4 lições de Marketing para aprender com Steve Jobs
Steve Jobs não só representa uma marca, mas também é o ícone de uma geração de usuários da tecnologia no mundo. Ele ensina a pensar o uso das tecnologias digitais e do marketing de uma maneira diferente.
Mesmo não estando presente nas mudanças tecnológicas ele nos ensinou lições atemporais sobre organizações, tecnologia e marketing.
Neste artigo, contaremos um pouco da carreira de Steve Jobs. Suas escolhas, ações e o que ele tem a nos ensinar sobre Marketing.
Sobre Steve
Steven Paul Jobs foi um empresário visionário, fundador da maior companhia de capital aberto do mundo, a empresa de tecnologia, Apple. Steve nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos em 1955 e morreu aos 56 anos. Ele foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia e desde os 14 anos trabalhava com tecnologia.
Além da Apple Steve Jobs foi o fundador da NeXT, e da Pixar Animation Studios, que em 2006 foi comprada pela Walt Disney.
Lição 1: Ofereça o seu diferencial
A personalização foi o que fez da Apple a empresa em evidência em tecnologia, ela oferece um serviço que outras marcas possuem, mas com qualidade imbatível. Claro que esse produto foi desenvolvido e mantido porque a Apple possui uma mega estrutura para desenvolvê-lo, e esse não é o caso de todas as empresas.
O ponto que devemos considerar é que a Apple poderia oferecer em uma das suas vertentes o diferencial e ela trabalhou na melhoria disso. Você já pensou no que sua empresa tem de único e melhor?! Esse é o seu ponto forte, é isso que te permitirá criar a necessidade do seu produto para os clientes certos.
Lição 2: Além de produtos, venda sua história
A Apple consegue vender produtos que já existem porque, além de levar o produto para casa, quem o adquirir estará levando uma história. Existe uma uma ideologia implícita no serviço.
As mensagens que Steve Jobs deixou se proliferam até hoje. Todas elas têm sua personalidade sonhadora e ambiciosa. A própria história do fundador da marca é uma referência para os usuários do serviço.
Lição 3: Inovar é mais que necessário
Mesmo com um produto por si só inovador, as adaptações constantes são fundamentais para o faturamento da empresa. O Sistema operacional IOS precisa receber anualmente melhorias em sua leva de produtos. Esse foi o método que a Apple encontrou de manter as vendas sempre quentes. Fidelizar o cliente e oferecer serviços cada vez mais completos.
Lição 4: Ser melhor é mais importante que ser primeiro
Os serviços oferecidos pela Apple não foram inventados por ela. Mas, a qualidade com que a empresa os oferece é a responsável pelo sucesso. Mesmo com os riscos oferecidos pela concorrência. Eles não inventaram smartphones, reprodutores de MP3, tablets ou computadores. Mas personalizaram e ampliaram a qualidade de cada um desses artifícios. E isto os tornou melhores entre a concorrência.