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Funil de Vendas: O que é e como aplicar?

Funil de Vendas: O que é e como aplicar?

Você já se perguntou como pode fazer para atrair a atenção, conquistar um novo cliente e fidelizá-lo no meio digital? Hoje responderemos com uma das estratégias mais eficazes nesse processo: o funil de vendas e mapeamento da jornada de compra. Vamos lá?

Se você nunca ouvir falar em funil de vendas, esse é o post ideal para você, pois vamos te ensinar desde a sua definição e vantagens até um tutorial de que como você pode aplicar no seu negócio. 

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico usado no marketing e vendas para ajudar a mapear os momentos ideais do fluxo de conquista de um cliente. 

Utilizando esse método você consegue acompanhar seus clientes e potenciais clientes desde o primeiro contato com a sua marca até o momento em que eles realizam a sua primeira compra. Cada uma dessas etapas que seu cliente passa faz parte do processo de jornada de compra do consumidor. 

O funil de vendas é dividido em três principais etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Vamos aprofundar sobre cada uma delas?

Etapas de um Funil de Vendas

  1. Topo do Funil

Essa fase corresponde a mesma de um bebe recém nascido, pois é um momento de descoberta onde seu cliente toma consciência da sua marca e de uma necessidade.

Não necessariamente sua venda será fechada nessa fase, na verdade, é nela onde você adquire potenciais clientes (leads) que possam se interessar pelos seu produtos. Seu objetivo aqui é conseguir levar ele até a próxima fase do funil. 

  1. Meio do Funil 

Aqui estão pessoas que de alguma forma já conheceram a sua marca, se identificaram e já sentiram a vontade ou necessidade de adquirir um dos seus produtos ou serviços.

Por muitas vezes é nessa fase que entram as estratégias de remarketing, com o intuito de aquecer aquele lead e despertar nele o interesse pela sua marca. Com certeza você já foi pego em uma dessas estratégias, é só pensar em um momento que você pesquisou por algum produto ou serviço na internet e logo depois foi bombardeado com anúncios dos mesmos ou de algum produto similar. 

Outra estratégia muito utilizada nessa fase consiste no E-mail marketing, onde você pode enviar gatilhos de escassez, ofertas e cupons para tentar recuperar o cliente. 

Se sua empresa oferece produtos de maior valor agregado que muitas vezes exige do seu cliente um processo de maturação da decisão, a newsletter pode ser uma boa solução. Utilizando esse método você irá entregar informações relevantes e de valor para seu potencial cliente, criando uma afinidade e confiança entre vocês. 

Mas lembre-se que para chegar nessa fase você deve primeiro capturar o lead lá no topo do funil, seja através de formulários de cadastro, blog ou através de downloads de e-books. E é no meio do funil que você vai estabelecer conexão com seu potencial cliente, fazendo com que ele se lembre de você. 

  1. Fundo do Funil 

Essa é a fase de decisão, onde seu lead está aquecido e prestes a realizar a sua compra. Aqui você deve desenvolver estratégias para não perdê-lo, seja através de descontos na primeira compra, bônus exclusivos ou gatilhos que geram um senso de urgência e escassez como ofertas relâmpagos. 

Como montar um funil de vendas?

Agora que você já sabe o que é um funil e quais as etapas que o constitue, vamos ao passo a passo de como construir o seu.

  1. Mapeamento da Jornada de compra 

Antes de tudo é muito importante conhecer o seu público e entender quais seus hábitos de compras, procure responder às seguintes questões:

  • Que tipo de conteúdo meu público consome?
  • O que meus potenciais clientes mais levam em consideração na hora da compra?
  • Quanto tempo em média eles demoram para tomar uma decisão de compra?
  • Quais são as suas principais objeções (valor, necessidade, prioridades..)?

Com um conhecimento prévio do seu cliente, você poderá definir quais serão os momentos mais importantes para o seu site e as oportunidades que você não pode perder.  

  1. Definição de estratégias para cada etapa do funil 

Definir uma estratégia para cada etapa de forma assertiva é muito importante para garantir bons resultados, vamos utilizar um exemplo de uma loja de artigos esportivos. 

  • Anúncio

No momento em que seus potenciais clientes veem a promoção do seu produto eles se deparam com a decisão de ignorar ou ir conferir o seu site, por isso caprichar em anúncios diferenciados e criativos é muito importante para direcionar seus clientes para o local certo. 

  • Cupons

Ao entrar no seu site você pode aproveitar a oportunidade para oferecer um incentivo de primeira compra, como 15% de desconto e ainda capturar aquele lead. 

  • UX (user experience)

É importante que o seu site ofereça uma navegação fluída e intuitiva aos seus clientes, pois ao menor sinal de dificuldade ele poderá recorrer à concorrência. Um exemplo de sucesso foi um botão implementado pela Amazon que permite seus usuários realizarem compras com apenas um clique. 

  • Carrinho de compra

Aqui você deve oferecer facilidades ao seu cliente, seja com variedade em formas de pagamento e parcelamento, um frete grátis ou entrega relâmpago. O importante é convencer seu cliente de que ele não pode perder essa oportunidade, capriche nos gatilhos de escassez e de urgência. 

  • Pós-venda

Se engana quem pensa que a jornada do seu cliente acaba no momento em que ele finalizar a compra. Tenha sempre em mente que fidelizar um cliente é mais barato que adquirir novos, portanto, invista em um bom pós-venda para fornecer ao seu cliente uma experiência completa e satisfatória. 

Envie sempre atualizações sobre o status da compra, como “pedido confirmado”, “pedido despachado” e etc. Dessa forma você pode ir controlando as expectativas do seu cliente e conquistando a sua confiança. 

Quais as vantagens de se ter um funil de vendas?

São inúmeras as vantagens e se trabalhar com esse tipo de estratégia, separamos aqui uma das principais para te convencer a começar a colocar tudo em prática:

  1. Produtividade e Assertividade

Quando você define os estágios de cada um dos seus clientes você consegue estabelecer uma comunicação mais personalizada para cada um, trazendo uma abordagem muito mais efetiva e melhorando sua conversão. 

  1. Previsões mais realistas

Quando você monitora os passos e estágios dos seus clientes fica mais fácil compreender os efeitos de cada ação executada. Através de um funil você consegue ir separando seus leads de acordo com a probabilidade de conversão, tornando suas previsões mais assertivas. 

  1. Identificação de Oportunidades

Utilizando um funil você consegue acompanhar em tempo real os passos da sua audiência, tornando mais fácil identificar oportunidades e também as falhas do processo. 

  1. Gera conexão 

Um funil pode até ser comparado as etapas de um relacionamento, onde o topo do funil você está conhecendo aquele pretendente, no meio você está em processo de conquista, e no fundo do funil você vai saber se seus esforços e estratégias utilizadas converteram aquele pretendente em de fato um romance. 

Passando por todo esse processo é muito mais provável que você crie uma relação de conexão com seus clientes, trazendo além da conversão uma fidelização. 

Conclusão

Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos aqui adquiridos, conte conosco para tornar o seu e-commerce um sucesso!

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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