Como se preparar para as vendas de fim de ano?
As festas de final de ano estão chegando, e, com elas, o aumento das vendas. Mas, você sabe como deve se preparar para as vendas de fim de ano? Vamos te contar!
Depois quase dois anos de muitas restrições, algumas recomendações podem ser relaxadas e, com isso, o reencontro entre as famílias pode voltar a acontecer. Para marcar esse reencontro, haja presentes, não é?!
Nesse sentido, as vendas tendem a subir muito, principalmente em e-commerce pela comodidade e praticidade.
Veja agora como preparar o seu e-commerce para as compras que virão.
Feriados e eventos de venda
Com a chegada do final do ano, os eventos de venda começam a acontecer com mais frequência. Sejam liquidações, seja a Black Friday, tudo para “limpar” o estoque e garantir peças novas para as vendas de Natal.
A previsão para 2021 é de que haja um lucro estimado de R$68,4 bilhões para as lojas de varejo, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Esse número é reflexo do aumento da cobertura vacinal, e o consequente relaxamento das restrições devido à pandemia da COVID-19.
Isso indica que o comércio que estiver preparado conseguirá garantir bons frutos nesse final de ano.
Para chegar lá, atraia clientes!
Não é porque a estimativa é boa que você deve se acomodar e ficar esperando que o cliente chegue até você. Quem não é visto, não é lembrado e, para isso, o primeiro passo é você marcar presença.
Um dos melhores meios hoje em dia para se fazer presente é através das redes sociais. Crie uma estratégia de marketing para a sua marca, e se posicione, impulsionando postagens, para chegar até as pessoas que possam se interessar por seus produtos.
Outra estratégia muito utilizada é o E-mail Marketing, que te ajuda a ficar ainda mais próximo desse cliente. Através dele é possível estabelecer uma comunicação direta com os clientes que você já possui os dados, e, assim, atraí-lo para o que você disponibilizará no mês de dezembro (como promoções, brindes, etc).
Depois de marcar presença, e se mostrar para seu provável cliente, é hora de fazer alguns ajustes no seu e-commerce para se alinhar às festividades.
Comece entrando no clima do Natal. Utilize banners temáticos, fotografe seus produtos em cenários temáticos, sempre buscando associar o conteúdo à data que se aproxima. Isso garante uma certa urgência, e deixa o visitante no clima natalino.
Outro ponto a se destacar é a criação de promoções de fim de ano. Busque aumentar o valor de compras do seu cliente, oferecendo brindes a cada X valor, ou descontos, frete grátis…
Lembre-se de pensar a estratégia com cuidado para que nada fuja do seu controle.
Como preparar a sua loja para esse momento
Agora que já sabemos como atrair os clientes, é hora de entrar para a parte mais prática: a preparação e fato da sua loja.
E, para isso, vamos para alguns pontos importantes.
Precifique seus produtos
Como falamos acima, a criação de promoções nesta época é muito importante para gerar mais vendas e lucros para seu e-commerce. Mas, tudo isso pode sair pela culatra se não houver uma preparação e um planejamento cuidadoso. Analise bem os produtos que entrarão em oferta. Nada de oferecer descontos ou vantagens que serão, futuramente, dores de cabeça para você.
O importante não é quem oferece a melhor vantagem, ou o menor preço, mas quem consegue entregar o que prometeu.
Vale a máxima: nada de colocar os pés pelas mãos, e acabar se enrolando na tentativa de acertar.
Organização do estoque
Como dissemos acima, a Black Friday e as liquidações são excelentes oportunidades de “limpar” o estoque e fazer a renovação para as novidades do fim do ano.
Assim, é a hora de tirar a poeira de produtos com baixa rotatividade, e criar estratégias para que eles possam ser vendidos. Uma boa opção é criar combos, em que este produto venha como um “bônus” por um preço X, oferecendo vantagens para seu cliente.
Essa “limpa” no estoque é importante para que você consiga oferecer a melhor logística no fim do ano, e garanta que os produtos serão entregues com presteza e rapidez.
Assim, é importante que se defina o fluxo de envio também, para garantir a agilidade no processo de entregas.
Crie cupons de desconto
Quem não fica animado para uma compra quando vê a possibilidade de utilizar um cupom de desconto? Ainda mais se este for enviado de uma maneira que faça o consumidor se sentir importante, recebendo-o através do E-mail Marketing, por exemplo.
A questão dos cupons, como das promoções, exige um planejamento cuidadoso para que não se torne um problema para a sua empresa.
Isso requer um tempo de análise sobre a melhor estratégia: oferecer X% de desconto? Um desconto de valor fixo? Frete grátis? Qual a melhor opção? Esse ponto é importante que fique bem alinhado para que não haja insatisfação do cliente e nem prejuízos para você.
Um ponto a se destacar é que, independentemente da estratégia adotada, você deverá criar regras para o uso daquele voucher/cupom. Assim, especifique o período de validade, quantidade de vezes que poderá ser usado, se haverá limitação de uso por CPF, se valerá apenas para primeira compra, etc.
Cubra todas as possíveis dúvidas que seu cliente possa porventura ter, garantindo que os seus canais de atendimento não ficarão lotados por conta disso.
O importante é não deixar brechas e garantir a efetividade da campanha.
Conclusão
Preparar a sua loja para receber as compras de fim de ano não deve ser uma dor de cabeça. Nesse momento, toda a ajuda é bem-vinda, e todo o cuidado deve ser tomado para que você consiga uma boa margem de lucros e ainda ofereça vantagens reais para seus clientes.
Uma campanha de vendas de fim de ano bem orquestrada pode garantir a fidelização do cliente e, consequentemente, mais vendas para você.
Com as nossas dicas, é possível garantir bons resultados imediatos e, também, resultados a longo prazo.
Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.