Marketing Digital ou Offline: O que vale mais a pena?
É comum principalmente entre os iniciantes e pequenos empreendedores não saber ao certo se é melhor optar por estratégias de Marketing Online ou Offline. Conhecer as diferenças e vantagens de cada um é essencial para escolher o método mais rentável e eficaz para sua empresa.
O que é Marketing Offline?
No Marketing Offline são utilizadas as estratégias tradicionais de divulgação sem utilizar recursos digitais ligados a internet, como anúncio em TV e plataformas impressas, Spots em rádios, outdoors, panfletos e outros.
O que é Marketing Digital?
Chamamos de Marketing Digital o conjunto de estratégias voltadas para a divulgação de uma marca utilizando plataformas interativas na internet, como sites, blogs, Redes Sociais, E-mail e muito mais.
O que vale mais a pena?
O Marketing Offline é utilizado há bastante tempo e ainda hoje disputa espaço com o Online. A panfletagem, os VTs televisivos, spots e testemunhais em rádio, outdoors, promoção de eventos ainda possuem forte influência sobre o público. No entanto vale a pena refletir: Será que o resultado continua o mesmo com a evolução da internet? Como podemos mensurar esse resultado?
Diferente do Marketing tradicional, o Online apresenta várias e modernas possibilidades na obtenção e monitoramento dos resultados. Como boa parte do público atualmente busca na internet soluções para seus problemas, tornar seu serviço visível para as pessoas certas é mais fácil no ambiente digital.
Confira as principais diferenças entre Marketing Online ou Offline:
Custo x Investimento
O Marketing Digital apresenta grande vantagem sobre o offline, pois praticamente todas as estratégias utilizadas demandam baixo custo. Além de pouco investimento as ferramentas como blogs, sites e Redes Sociais podem ser utilizadas para propagar a marca sem representar um custo adicional.
Ao contrário do que acontece na Internet, o Marketing tradicional pode ser inviável principalmente para empresas menores e iniciantes. O valor de anúncios em radio, TV e outros costuma ser alto tanto para a produção quanto para a veiculação e se não estudados da maneira correta não apresentam o resultado esperado.
Alcance x Eficiência
O alcance faz total diferença para o retorno do investimento da empresa. O Marketing Offline proporciona que o público geral possa visualizar suas campanhas, no entanto entre esse número de pessoas alcançadas não é possível garantir que o público alvo será atingido e a estratégia acaba se tornando vaga.
Em contraponto, as ferramentas utilizadas no Marketing digital são capazes de segmentar o público ampliando suas chances de atrair clientes reais. As campanhas, pagas ou não, na internet podem se direcionar com maior especificidade ao público que se deseja atingir e saber com precisão os resultados ao final.
Estimativa x Pontualidade
Um ponto positivo do Marketing Digital em relação ao Offline é a possibilidade de supervisionar os resultados. O uso de ferramentas específicas na aplicação de técnicas do online em qualquer que seja a plataforma oferece a mensuração de resultados como taxa de cliques, conversões em determinadas páginas, alcance das publicações, etc.
Em um anúncio na TV ou em um Outdoor, por exemplo, é impossível saber quantas pessoas visualizaram e decidiram adquirir o produto, mas num anúncio no Facebook ADS é possível monitorar tanto pelo número de curtidas quanto pela quantidade de usuários que abriram a página configurada.
O Marketing Offline morreu?
O Marketing fora da Internet não morreu, mas teve papel invertido com o Online que até algum tempo atrás representava apenas um diferencial de algumas empresas.
O Marketing Online se fortaleceu por conta da facilidade e rapidez no acesso a informações gerais e específicas. O público pode conhecer a fundo uma empresa sem sair de casa e sem demandar tempo e investimentos e isso torna a marca cada vez mais presente no dia a dia favorecendo a preferência.
Porque o Marketing Digital é a melhor solução hoje?
Mais da metade dos lares no Brasil, por exemplo, já possui acesso a internet e mais de 92% das empresas presentes na Internet utilizam Redes Sociais para a divulgação da marca. O Marketing Online tornou-se necessário para quem deseja conversar com o público na atualidade.
Confira os principais dados que provam que a internet é o melhor lugar para fazer Marketing:
- Cerca de 140 milhões de brasileiros utilizam a internet.
- 58% da população utiliza ativamente as Redes Sociais.
- 74% das pessoas pesquisam produtos e serviços na internet antes de comprar.
- O acesso em dispositivos móveis cresceu 25% em janeiro de 2017.
- O brasileiro gasta em média 8h 56 minutos utilizando computador.
Mais de 60% da população brasileira possui acesso a Internet, ou seja, o grande público será encontrado com facilidade. Como observamos cotidianamente a dinâmica de relacionamento entre as pessoas e empresas tem se tornado cada vez mais informal com o avanço da Internet e não se render a essa dinâmica pode significar um retrocesso.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a aplicação de estratégias no Marketing Online?
Alguns mitos podem fazer parecer que o Marketing na Internet não funciona bem e conhecer a verdade sobre eles é fundamental para compreender a real importância!
Dados retirados:
Pesquisa TIC Domicílios
Pesquisa Social Media Trends 2017
We are Social | Hootsuite