Como não errar no Marketing Digital para hotéis?
Quem trabalha com hotéis já está acostumado com as temporadas. Há momentos em que a procura é altíssima. Já outros… bem, com o tempo, o hoteleiro médio se acostuma com a baixa temporada. Porém, o desejo dos quartos lotados o ano inteiro ainda é presente. Como fazer, nestes casos? O segredo está no Marketing Digital para hotéis.
Neste artigo, falaremos do porquê de se pensar em Marketing Digital para hotéis. E daremos 10 dicas quentes de como executa-lo com precisão.
O que é preciso no Marketing Digital para hotéis?
O ramo da hotelaria se tornou extremamente dependente do Marketing Digital. Por motivos lógicos.
Hoje, é impossível pensar em qualquer negócio fora do meio digital. Ainda mais um em que a atração do público é essencial.
Neste sentido, o Marketing Digital para hotéis deve contar ainda mais com o essencial.
Qualidade
Aqui, temos não somente a qualidade do marketing, mas também do hotel.
É impossível sustentar, por muito tempo, uma propaganda enganosa. Ainda mais quando se tem um contato tão íntimo com o público.
O Marketing Digital para hotéis precisa reforçar os benefícios que o estabelecimento oferece. Mostrar ao público o porquê vale a pena se hospedar nele.
Quando alguém busca uma hospedagem, não pensa em, somente, uma dormida. Mas em um lugar em que possa estar naquele momento em que deseja criar boas histórias. O storytelling é perfeito neste sentido. E esta é uma das boas linhas de ação a se seguir.
Diferencial
Não há como pensar em Marketing Digital para hotéis “mais do mesmo”.
A necessidade do público com o hotel vai além das publicações comuns. Assim como os hotéis dependem muito mais da atração. Ou, como gostamos de dizer, do Inbound Marketing.
Neste sentido, mostrar o diferente é o ponto chave. Mostrar as cores, as áreas externas, as pessoas, as reações. Essas coisas criam relacionamento. E isto aparece muito na lotação dos quartos.
Disponibilidade
As redes sociais dão prioridade para páginas que possuem bom tempo de resposta. O Facebook é um exemplo disto.
O sistema de avaliações também possui lugar de destaque na visibilidade das páginas. Quanto menor o tempo de resposta, melhor.
Seja rápido e preciso nas respostas. As pessoas que possuem dúvidas com hospedagem costumam ser imediatas. E o Marketing Digital para hotéis precisa pensar nestas questões.
Dicas de Marketing Digital para hotéis
Separamos 10 pontos essenciais para acertar no Marketing Digital para hotéis. Vamos a eles?
Site e blog
É impossível pensar em presença digital sem um site.
Afinal de contas, é nele em que as conversões da jornada do cliente acontecerão. Um bom site institucional depende de vários aspectos:
- Alta velocidade de carregamento
- Ter um site responsivo
- Conter informações relevantes
- Mostrar os depoimentos das pessoas
- Design pensado na experiência do usuário
- Investimento em SEO
- Ter um blog corporativo
Este último ponto, sobretudo, merece atenção.
Um blog permite um relacionamento mais afinado com sua persona. Isto porque, é nele que acontecerá o processo de nutrição.
Ou seja: é no blog em que o visitante consumirá conteúdo relevante para ele.
Ter site e blog bem estabelecidos permite mais do que uma ótima posição na SERP. Fortalece a marca junto ao público.
Vídeo institucional
Vídeos são o tipo de conteúdo mais democrático da web, na atualidade. Não é à toa que todo mundo quer ser youtuber.
Um vídeo institucional age de diferentes maneiras junto aos públicos-alvo.
Para os futuros hóspedes, mostra a organização do hotel. Seus espaços, áreas de lazer e estrutura. Já os investidores verão o potencial de investimento nele.
Anúncios Patrocinados
O Google Ads possui uma sessão específica para anúncios patrocinados de hotéis.
Ao pesquisar sobre hospedagem em determinados locais, estes resultados recebem destaque. Os pontos destacados são:
- Avaliação do hotel no buscador
- Imagem do hotel
- Valor médio das diárias
Este é um ponto importante. Os anúncios patrocinados, aqui, agem impulsionando os acessos ao site.
Quando um visitante clica em um anúncio dessa categoria, ele passa a ter mais informações.
Além disto, os resultados tornam-se customizáveis ao visitante. Período de estadia, valor médio desejado, distância, etc.
O hotel que se destaca, aqui, larga na frente da concorrência.
Descontos
Não adianta muita coisa ter ótimas instalações e não atrair no bolso, não é?
Como já dissemos anteriormente, os hoteleiros já estão acostumados com as baixas temporadas. E, justamente nelas, os descontos se fazem ainda mais necessários.
De maneira geral, existem três tipos de descontos bastante interessantes:
- Descontos sazonais (baixas temporadas, períodos festivos, etc.)
