Marketing Médico: o Marketing Digital e as redes sociais
Já é perceptível como o marketing médico cresceu dentre os mais diversos ambientes. As redes sociais são compostas por milhares de pessoas que estão a procura de informações, e é por isso que se tornar referência nas redes sociais pode ser uma jogada de mestre.
Conseguir fidelizar clientes e consolidar o seu nome como profissional se tornou muito mais fácil com o advento das redes sociais. Ter a oportunidade de alcançar grandes números, e ainda explanar todo o seu potencial por meio das redes, é a saída que muitos profissionais da área estão tendo para lotar as suas agendas.
Para te ajudar nisso, trouxemos em mais esse artigo sobre Marketing Médico, dicas práticas sobre as redes sociais para médicos. Se quiser saber mais, é só continuar lendo.
Porque se inserir nas redes sociais
Se você ainda não está convencido de entrar nesse mundo de engajamento, métricas e análises numéricas, vamos te mostrar o motivo para você começar a utilizar as redes sociais a seu favor.
O Brasil é o país com mais pessoas usando redes sociais por uma grande quantidade de tempo. Cerca de 58% dessas pessoas que utilizam as redes sociais, usam as mesmas como meio para pesquisar informações sobre a sua saúde. Segundo a pesquisa da PewResearch a média mundial de usuários procurando informações sobre a saúde é de 46%, esse é um número absurdamente alto quando contamos com a quantidade de 3,6 bilhões de usuários de internet.
Os números não mentem, a era digital está aí, e quem não se inserir de forma correta ficará para trás. Se você não quer ficar para trás vamos agora entender como e porquê fazer uma estratégia de Marketing digital para as suas redes sociais.
Montando a estratégia
Se inserir nas redes sociais não é uma tarefa muito difícil. Hoje existem diversas redes sociais com múltiplas ferramentas que buscam facilitar a sua vida e alavancar os seus números. Por isso, é importante entender o que você procura e com que público você quer dialogar.
Linkedin, instagram, facebook, twitter, youtube, são os espaços mais famosos para propagar o seu nome. Cada rede social apresenta um público alvo mais fácil de encontrar, e um conteúdo diferenciado para ser utilizado. Porém, isso não significa que necessariamente você precisa estar inserido em todas. As múltiplas facetas dessas redes te darão um leque de possibilidades de alcance.
Para montar a sua estratégia você vai precisar seguir alguns passos básicos. Primeiro, definir qual a sua audiência, entender qual o seu papel na rede, e sobre o que você vai falar. É preciso entender o que vai falar para saber para quem vai falar.
Segundo, é preciso entender o seu público. Aprender como ele se comporta na internet, e como ele busca consumir as suas informações. Assim, você poderá dialogar diretamente com ele.
Depois, é preciso entender e definir qual o seu objetivo. O que você quer passar com a sua rede, e onde você quer chegar.
Selecionando suas postagens
As pessoas muitas vezes passam pelo feed do Instagram sem ler as legendas das imagens, por isso, quanto mais chamativa for sua foto, mais fácil vai ser atrair a atenção desejada.
Você pode postar curiosidades sobre doenças, os efeitos de alguns tratamentos, indicar alimentos e atividades físicas e novidades sobre a sua especialidade. O foco aqui é sempre escolher conteúdos de qualidade que agregam conhecimento ao seu seguidor. E, é claro, dentro dos limites impostos pela ética.
Vale a pena?
Mas, será mesmo que investir tanto em um Marketing médico vale a pena? Estamos em plena era digital, vivendo o ápice da socialização midiática, ficar fora dessa, independentemente de qual a sua vertente mercadológica não parece ser uma boa opção.
Com uma rede social coesa, você atrai uma audiência nova, fortalece o seu relacionamento com os pacientes, têm a oportunidade de receber feedbacks sobre o funcionamento da sua clínica, ou até mesmo sobre o seu atendimento, e ainda tem a oportunidade de fazer uma rede de troca de informações com outros profissionais da área. Os benefícios são diversos para quem consegue administrar, e escolher bem os administradores da rede.
Preparamos um material especial para você!
Não ser encontrado no Google pode ser um sintoma grave de falta de um bom posicionamento. Se o seu paciente não encontra o seu serviço no Google, ele irá migrar facilmente para outro profissional ou até mesmo desistir do procedimento. Ter um site de qualidade para você e para a sua clínica é importantíssimo. As pessoas pesquisam na internet antes de adquirirem um serviço. Hoje, um site responsivo se torna um divisor de águas quando o assunto é marketing digital.
Por este motivo, disponibilizamos um e-book recheado de dicas pra você ser um profissional de relevância no mercado, basta clicar aqui e aproveitar.
Cuidar da sua imagem nas redes sociais não é nada fácil, mas com a ajuda certa pode ser. Se ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de acompanhar todos os nossos textos sobre Marketing Médico, e baixar o nosso e-book especial.