Erros que podem diminuir as chances de sucesso do seu E-commerce
Apesar de ser um meio muito menos burocrático e mais econômico de iniciar uma vida empreendedora, para ter sucesso no seu E-commerce é necessário estar atento a vários pontos e antes de tudo se planejar. Hoje vamos mostrar alguns erros que podem afetar o seu E-commerce de forma negativa, vamos lá?
Um dos principais motivos que geram o fechamento de diversos comércios eletrônicos e também físicos é a falta de planejamento. Para não virar parte desta estatística, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar um negócio.
Pensando nisso, separamos alguns dos principais erros cometidos por grande parte dos empreendedores.
Não definir um nicho de mercado
Quem quer atingir diversos públicos, acaba não atingindo ninguém, por isso, é muito importante definir o seu nicho de mercado antes de qualquer coisa.
Analise previamente o mercado e procure encontrar demandas reprimidas ou oportunidades que você pode atender. A internet facilitou muito essa procura, além de que as opiniões das pessoas estão cada vez mais públicas.
Não tratar a loja online como um negócio de fato
Um negócio online é muito diferente de um negócio físico, aqui você precisa entender que você deve ir de encontro ao seu cliente, isso pode parecer até simples, afinal, a maioria das pessoas hoje estão no ambiente virtual.
Porém, lembre-se que as distrações na internet são muito maiores, uma notificação apenas pode desviar a atenção do seu cliente da compra, por isso, é necessário criar mecanismos que chamem a atenção do visitante.
Para conquistar sucesso, é necessário ser proativo, e não pensar que sua audiência cairá do seu. Dedique sua atenção e trabalho ao seu negócio, ele precisa disso para crescer. Ele pode até iniciar como apenas uma lojinha virtual, mas para onde ele vai e onde irá chegar só depende de você.
Focar apenas em vender produtos
Foque no seu produto ou serviço não apenas como um mero objeto, pense nele como uma forma de resolver as dores da sua audiência. Seus clientes não compram produtos, compram sensações, compram produtos que resolvem suas demandas, necessidades e dores.
Portanto, mude sua abordagem, pare de mostrar os benefícios e características que seu produto possui, e foque em demonstrar as dores que ele resolve. Crie estratégias de engajamento e agregue valor em sua vida, assim, mesmo que não compre no momento, o gatilho da reciprocidade estará ativado, e ele tenderá a comprar de você depois.
Divulgação mal planejada
Como na internet a sua empresa precisa ir até o cliente, diversas pessoas gastam rios de dinheiro com marketing, mas sem planejar e segmentar a audiência de forma correta.
Para de fato alcançar bons resultados, o planejamento e estratégia de marketing são essenciais para atrair leads e uma audiência cada vez mais qualificada e aumentar a sua taxa de conversão em vendas.
Portanto, antes de colocar e torrar, literalmente, dinheiro em anúncios patrocinados, busque entender quem é seu público e qual a melhor forma de atraí-los.
Descrição e demonstração do produto
A internet diminuiu drasticamente a barreira de entrada de novas empresas, o que resultou em um aumento exponencial de concorrência. Por isso, é importante criar estratégias que te diferenciam desses concorrentes, que muitas vezes vendem os mesmos produtos e com preços até menores.
A forma como seu e-commerce se apresenta diz muito sobre as suas chances de sucesso. Organize sua “vitrine” de forma chamativa e profissional, pois a primeira impressão que ele desperta no seu visitante, pode ser definitiva.
Se seu cliente se depara com uma descrição diferenciada, com fotos de vários ângulos, dicas de usabilidade e ainda com fotos que despertam uma sensação no seu cliente, a tendência é que entre as diversas outras, ele opte por concretizar a venda com você.
Imitar e não se inspirar
Se inspirar nos grandes é uma boa estratégia, afinal, se eles cresceram tanto é porque a estratégia deles tem sido efetiva. Mas, o que não pode acontecer é que seu e-commerce vire uma cópia deles e não possua uma identidade própria.
Portanto, busque se inspirar e se diferenciar, encontre pontos de fraquezas deles que podem se tornar a sua vantagem competitiva. E o mais importante, lembre-se que eles também começaram pequenos, por isso, não se envergonhe do seu passo a passo, o segredo é dedicação e consistência.
Conclusão
Agora que você já sabe os erros mais comuns entre os empreendedores virtuais, busque não cometê-los em seu negócio, afinal aprender com os erros alheios é muito menos custoso.
_____________________________________________________________________________________
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.