Fotografia publicitária de alimentos
O Instagram veio para revolucionar a forma como nossas fotos são tiradas, e, antes de tudo, pensadas. Cada vez mais as empresas do ramo alimentício têm que pensar mais e mais sobre como farão a apresentação dos seus pratos de forma a chamar atenção do seu público nas redes sociais.
A fotografia correta pode ser capaz de transformar a recepção da sua empresa, fazendo com que seus pratos sejam cada vez mais desejados. Assim, esse ramo de fotos se torna, também, um território do marketing e da publicidade. Afinal de contas, comemos primeiro com os olhos, desejamos o alimento antes que ele chegue a nossa boca, e nada melhor do que despertar o desejo do que uma belíssima foto.
Como entender melhor esse ramo da fotografia
Muitos movimentos vêm surgindo no campo do marketing a respeito das fotografias para essa área. Quantas vezes já não lemos, ou ouvimos, reclamações sobre lanches que nas fotos eram incríveis, mas na realidade eram murchos, menores, e não tinham uma “cara” tão apetitosa?!
Nesse sentido, o mercado tem buscado cada vez mais usar o mínimo de alterações nas fotografias feitas, como uma forma de torná-la cada vez mais real para o público.
Porém, para conseguir criar uma estética coerente, sem interferir na veracidade do prato, algumas técnicas foram “criadas” para auxiliar nesse processo.
É interessante pontuar que a fotografia de alimentos é um trabalho que alia: marketing, moda e gastronomia, e, que, portanto, precisa estar bem inteirado nesses três ramos para conseguir produzir bons resultados.
Como tirar fotos melhores?
Sabendo que a fotografia de marketing para alimentos exige um cuidado maior para transmitir desejo e, acima de tudo, veracidade, algumas dicas são indispensáveis para ajudar no momento de capturar as fotografias.
Fotografar os ingredientes mais frescos e que estão com aspecto mais “saudável” é uma das dicas. Isso dá à fotografia uma aparência mais chamativa e interessante, atraindo mais clientes.
Tenha cuidado com a iluminação. Crie uma atmosfera no ambiente para que a iluminação favoreça a foto.
Retire as possíveis distrações das proximidades do produto a ser fotografado. Esse é um cuidado que se deve ter não apenas com a fotografia de alimentos, mas com todos os objetos e pessoas que se for fotografar. Deixe o produto ser o destaque da foto e elimine tudo o que puder desviar o olhar do principal.
Busque adereços simples, como ingredientes crus, para criar o cenário da fotografia. Mas, preze sempre por incluir produtos que fazem parte da composição. Se está fotografando uma torta de chocolate, insira chocolate. Se for uma torta de morango, a mesma lógica.
E, por último, mas não menos importante, busque variar o ângulo da foto. Quanto mais ângulos explorar, mais chances se têm de criar uma imagem apetitosa e atraente.
Conclusão
A fotografia publicitária não deve ser considerada como algo ilusório. Em lugar de iludir o cliente, fazendo-o ficar frustrado, essa técnica tem que ser encarada como uma aliada para despertar o desejo e demonstrar o que há de melhor naquele prato.
Para desfazer esse mito de foto “fantasiosa”, é necessário que busquemos cada vez mais nos adaptar e modificar a forma como fotografamos.
Com essas dicas que demos, temos certeza que as suas fotos ficarão cada vez mais bonitas e chamativas.
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