornará seu material popular.
Infográficos
Esqueça o formato chato e sonolento dos gráficos convencionais.
O Marketing de Conteúdo adotou esse formato do jornalismo. Uma forma visual de representar grandes blocos de informações.
Em geral, os infográficos são mais atrativos visualmente. Além disto, possuem uma disposição de informações fluida.
Tudo em um infográfico deve ser pensado com cuidado. Cores, tipografia, iconografia e, é claro, o tema.
Curadoria
Este é um dos tipos de conteúdo para blogs mais modernos. E difíceis de fazer.
Curadoria, nada mais seria, do que indicar outros materiais. Um blog post ou vídeo em que o tema principal fossem outros materiais.
Aqui, é importante chamar atenção para algo: não é copiar conteúdo. O Google penaliza bastante quem não produz conteúdo original.
A vantagem da curadoria é receber tráfego referral de outros sites. O que impulsiona o crescimento dos dois, nos buscadores.
Cases de sucesso
Mostrar o quanto sua empresa contribuiu para o sucesso de um cliente é uma ótima forma de “vender o peixe”.
Os cases de sucesso podem ser apresentados de diversas maneiras. Entrevistas em vídeo, infográficos, portfólios no Behance, etc.
O importante, mesmo, é ser verdadeiro. Contar como conseguiu os resultados naquele intervalo de tempo. Sem criar informações que não existem somente para impressionar. Afinal, um case de sucesso mal feito é pior do que nenhum.
Case de sucesso: G-light
Case de sucesso: Mestre Comunicação
Case de sucesso: Atual Imobiliária
E então, gostou de nossas dicas sobre tipos de conteúdo para blogs? O Marketing de Conteúdo não para de crescer. Quer saber como ele pode ajudar sua empresa? Entre em contato conosco!