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As redes caíram, o que fazer para manter meu negócio?!

As redes caíram, o que fazer para manter meu negócio?!

Com a recente pandemia, os negócios passaram a ocupar endereços eletrônicos cada vez mais. Com isso, haja perfil e haja estabilidade nas redes. Mas, será que as redes estão prontas para serem as únicas plataformas para as suas vendas? É isso que vamos discutir agora!

No desejo de ficar mais próximos de seu público alvo, principalmente a partir de 2020, muitos empreendedores não pensaram duas vezes e já colocaram em redes como Instagram, Facebook e WhatsApp a sua lista de produtos a vender e, assim, começaram a fazer negócio pelas redes sociais.

Mas como é possível manter bem os negócios quando as instabilidades estão cada vez mais frequentes e, quando no dia 4 de outubro, redes como Facebook, Instagram e WhatsApp caíram e levaram horas para se restabilizarem? Quais opções o empreendedor tem à sua disposição? E quais ferramentas usar para manter as coisas sempre on-line? Vem com a gente!

Por que é importante estar presente em todas as redes?

É sempre o mesmo roteiro: ao cair redes como WhatsApp e Instagram, correm todos para redes como Twitter para averiguar se houve uma queda coletiva, ou foi apenas um problema da sua rede de internet.

Nesses momentos, quem não tem uma rede secundária para utilizar, acaba ficando “por fora” de tudo, sem entender bem o que está acontecendo.

E aí, é um tal de “corre para baixar o Telegram”, ou “cria uma conta aí no Twitter”, e assim, se percebe que, sair da centralização das redes do Mark Zuckerberg é mais que uma possibilidade: é uma necessidade para a manutenção dos negócios.

Diante de uma queda desse nível, estar presente em outras plataformas que permitam o diálogo e a continuidade das vendas é superimportante. Se o seu cliente não consegue te localizar no WhatsApp, ele sabe que tem o Telegram para se comunicar com você.

Isso dá mais confiança e faz com que você seja lembrado não apenas nos momentos de crise. Se você deixa claro que está presente em todas as plataformas, o seu cliente sabe que não ficará sem um meio de entrar em contato com você.

Então, nada de achar que o “insta” e o “zap” são os bambambãs, ou os “reis da cocada”. Há muitos horizontes para desbravar, e eles precisam ser desbravados.

Ter um negócio lucrativo é possível usando só as redes sociais?

Como você pôde ver no tópico acima, não é nada lucrativo se manter em um único lugar. Além de extremamente limitante, a centralização das redes faz com que o seu cliente se sinta desamparado quando ocorrerem situações como as quedas de servidor das redes sociais mais comuns.

Assim, para ter um negócio lucrativo, é necessário que o empreendedor se coloque sempre à frente; buscando novas possibilidades e marcando presença nas mais diversas possibilidades oferecidas pela internet.

Do Twitter, ao Instagram; do WhatsApp, ao Telegram, é necessário que você esteja sempre a postos.

Um outro ponto relevante a se destacar é que, fazer negócios pelas redes, além de trazer consigo os riscos relacionados às quedas de servidores, traz também os riscos relacionados à insegurança sua e do seu cliente.

Usufruir de uma plataforma própria pode ser a melhor opção nesses casos. Assim, além de estar 100% “on”, como dizem por aí, você está, também, garantindo mais confiabilidade no momento de realizar as transações de compra e venda.

O que é preciso fazer para deixar a minha loja em evidência sem depender exclusivamente das redes sociais?

Aqui a gente entra em um ponto importantíssimo: não é que as redes sociais sejam sempre um risco, ou que tenham pouca relevância; mas que elas oferecem menos estabilidade do que as plataformas de e-commerce, isso elas oferecem.

Como já falamos aqui em outro post, dispor de uma plataforma só sua pode contribuir e muito para que você fique em evidência e tenha mais destaque nas redes, uma vez que agrega mais confiabilidade.

Entretanto, um site por si só não faz muita coisa. É como diz aquele velho ditado: a união faz a força. E nesse caso, a união é importantíssima para dar relevância e engajamento.

Pensa só: você tem o seu site, mas como você vai divulgar os seus produtos? De que maneira irá captar clientes? Para conseguir ser relevante, é necessário que você esteja presente e, no mundo das redes sociais, a presença é marcada através dos perfis.

O segredo do sucesso, nessa situação é saber utilizar as redes, essas plataformas gratuitas que estão à disposição de todos, a favor do seu negócio; gerando engajamento, reconhecimento e marcando presença.

Tudo isso irá direcionar os seus clientes para um único lugar: o seu e-commerce. E, caso as redes resolvam dar aquela descansada marota, os seus clientes poderão ainda adquirir seus serviços e produtos pois eles estarão disponíveis.

Conclusão

Com tantas possibilidades, saber como utilizá-las tem sido cada vez mais o diferencial de cada empreendedor.

Para fazer com que um empreendimento alcance cada vez mais sucesso, é necessário que o cordão umbilical com as redes sociais seja cortado, dando lugar a uma relação equilibrada em que as coisas possam acontecer dentro e fora das redes.

E para isso funcionar, é preciso que o empreendedor encontre ajuda profissional, que entenda bem das suas necessidades.

Então, viu que tá na hora de dar esse passo rumo à independência das redes? Chama a gente. Teremos o maior prazer em ajudar você!


Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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