Top

O que é Front-End e Back-End?

O que é Front-End e Back-End?

O mundo da programação apresenta diversas expressões que muitas vezes não são entendidas de primeira. Os termos, geralmente, são estrangeirismos que podem acabar confundindo quem não é da área, ou até quem deseja entrar nesse meio. 

Se você tem curiosidade em entender o que significa as expressões Front-End e Back-End, só é continuar lendo! 

Para criar um sistema, é preciso trabalhar no desenvolvimento dos recursos que ele contém, e na interface, que é o local onde o usuário faz a interação com as suas funções e as informações que ele manipula. Basicamente, a parte de desenvolvimento dos recursos, é o Back-End, já a interface, o Front-End. 

Apesar de suas diferenças, os desenvolvedores de front-end e back-end se completam na maioria dos casos e, principalmente, quando o assunto é desenvolvimento web. Vamos entender melhor sobre cada um deles. 

Front-End

O front-end é todo o código da aplicação responsável pela apresentação do software (client-side). O desenvolvedor front-end é responsável por criar à interface. Ele trabalha com a parte da aplicação que interage diretamente com o usuário. Diferentemente do back-end, esse desenvolvedor precisa se preocupar muito mais com a experiência do usuário, pois é com ele que tudo vai acontecer. 

Em se tratando de aplicações web, front-end é exatamente o código do sistema que roda no navegador. Na parte de estudo, o desenvolvedor Front-End foca em HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e Java Script (linguagem de script/programação), além de frameworks e bibliotecas, como por exemplo Angular, React, Vue.js, etc. A função do desenvolvedor front-end é criar páginas ou telas com boa usabilidade e carregamento rápido, garantir o funcionamento nos diferentes navegadores, integrar essas telas com os serviços do back-end, etc.

Em questão de mercado, existem diversas oportunidades para desenvolvedores que sejam especialistas em front-end. Embora esses programadores não precisem conhecer como desenvolver código de back-end, é de grande importância que eles conheçam os fundamentos sobre a arquitetura do software, porque afinal, o código que eles produzem faz parte de um todo e se comunica com o back-end. Por conta disso, é uma profissão que tende a crescer muito para quem realmente está disposto a se especializar. 

Back-End

O back-end é a parte do software que roda no servidor, também é conhecida como server-side. O desenvolvedor back-end trabalha na parte de “trás” da aplicação. Ele é o responsável pela implementação das diretrizes gerais

No caso, em uma aplicação web, teoricamente, este desenvolvedor, não toca na parte visual da aplicação. Por lidar com a regra de negócio, às vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end.

O desenvolvedor Back-end trabalha com diversas linguagens, como Go, Clojure, C#, PHP, Java, Python, Ruby, entre outras. Cada linguagem de programação é um mundo à parte, com comunidades, eventos, frameworks, livros, cursos, etc. E cada uma possui vantagens e desvantagens em relação ao uso no desenvolvimento web, bem como no mercado de trabalho. desenvolvedor back-end é quem deve garantir a integridade dos dados de um site, por isso a importância do mesmo. 

Muitas vezes, desenvolvedores Back-end não fazem, sozinhos, sites esteticamente bonitos, pois estão focados apenas da funcionalidade da página da web. Por isso a importância de se unir o desenvolvedor Back-end com o desenvolvedor Front-end. 


 

No fim das contas, as duas partes são de extrema importância para o desenvolvimento web, cabe a cada uma funções diferentes que se complementam. O front-end e o back-end são os responsáveis pelo desenvolvimento de páginas web inteiras. 

E então, tirou as suas dúvidas? Se ficou com alguma ainda, só deixar nos comentários ou entrar em contato com a gente

No Comments

Post a Comment