Indústria: entenda a importância de utilizar o marketing digital
Você montou uma indústria, tem um produto de qualidade e clientes em potencial, mas quer expandir seu mercado, separa parte da verba para a publicidade e em outdoors, banners, cartazes e em spots nas rádios locais. O investimento é alto, mas o retorno não foi o esperado e então vem o pensamento “será que realmente vale a pena tudo isto?”. Talvez você tenha que conhecer outras formas de divulgar sua empresa, e o marketing digital é uma delas.
O que torna a divulgação nas mídias sociais tão interessante e popular não é somente seu alcance. Engajamento, relacionamento com o público-alvo, praticidade e rentabilidade também são aspectos que transformam esta modalidade uma das mais procuradas do mercado de marketing nas empresas.
Quem não é visto…
A internet deixou de ser um meio de entretenimento, apenas, e passou a ser o local onde as pessoas compram, encontram produtos e novas marcas e desenvolvem idéias de sucesso. A presença online é mais do que somente um adjetivo, uma exclusividade; se tornou essencial, se você quiser que seu produto ou serviço obtenha mais clientes. Uma indústria bem visualizada nas mídias digitais larga na frente da concorrência.
Diga-me como compras…
Através do bom uso da internet como ferramenta de marketing é possível acompanhar a forma como seus clientes e as pessoas que sua indústria visa atingir se comportam, como fazem suas escolhas, quais seus comportamentos nas redes sociais e se tomam suas decisões com base no preço ou na qualidade, por exemplo. Ferramentas de marketing digital, como Facebook Ads e Google Adwords já oferecem mecanismos para monitoramento destes dados.
Empresa grande é empresa bem vista
No mundo digital, reconhecimento traz muitos resultados. A utilização de um marketing de conteúdo bem planejado, atrelado a redes sociais com conteúdo interessante e produtos de qualidade tornam sua indústria em um negócio em potencial. Pense, por exemplo, no Google: os sites mais visitados são aqueles que surgem primeiro nos resultados. O marketing digital pode trazer isto para você.
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O tamanho da indústria não é documento
Se empresas consolidadas no mercado antes do advento da internet possuem bons resultados nas mídias sociais, e expandem ainda mais seus mercados, é porque elas dão importância para o que é discutido e surte efeito no meio digital. Marketing de conteúdo não é algo somente para multinacionais ou para o mercado varejista; uma indústria com um bom planejamento digital pode surpreender, independente do tamanho do quadro de funcionários.
Sei com quem estou falando
Segmentação de público é algo que o outbound marketing, a forma tradicional de publicidade, não oferece. Um spot em programas de rádio, por exemplo, pode ser ouvido por diversas pessoas e nenhuma fechar uma negociação com sua indústria. Trabalhar as mídias sociais não somente faz com que você saiba o comportamento do stakeholder como te dá a possibilidade de criar grupos de interesse para determinados assuntos.
Cliente da casa
Ter um público cativo demanda estratégia, paciência, e não se consegue com um estalar de dedos. Pensar em conteúdos interessantes, que façam o público das suas redes sociais e blog participarem das discussões e compartilharem o conteúdo é uma maneira inteligente de tornar fiel os curtidores de sua página no Facebook, por exemplo.
Dados, dados e mais dados
Você saberia dizer quantas pessoas que pegaram um panfleto de sua empresa no centro da cidade foram até você por conta dele? Ou quantas o jogaram no lixo? Mensuração de resultados não é tão fácil no marketing tradicional. As ferramentas de anúncios patrocinados, como Google Adwords e Facebook Ads oferecem o alcance da sua propaganda, e softwares de comportamento digital, como o Google Analytics, oferecem dados ainda mais precisos sobre a repercussão da sua marca no meio digital.
Fazer mais com menos
Ponha no papel quanto você teria de investir se fizesse uma ação de marketing tradicional, com publicidade na imprensa local, em vias expressas e em locais de interesse da sua indústria. O valor pode ser alto e desanimador, principalmente se seu orçamento de publicidade não for dos mais altos. Um bom uso das mídias sociais pode trazer resultados melhores e com um investimento bem mais baixo.
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Estatísticas sobre marketing digital:
- As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%) (Social Media Trends, 2017);
- Uma das ferramentas de Marketing preferida é a de Analytics (44,3%), sendo o Google Analytics o grande favorito (93,3%) (TechTrends);
- 53,5% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo sabem o número de visitantes mensais que recebem. Já 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia desconhecem o número de visitas (Content Trends 2017);
- 63% das empresas investem em mídias pagas nas Redes Sociais (Social Media Trends, 2017);
- 84,7% dos participantes apontam que o principal canal usado para encontrar conteúdos e informações é a busca orgânica do Google. Apenas 18,3% buscam informações em anúncios no Google (Content Trends 2017).
Conclusão
Se ainda estava em dúvidas quando a viabilidade de um investimento em marketing digital, a hora para mudar é agora. Trabalhar a marca e os produtos da sua empresa nas mídias sociais não é apenas uma tendência passageira, é uma realidade que pode fazer toda a diferença junto ao seu público – e nos números do seu negócio.