O que você precisa saber sobre Brand awareness
Se você nunca ouviu falar ou sabe pouca coisa sobre brand awareness, esse é o conteúdo certo para você! Aqui você vai aprender como através desse conceito diversas marcas se tornaram referências em seus respectivos nichos. Vamos lá?
Já percebeu o quanto é comum associarmos algumas marcas ao próprio produto fazendo com que eles sejam basicamente sinônimos? Por exemplo, geralmente chamamos as sandálias de havaianas ou as lâminas de barbear de Gillette. Esse fenômeno acontece devido ao forte Brand awareness da marca.
Foi pensando nisso que separamos esse conteúdo para que você possa criar mais que uma marca, um conceito cheia de força de mercado.
O que é Brand awareness?
É um parâmetro que estima o quanto uma empresa é reconhecida pelo público, trazendo para a tradução livre brand awareness significa consciência de marca.
Seu objetivo é compreender qual a força de mercada de um negócio, e através disso entender se a gestão de marca tem sido efetiva. Empresas com um ótimo brand awareness muitas vezes se tornam sinônimos dos produtos que comercializam, como os exemplos citados acima, havaianas e gillette.
Quais são os níveis do Brand awareness?
Ganhar notoriedade não é um processo rápido e simples, é preciso de muita dedicação, estratégia e paciência para chegar em um nível grande de reconhecimento, e é por isso que o Brand awareness se divide em quatro principais degraus:
- Unaware of brand (desconhecimento de marca): geralmente negócios recentes que ainda não são conhecidos pelos seus potenciais clientes.
- Brand recognition (reconhecimento de merca): a empresa já consegue ser identificada pelos clientes, por exemplo, através do logotipo em redes sociais.
- Brand recall (recordação da marca): ao pensar em determinado nicho sua marca é lembrada junto aos concorrentes.
- Top of mind (topo da mente): o nível mais desejado, pois é aquele que os clientes associam o segmento imediatamente a marca, sem precisar de nenhum gatilho.
Quais as principais vantagens do Brand awareness?
Além da grande vantagem quando se atinge o Top of mind, o brand awareness pode gerar outros benefícios, como:
- Virar referencia
- Expandir o alcance da marca
- Aumentar a taxa de conversão
- Impulsionar os canais de venda
Ao melhorar o seu brand awareness a capacidade competitiva aumenta consideravelmente, pois é muito mais fácil um consumidor optar pela marca que já conhece, e que portanto gera mais segurança, do que naquelas mais desconhecidas.
Com isso, nessa disputa as empresas com um brand awareness mais desenvolvido tendem a estar sempre um passo à frente da concorrência, por mais que a mesma ofereça produtos e serviços economicamente mais viáveis.
Como melhorar o meu brand awareness?
Agora que você entende o que é e qual a importância e benefícios do brand awareness, vamos te dar 7 dicas para difundir a sua marca e criar um relacionamento com seu cliente.
- Memória Afetiva
Antes de qualquer coisa sua marca deve ter um conceito, valores bem definidos que estejam condizentes com a imagem da empresa e que gerem um sentimento de empatia e conexão com seu público, sem isso as chances de atingir o nível Top of mind são mínimas.
Um exemplo são as marcas que estão preocupadas não somente em fazer vendas, mas também com o impacto ambiental, e por isso utilizam produtos de base vegana ou não fazem testes em animais.
- Identidade Visual
A identidade visual diz muito sobre uma marca, e muitas vezes é através dela que a empresa é lembrada. As cores, tipografia e logotipos devem ser bem trabalhados e definidos para que virem uma lembrança.
Um exemplo é a própria Apple, quando pensamos nela automaticamente a maçã mordida vem a nossa cabeça, certo? Assim como quando pensamos no Mc Donalds e as cores vermelho e amarelo vem a mente.
A psicologia das cores deve estar sempre alinhada ao tipo de segmento, assim como uma boa identidade visual deve ter adaptabilidade para ser inserida nas mais diversas superfícies.
- Programa de indicação
Sem dúvidas o boca a boca é um dos melhores marketings que se pode ter, pois se trata de experiências reais. Por isso, incentive os seus clientes a fazer isso oferecendo benefícios para os mesmos.
Você pode gerar um cupom de desconto para os seus melhores clientes e assim cada novo cliente que ele trouxer e que utilizar esse cupom, irá converter para os seus melhores clientes descontos ou créditos de compra, por exemplo.
- Eventos
Estar presente em eventos, seja online ou presencial, é importante para dar visibilidade a sua marca e fazer novos contatos, mas procure apenas aqueles que estejam relacionados com o seu segmento.
Um exemplo é a Hotmart que está presente na maioria dos eventos relacionados à e-commerces e marketing digital. Em muitos deles oferecem brindes para captar leads e informações sobre o usuário.
- Parcerias
É aquele velho ditado: “sozinho podemos chegar mais rápido, mas juntos podemos chegar mais longe”, e sem dúvida as parcerias podem trazer ótimos resultados.
Podem ser aquelas com empresas que oferecem produtos e serviços complementares aos seus (como roupas e acessórios) ou parcerias com influenciadores digitais (desde os maiores aos menores) que tenham uma audiência voltada para o seu nicho.
- Marketing de Conteúdo
Sem dúvida é um dos melhores caminhos para ativar o gatilho da reciprocidade com seus clientes. Através da produção de conteúdo você pode captar leads, chamar a atenção do seu potencial cliente e criar uma relação com o mesmo. Entre seus principais formatos estão: blogs, newsletter, e-books, e-mail marketing e posts em redes sociais.
Não esqueça que esse tipo de estratégia se caracteriza por não oferecer o produto diretamente, e sim falar de assuntos que tenham a ver com ele e que possam despertar a necessidade de compra.
- Prova Social
É um dos gatilhos mais eficientes quando se trata de conversão, é muito mais fácil comprar quando alguém já teve uma experiência positiva, pois nos traz uma sensação de confiança e segurança.
Esse gatilho está diretamente ligado com a satisfação do seu público, por isso, procure estimular seus clientes a fazerem reviews e depoimentos para encorajar a compra de outras pessoas ou apenas para propagar sua marca, de pouquinho em pouquinho o brand do seu negócio irá se firmar.
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