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Instagram ou e-commerce: como devo começar a minha loja virtual?

Instagram ou e-commerce: como devo começar a minha loja virtual?

Empreender pela internet se tornou algo muito comum, principalmente nos dias de hoje, em que as compras têm sido cada vez mais realizadas nos ambientes virtuais. 

Com tantas possibilidades para começar a empreender, surgem as dúvidas, como devo começar? Pelo Instagram ou e-commerce? De que maneira conseguirei atingir mais potenciais clientes? Entre outras tantas perguntas.

Mas, nesse mar de questões, é possível achar a resposta e um caminho? É sobre isso que nós falaremos agora. Vem com a gente!

Quais as vantagens de cada modalidade?

Quando falamos de tomar uma decisão como essa, logo vem a lista de prós e contras para nos ajudar a decidir. E, claro, as vantagens são as norteadoras no momento de tomar uma decisão tão importante. 

Falar de empreender através do meio virtual envolve uma grande vantagem comum a todas as possibilidades: os custos dos ambientes virtuais são muito menores do que os custos destinados aos ambientes físicos, por exemplo. Mas não para por aí.

O Instagram, por ser uma plataforma de comunicação, já que permite que haja uma interação mais dinâmica e direta com o público alvo da sua loja. Essa interação é responsável por trazer a sensação de segurança ao cliente, fazendo com que ele saiba que poderá tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Já quando o assunto é o e-commerce, falamos de uma plataforma que é automatizada. Enquanto no Instagram é você quem realiza tudo, desde a listagem de produtos, conferência de valores, validação do pagamento, etc. Através de um site específico da sua loja, a única preocupação que você terá, a curto prazo, é realizar a liberação de cada pedido, encaminhando-os para o processo de entrega.

Preciso investir muito para ter meu e-commerce próprio?

Empreender, de modo geral, sempre exigirá investimentos. O ponto principal a ser explorado quanto a essa questão é: você deseja crescer com o seu negócio? Se a resposta for positiva, o investimento para conseguir um e-commerce é apenas um investimento no seu futuro. 

Assim como as redes sociais parecem tentadoras por não cobrar nada para que sejam realizadas as vendas, o e-commerce também tem seu lado tentador. 

Empresas que possuem sites costumam ter um retorno financeiro superior ao de lojas que se restringem apenas ao Instagram. Isso acontece pois o  cliente se sente muito mais seguro quando está comprando através do site, pois a plataforma garantirá a ele que se trata de uma empresa séria e solidificada, que não sumirá das redes quando ele precisar. 

Nesse sentido, investir em um site próprio é uma forma de assegurar lucros futuros e o crescimento da sua empresa, uma vez que é uma forma de garantir a segurança a quem realmente importa para seu negócio: o seu cliente.

É possível aliar as duas plataformas no momento de montar o meu negócio?

A resposta para essa pergunta é um sonoro SIM! Na verdade, a melhor forma de conquistar clientes é justamente a aliança entre Instagram e e-commerce.

Nenhuma venda se realiza num passe de mágica. O cliente precisa conhecer a loja em que vai realizar a compra, ler comentários de clientes reais, observar melhor a qualidade dos produtos comercializados, e isso é possível através das redes sociais. 

É através do Instagram que o cliente saberá a quem recorrer quando precisar de assistência, pois terá um canal direto com o empreendedor. 

Além disso, é através das redes sociais da marca, que é possível realizar a elaboração de um bom marketing para a empresa, o que atrairá ainda mais potenciais clientes.

Diante disso, o e-commerce se torna um importante meio para realizar a compra, tendo conhecido a loja, os produtos e visualizado os comentários deixados por outras pessoas, o cliente se dirigirá ao site, para enfim dar prosseguimento à compra.

Conclusão

Se você decidiu que está na hora de empreender, então está na hora de refletir sobre essas questões. 

As redes sociais podem ser grandes aliadas no momento de montar o seu negócio, principalmente para direcionar o cliente para seu site. 

Com as facilidades que muitas redes oferecem, fazer uma aliança entre Instagram e e-commerce tem sido um caminho bastante proveitoso e rentável. 

Então, se você acha que está na hora de abrir o seu próprio negócio, é porque está na hora de pensar mais sobre o seu futuro site e sobre a estratégia de marketing da sua empresa.

 

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