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7 lições do Marketing Digital do Spotify para qualquer negócio

7 lições do Marketing Digital do Spotify para qualquer negócio

Criativo, inteligente e interativo. Não é difícil encontrar quem use o Spotify. A empresa de tecnologia se tornou a maior do segmento de músicas on demand. O serviço em streaming está em 68 países e aumenta sua quantidade de usuários a cada dia. A transformação digital fez com que o serviço se tornasse o principal canal de veiculação de músicas e podcasts da atualidade. Mas o Marketing Digital do Spotify, certamente, possui um enorme papel nesse processo.

Quer saber como o Marketing Digital do Spotify cativa mais 170 milhões de usuários? Temos a resposta para isto.

Neste artigo, falaremos sobre todos os pontos importantes que o Spotify usa em sua estratégia de Marketing Digital.

Antes de mais nada: o que é o Spotify?

O Spotify é um serviço de streaming on demand de músicas, vídeos e podcasts. O que isto quer dizer? A plataforma oferece, de maneira ilimitada e personalizada, conteúdos que vão variar de acordo ao seu comportamento.

Uma pessoa que escuta mais músicas de Rap ou samba, por exemplo, receberá, em seu Daily Mix, músicas de artistas do gênero. Estes conteúdos, em geral, são feitos a partir da quantidade de plays em um determinado gênero musical pelo usuário.

Não existe um limite para a customização. A partir do momento que o Spotify identifica seu comportamento com determinado gênero, ele oferecerá esse conteúdo para você. A medida que ele for consumido (ou não), o serviço se customizará.

Customizar, aliás, parece ser o verbo que rege o Spotify. Um serviço freemium (que funciona de maneira gratuita, mas que oferece maiores vantagens a assinantes) e inteiramente personalizado. E é desta característica que o Marketing Digital do Spotify se aproveita para fazer a diferença.

Abaixo deparamos alguns pontos para entender o que torna o Marketing Digital do Spotify diferente.

Alinhamento do discurso

A primeira ação tomada pelo Marketing Digital do Spotify é saber como falar. A plataforma tem ciência da própria razão de existir e mantém uma voz e um tom de linguagem bem definido.

Pode parecer simples, mas isto requer uma estratégia sólida de Marketing.

A plataforma trabalha ao máximo a necessidade da música no dia a dia. O Spotify faz com que os usuários, e quem não usa o serviço, veja a música como um fator transformador.

“A próxima música vai transformar sua vida” ou “você é o que você escuta” são exemplos disto. São frases que geram empatia entre o público e o principal produto da plataforma: o poder do audiovisual.

Conhecimento nítido da persona

Se existe algo que o Marketing Digital do Spotify não nega é que sabe exatamente com quem está falando.

Em suas redes sociais, o serviço faz uma produção de conteúdo pautada em referências à séries e filmes alinhada com uma linguagem despojada.

Segundo o Spotify, 70% do público brasileiro possui entre 15 e 24 anos. Temos aqui a chamada Geração Z. Pessoas que já nasceram em um mundo completamente integrado ao digital. Que não passarão por uma transição tão grande quanto as Gerações Y (21-34 anos) e X (35-49 anos).

Os memes e o storytelling produzem uma união de sucesso nas redes sociais do Spotify. Justamente pelo Spotify ter ciência de quem é sua persona.

A página do Spotify trata as publicações do Facebook como um blog. O link building é feito trazendo outras referências musicais dentro do conteúdo. E, por contar com o poder de compartilhamento da rede social, gera um engajamento enorme.

Séries como Stranger Things, da Netflix, já foram tema de comunicação personalizada na plataforma.

Uso inteligente dos dados

O Marketing Digital do Spotify sabe usar bem os dados que possui em mãos.

Em 2016, a plataforma usou dados de comportamento dos usuários para uma campanha de engajamento. Para isto, usou os fatos mais curiosos que encontrou e integrou a uma estratégia de Outbound Marketing. O sucesso foi garantido.

Já em 2017, a estratégia foi repetida. Desta vez, o Spotify brincou com o nome de playlists curiosas para criar memes. Artistas comentaram as mais engraçadas e o sucesso foi notável.

Customização da mensagem

Falamos, aqui, sobre customizar ser o principal verbo do Spotify. E as estratégias de Marketing Digital entenderam isto.

As descobertas da semana fazem um resumo do comportamento do usuário. A intenção é fazer com que os streamings mais recorrentes, segmentados em playlists separadas por gêneros comuns, sejam disponibilizados aos usuários. Em 2016, quando a funcionalidade foi liberada, 5 bilhões de streamings vieram somente dela.

Esta customização avança para o Marketing Digital do Spotify.

Voz e vez ao usuário

Outra iniciativa interessante da plataforma são as playlists customizadas aos usuários.

Toda a semana, a plataforma elege alguém para uma playlist personalizada. De digital influencer à escritores, ninguém está livre de participar do engajamento.

Dois exemplos são João Guilherme Ávila, ator e cantor, e Bruna Vieira, escritora, blogueira e digital influencer.

Diversificação do conteúdo

Em Marketing de Conteúdo, uma das principais iniciativas é diversificar a forma de conteúdo. Vídeos, fotos, textos, infográficos, whitepapers. Tudo o que for necessário para gerar engajamento.

O Marketing Digital do Spotify entende bem esta necessidade.

Os vídeos aliam a venda do conteúdo com depoimentos, conversas e músicas dos principais artistas. Nos textos, trabalhados no Facebook e no blog, que funciona como um fórum, a intenção é trazer novas perspectivas dos mesmos artistas e dos gêneros musicais.

Atenção ao o que está acontecendo

O Marketing Digital do Spotify possui total atenção ao que acontece. Manter, não vigilância, mas presença e proatividade em responder adequadamente aos questionamentos. E interações, obviamente.

Em seu perfil no Twitter, o Spotify, além de tirar dúvidas sobre usabilidade e pagamentos, interagem com os usuários. Um exemplo visível são os retweets com sugestões de playlists para os usuários.

Em 2016, ao deixar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama tweetou que “queria trabalhar no Spotify”. Imediatamente a plataforma agiu e criou uma vaga de “presidente das playlists” em seu sistema. Além de virar meme, recebeu 804 candidaturas interessadas.

O que tiramos disto tudo?

Se tem algo que podemos aprender com o Spotify é a nos relacionar com o público de interesse e a persona. O serviço de streaming não oferece somente músicas, podcasts e vídeos on demand. Mas comunicação e interação com os usuários.

Podemos tirar, do Marketing Digital do Spotify, lições essenciais para sobreviver na selva de pedra do mercado digital.

  • Comunicação alinhada com os propósitos da empresa;
  • Desenho preciso da persona;
  • Mensuração de dados e bom uso deles;
  • Modificação da voz de acordo com as pessoas e públicas que visa atingir;
  • Dar espaço para o usuário mostrar seus interesses e desejos;
  • Personalizar o conteúdo, abrangendo várias mídias simultaneamente;
  • Manter-se atualizado com as tendências e interações nas mídias sociais.

 

O Spotify faz, e muito bem feito, o que todas as empresas deviam fazer. A começar por aquelas que já perceberam o potencial da internet e das mídias sociais para os negócios.

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