Mitos e Verdades sobre E-commerce
Por ser uma nova realidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo atual, diversas conclusões precipitadas podem ser tiradas, hoje separamos algumas delas para desmistificar.
É natural que ao entrar no empreendedorismo digital muitas pessoas fiquem frustradas ou tenham suas expectativas não atendidas por imaginarem algo totalmente diferente do que de fato é.
Muitos cases de sucesso em pouco tempo pode acabar trazendo uma falsa ilusão de que ter sucesso com um e-commerce é fácil, mas a realidade é que é necessário muito trabalho e dedicação para alcançar um bom resultado.
Separamos hoje alguns mitos e verdades sobre o mundo do empreendedorismo digital para ajudar você que deseja iniciar essa jornada ou conhecer um pouco mais sobre.
Assim como nas lojas físicas as lojas virtuais precisam de tráfego de pessoas.
Verdade. Não basta só criar um site e achar que as pessoas vão te encontrar facilmente. Para seu e-commerce funcionar é preciso de tráfego (visita) de pessoas de forma online. Essa é uma das missões mais difíceis porque na internet você precisa ir até seu cliente, diferente das lojas físicas que seus clientes vão até você.
A lição aqui é que você precisa estar onde seu cliente está (digitalmente).
O segredo está em investir nas melhores ferramentas.
Mito. Pagar pelas ferramentas mais caras não é sinônimo de maiores retornos, o essencial, principalmente na fase inicial, é buscar o melhor custo-benefício, procure ferramentas que sejam mais simples de manipular e que atendam às suas necessidades.
Foque no seu propósito, a medida que você vai obtendo resultados, você pode migrar para opções melhores.
É melhor economizar utilizando as ferramentas gratuitas.
Mito. No começa é normal utilizar algumas versões free, mas a necessidade de mais ferramentas e melhorias acaba surgindo. Isso porque as ferramentas pagas podem te fornecer informações e funções que vão impactar positivamente nos seus resultados, e isso significa também uma melhor qualidade do serviço prestado ao seu cliente.
O investimento é mais baixo para começar no e-commerce do que uma loja física.
Verdade. Essa é uma verdade inegável, apesar de muitos desafios enfrentados para obter sucesso, a barreira de entrada nas lojas virtuais são muitos menores, pois você não precisa arcar de cara com tantos custos fixos e pode começar com muito pouco. Mas, não se engane, aqui um dos seus maiores gastos serão com ações de marketing e divulgação.
O trabalho é menor.
Mito. Quem afirma isso com certeza não é um empreendedor digital, pois são muitos os desafios enfrentados por aqui, lembre-se que na internet a concorrência não está só nas lojas da cidade (como na maioria dos comércios físicos), a concorrência é com as lojas online do Brasil inteiro. O lado positivo é a flexibilidade, ou seja, você pode trabalhar em qualquer lugar com acesso a internet.
O frete tem pouca importância.
Mito. De nada adianta oferecer um produto com preço acessível quando o frete custa o dobro dele. Esse é um dos grandes desafios dos negócios digitais e um dos grandes motivos de desistências na hora da compra. É necessário traçar estratégias, parcerias e uma logística eficiente para driblar esse desafio.
É preciso sempre ter produtos no estoque.
Mito. Essa afirmação divide muitos opiniões pois alguns especialistas afirmam que trabalhar com estoque de terceiros não é algo para iniciantes. Porém, também há aqueles que digam que trabalhar com modalidades de Drop Shipping e Cross Docking podem ser ótimas soluções quando se tem bons parceiros.
Na modalidade Drop Shipping seus produtos ficam no estoque dos seus fornecedores e a entrega é feita por eles. Já no Cross Docking o fornecedor envia os produtos solicitados e após o recebimento a distribuição é feita diretamente para o cliente final, gerando economia em custos com logística.
É necessário tomar muito cuidado com esse tipo de estratégia para não haver brechas que possam gerar a insatisfação do seu cliente.
Melhor mesmo é economizar fazendo tudo sozinho
Mito. Para aqueles que querem crescer no seu negócio online uma hora ou outra será necessário um investimento, seja em ferramentas de maior qualidade, especialistas ou até em empresas terceirizadas. Uma hora fica difícil dar conta de tudo sozinho e você pode acabar pecando em alguma área, pois é praticamente impossível dar atenção e ter tempo para todas.
Nesse tópico cabe aquele clichê “sozinho você pode ir mais rápido, mas acompanhado você pode ir mais longe”.
Não preciso de CNPJ para vender.
Mito. Esse é um mito, mas na verdade acontece bastante, o que é um erro pois a lei prevê que para toda e qualquer transação é necessário de um CNPJ ativo. É sempre bom estar organizado nesse quesito, e uma possibilidade para aqueles que estão começando é criar um MEI (microempreendedor individual), que oferece taxas mais baixas e dá a possibilidade de emissão de nota fiscal.
E-commerces estão suscetível ao risco de “charge back”.
Verdade. Infelizmente há aqueles que agem de má fé, onde um pagamento previamente aprovado, é cancelado posteriormente por fraude, e neste caso, todo o prejuízo é do lojista.
Espero que esse post tenha te ajudado a identificar algumas conclusões precipitadas sobre empreendedorismo digital. Conta pra gente o que você já sabia ou não.
______________________________________________________________________________________
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.