Top

Marketing Digital ou Offline: O que vale mais a pena?

Marketing Digital ou Offline: O que vale mais a pena?

É comum principalmente entre os iniciantes e pequenos empreendedores não saber ao certo se é melhor optar por estratégias de Marketing Online ou Offline. Conhecer as diferenças e vantagens de cada um é essencial para escolher o método mais rentável e eficaz para sua empresa.

 

O que é Marketing Offline?

No Marketing Offline são utilizadas as estratégias tradicionais de divulgação sem utilizar recursos digitais ligados a internet, como anúncio em TV e plataformas impressas, Spots em rádios, outdoors, panfletos e outros.

 

O que é Marketing Digital?

marketing-online

Chamamos de Marketing Digital o conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de uma marca utilizando plataformas interativas na internet, como sites, blogs, Redes Sociais, E-mail e muito mais.

 

O que vale mais a pena?

duvida-marketing-digital-ou-offline

O Marketing Offline é utilizado há bastante tempo e ainda hoje disputa espaço com o Online. A panfletagem, os VTs televisivos, spots e testemunhais em rádio, outdoors, promoção de eventos ainda possuem forte influência  sobre o público. No entanto vale a pena refletir: Será que o resultado continua o mesmo com a evolução da internet? Como podemos mensurar esse resultado?

Diferente do Marketing tradicional, o Online apresenta várias e modernas possibilidades na obtenção e monitoramento dos resultados. Como boa parte do público atualmente busca na internet soluções para seus problemas, tornar seu serviço visível para as pessoas certas é mais fácil no ambiente digital.

 

Confira as principais diferenças entre Marketing Online ou Offline:

 

Custo x Investimento

investimento-vs-custo-marketing

O Marketing Digital apresenta grande vantagem sobre o offline, pois praticamente todas as estratégias utilizadas demandam baixo custo. Além de pouco investimento as ferramentas como blogs, sites e Redes Sociais podem ser utilizadas para propagar a marca sem representar um custo adicional.

Ao contrário do que acontece na Internet, o Marketing tradicional pode ser inviável principalmente para empresas menores e iniciantes. O valor de anúncios em radio, TV e outros costuma ser alto tanto para a produção quanto para a veiculação e se não estudados da maneira correta não apresentam o resultado esperado.

 

Alcance x Eficiência

alcance-vs-eficiencia-marketing

O alcance faz total diferença para o retorno do investimento da empresa. O Marketing Offline proporciona que o público geral possa visualizar suas campanhas, no entanto entre esse número de pessoas alcançadas não é possível garantir que o público alvo será atingido e a estratégia acaba se tornando vaga.

Em contraponto, as ferramentas utilizadas no Marketing digital são capazes de segmentar o público ampliando suas chances de atrair clientes reais. As campanhas, pagas ou não, na internet podem se direcionar com maior especificidade ao público que se deseja atingir e saber com precisão os resultados ao final.

 

Estimativa x Pontualidade

estimativa-vs-pontualidade-marketing

Um ponto positivo do Marketing Digital em relação ao Offline é a possibilidade de supervisionar os resultados. O uso de ferramentas específicas na aplicação de técnicas do online em qualquer que seja a plataforma oferece a mensuração de resultados como taxa de cliques, conversões em determinadas páginas, alcance das publicações, etc.

Em um anúncio na TV ou em um Outdoor, por exemplo, é impossível saber quantas pessoas visualizaram e decidiram adquirir o produto, mas num anúncio no Facebook ADS é possível monitorar tanto pelo número de curtidas quanto pela quantidade de usuários que abriram a página configurada.

 

O Marketing Offline morreu?

fim-do-marketing

O Marketing fora da Internet não morreu, mas teve papel invertido com o Online que até algum tempo atrás representava apenas um diferencial de algumas empresas.

O Marketing Online se fortaleceu por conta da facilidade e rapidez no acesso a informações gerais e específicas. O público pode conhecer a fundo uma empresa sem sair de casa e sem demandar tempo e investimentos e isso torna a marca cada vez mais presente no dia a dia favorecendo a preferência.

 

Porque o Marketing Digital é a melhor solução hoje?

marketing-digital-melhor-solucao

Mais da metade dos lares no Brasil, por exemplo, já possui acesso a internet e mais de 92% das empresas presentes na Internet utilizam Redes Sociais para a divulgação da marca. O Marketing Online tornou-se necessário para quem deseja conversar com o público na atualidade.

Confira os principais dados que provam que a internet é o melhor lugar para fazer Marketing:

  • Cerca de 140 milhões de brasileiros utilizam a internet.
  • 58% da população utiliza ativamente as Redes Sociais.
  • 74% das pessoas pesquisam produtos e serviços na internet antes de comprar.
  • O acesso em dispositivos móveis cresceu 25% em janeiro de 2017.
  • O brasileiro gasta em média 8h 56 minutos utilizando computador.

 

Mais de 60% da população brasileira possui acesso a Internet, ou seja, o grande público será encontrado com facilidade. Como observamos cotidianamente a dinâmica de relacionamento entre as pessoas e empresas tem se tornado cada vez mais informal com o avanço da Internet e não se render a essa dinâmica pode significar um retrocesso.


Que tal conhecer um pouco mais sobre a aplicação de estratégias no Marketing Online?

Alguns mitos podem fazer parecer que o Marketing na Internet não funciona bem e conhecer a verdade sobre eles é fundamental para compreender a real importância!

mitos-do-marketing-digital

Aprenda mais com o Guia Mitos do Marketing Digital!

 

Dados retirados:
Pesquisa TIC Domicílios
Pesquisa Social Media Trends 2017
We are Social | Hootsuite

No Comments

Post a Comment