Novo Feed do Facebook: Se não oferecer conteúdo interativo sua empresa ficará de fora!
As mudanças no Facebook, mais precisamente em seu algoritmo, mostram um outro cenário. Literalmente, chegou a vez de apostar em conteúdo relevante. O Inbound Marketing nunca foi tão relevante na plataforma.
Foi anunciado no dia 11 de janeiro de 2018 uma série de mudanças no Facebook. A começar pela organização do feed principal da rede social. O que poderá afetar a performance de empresas.
Segundo Adam Mosseri, responsável pelas mudanças no Facebook, as transformações para 2018 são:
- Páginas empresariais perderão seu alcance;
- O tráfego por referência de páginas de empresas diminuirá;
- O tempo de visualização de vídeos postados em páginas comerciais diminuirá.
O que é algoritmo em uma rede social?
O algoritmo é o regimento que mede a relevância dos posts e dita o que deve aparecer primeiro na timeline dos usuários. Seja em buscas pessoais, feeds de exploração, ou na página inicial.
Por que as últimas mudanças no Facebook foram tão polêmicas?
O anúncio feito pelo Facebook indica que, em 2018, as páginas empresariais, que antes eram prioridade na linha do tempo dos usuários, irão perder alcance. Isto porque a rede social está dando lugar a postagens de perfis humanos (pessoais).
Acontece que as pessoas têm se mostrado insatisfeitas com a quantidade de informações comerciais que recebem constantemente. Quanto mais páginas de vendas aparecem no seu perfil, menos você pode visualizar as postagens de amigos e familiares. O que causa uma frustração geral do público.
Em 2018 o público voltará a receber prioritariamente as atualizações de seus amigos no Facebook.
Essa mudança é boa ou ruim?
Por um lado, muitas empresas se frustraram com o anúncio. A perda de alcance parece afetá-las diretamente.
Por outro lado, a solução existe e não é tão difícil quanto parece.
Além de priorizar publicações humanas, o algoritmo do Facebook também prioriza posts individuais que proporcionem interação entre usuários, que consequentemente sejam relevantes para cada vez mais pessoas.
Para as empresas que utilizarem boas estratégias, essa mudança não poderá ser tão prejudicial.
Como o conteúdo postado pode ajudar empresas a ter mais alcance?
É preciso olhar as mudanças no Facebook por uma nova ótica. O novo algoritmo prioriza as relações pessoais. Quanto mais interação um post proporcionar, maior senso de importância ele provavelmente terá. E o algoritmo também se preocupa com isso na hora de escolher o posicionamento das postagens.
Por exemplo: as noticias de nascimento de bebês ou noivado de pessoas tem prioridade na linha do tempo. Pois, são noticias que sempre apresentam interatividade de diversos usuários.
Aí está a importância de oferecer conteúdos relevantes. Não só no blog ou site da sua empresa, mas também na rede social. Um dos motivos na decisão dos responsáveis pelo Facebook veio da percepção de que as pessoas passavam direto e não paravam para visualizar ou interagir em posts que ofereciam diretamente algum produto.
Isso prova que ao invés de agregar clientes, oferecer um produto logo de cara, é uma ação invasiva que quase sempre não funciona e por isso a ideologia aplicada no Marketing de Conteúdo é diferente da publicidade convencional.
Priorizar relacionamentos é mais eficaz que forçar uma venda!
No Marketing, o gerenciamento de Redes Sociais de empresas é embasado na utilidade que cada post tem para o público. O conteúdo precisa ser curioso e interativo para que um usuário pare para visualizar e essa é a melhor forma de criar relacionamento com possíveis clientes e prepará-los para a compra no momento certo.
Quando um cliente vê um post que vende um produto que ele não precisa no exato momento, ele provavelmente vai ignorar e mesmo que precise do produto no futuro, ele já não se lembrará de tê-lo visto em determinada empresa.
Quando um cliente acompanha posts curiosos no seu dia a dia, tira dúvidas frequentes, interage em postagens de uma empresa, etc. ele poderá não realizar uma compra instantaneamente, mas no momento que ele precisar, não terá dúvidas sobre onde deve buscar primeiro.
Esteja preparado para interagir em 2018!
Não há necessariamente incoerência na mudança de algoritmo do Facebook, visto que a Rede Social é um “terreno alugado”. Podemos utilizar e personalizar da melhor forma, mas precisamos nos adequar as decisões finais.
Para 2018 teremos mais qualidade e menos volume, um ponto importante também para manter clientes mais satisfeitos com seu acesso e com a interação com empresas. A intenção é estimular pessoas e empresas a oferecerem mais conteúdos criativos e relevantes, e qualificar o grande volume de informações compartilhadas.
Se você quer se manter visível para seus cliente independente das mudanças e atualizações do Facebook, basta falar com a gente na página de contatos e te explicaremos o que fazer!