- Descontos relâmpagos (as oportunidades únicas de hospedagem por um preço baixo)
- Descontos para tipos específicos de hóspedes (idosos, recém-casados, estudantes, estrangeiros, etc.)
A forma como estes serão realizados, e a ordem, vai de hotel para hotel. Porém, é necessário que eles sejam divulgados.
Aqui, um site bem estabelecido faz toda a diferença. Além do bom relacionamento nas mídias sociais.
Branding
O bom gerenciamento da marca alavanca a estratégia de Marketing Digital para hotéis.
O branding será o responsável pela imagem do hotel. É com ele que as pessoas correlacionarão o nome à marca. E, consequentemente, à qualidade.
É o bom uso dele, por exemplo, que correlaciona “Ibis” com hotel de qualidade. Aliado ao bom Marketing Digital, o branding tornará seu hotel conhecido.
Produção de conteúdo
Levantamos a bola do blog corporativo no primeiro ponto. E isto tem uma razão simples: a produção de conteúdo.
O Inbound Marketing depende de conteúdos atrativos para funcionar. Estes conteúdos devem ser pensados com base nas dúvidas dos visitantes.
O blog de um hotel pode tratar de assuntos como:
- Lugares curiosos ao redor do mundo
- Dicas de lugares para visitar em determinada cidade
- Coisas curiosas que acontecem em um hotel
E uma série de outros assuntos. O ideal é que este conteúdo esteja bem posicionado dentro da estratégia.
Antes de mais nada, ele precisa conversar com sua persona. Depois, precisa agir para fazer com que o visitante transite entre as etapas da jornada do cliente.
Com a nutrição dos leads, fica mais fácil deles criarem relacionamento com o hotel. E de tomarem uma decisão de compra ainda mais conscientes.
Mídias sociais
Não é novidade alguma que as mídias sociais são importantíssimas.
Ao menos 45% dos brasileiros estão em alguma rede social. E o Facebook, a “rede social que não morre”, é a mais usada.
São nas mídias sociais que o público tirará dúvidas sobre seus planos e pacotes. E são nelas, também, que a massificação do conteúdo acontecerá.
Os melhores exemplos de relacionamento nas mídias sociais são das páginas com linguagem mais próxima do público.
Netflix, Nubank e Doritos são exemplos disto. E, ainda que sejam diferentes de hotéis, mostram muito a se seguir.
Páginas no Instagram, Twitter e Facebook que se identificam com as personas possuem desempenhos melhores.
No caso de hotéis, é comum que estudantes componham parte do público. Principalmente se houverem planos específicos para eles, como tratado anteriormente.
Neste caso, não é errado pensar em publicações usando memes nas redes sociais. Claro, se não casar com sua persona, não é indicado.
O importante é fazer do site e blog um polo de produção de conteúdo e conversão. E, com as mídias sociais, de relacionamento.
Avaliações
No caso de hotéis, as avaliações ocorrem em mais locais. E não somente no Google e nas mídias sociais.
TripAdvisor, Booking e Airbnb são lugares importantíssimos para a tomada de decisão dos futuros hóspedes.
É quase impossível manter um nível de satisfação total. Porém, não é impossível diminuir ao máximo a insatisfação.
Exponha a real situação do hotel. Não use imagens de bancos de imagem para criar uma imagem figurativa do ambiente.
Mostre as acomodações como elas são. Claro, boas fotografias são atrativas. Mas mentir é imperdoável.
Imagine alguém que vê uma imagem de seu hotel no TripAdvisor. Um local enorme, com vários atrativos. Ele fecha o pacote de estada e, ao chegar, não é nada daquilo. Avaliação negativa na certa.
Porém, não são somente estes tipos de avaliações ruins. E, mais do que os comentários bons, a resolução dos ruins é importante.
É através da capacidade de diálogo que os hotéis possam vir a ter que as pessoas podem tomar a decisão em se hospedar ou não. E isto é responsabilidade do Marketing Digital.
Influenciadores
Digital influencers já deixou de ser uma moda e se tornou a profissão do momento.
Existem vários tipos deles. E as empresas entendem cada vez mais a necessidade de tê-los na estratégia de Marketing Digital.
O alcance destas pessoas e a capacidade de comunicação deles faz toda a diferença. E o Marketing Digital para hotéis pode se valer desta arma.
Automatize seu marketing
Essencial para quem quer se comunicar bem com a persona.
A automação de marketing vai além do Email Marketing. Ela permite uma melhor organização dos processos e da disposição dos leads.
Além disto, sai menos custosa, quando se tem uma demanda comunicacional muito grande.
Assim como todos os negócios, a hotelaria precisa de presença digital. A lotação durante o ano todo depende do Marketing Digital para hotéis. E, com boas ideias, as oportunidades de negócio não deixarão de surgir.