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Entenda como funcionam os meios de pagamento online

Entenda como funcionam os meios de pagamento online

Na hora de criar a sua loja virtual um dos tópicos que você deve se preocupar são os meios de pagamento, pois eles podem representar uma facilidade ou objeção para o seu cliente. Se você quer entender melhor como funciona, esse é o artigo ideal para você!

Os meios de pagamento são a chave principal para se concretizar uma venda, é por meio do intermédio dele que um comprador pode pagar o produto e/ou serviço disponibilizado por uma empresa. 

Os meios de pagamento online são as facilitadoras que auxiliam as operações monetárias e transações financeiras entre um consumidor e uma loja virtual. Dentro desta esfera, se destacam os adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento. Vamos conhecer um pouquinho sobre cada um deles?

Adquirentes

Exemplos famosos de adquirentes são: Rede, Cielo e Stone, através deles é feito a mediação de pagamentos, os quais são interligados às bandeiras Mastercard, Elo e Visa, por exemplo. 

A contratação desse tipo de serviço é feita de forma direta, trazendo um custo por transação menor, mas caso o lojista opte por inserir um sistema antifraude, o que é altamente recomendado, esse valor irá subir um pouco. 

Subadquirente

Também agem como intermediadores de pagamentos, mas diferente dos adquirentes, se caracterizam como soluções completas, pois além de cuidar do processo financeiro, o sistema antifraude vem junto. 

As subadquirentes são extensões dos adquirentes, e oferecem um formato menos burocrático já que não exige a filiação com um banco ou com nenhuma adquirente. 

Gateways de Pagamento 

São plataformas que servem de ponte entre empresas de pagamentos, como as adquirentes e as bandeiras. Nesses casos os serviços são geralmente mais caros quando são comparados às outras opções, pois além dos custos com o gateway existe também os custos com os mediadores são operações monetárias. 

Meios de Pagamento x Formas de pagamento

Como foi explicado anteriormente, os meios de pagamento se referem às empresas intermediadoras, já quando se fala em formas de pagamento, estamos nos referindo às formas que um cliente pode usar para quitar a sua compra. 

As formas de pagamento mais utilizadas nas lojas virtuais atualmente são: boleto, cartão (débito ou crédito) e personalizado. Agora vamos aprofundar sobre cada um.

Boleto

Os boletos são emitidos com o nome do cliente, contendo uma data de vencimento e é uma forma de baixo custo para os lojistas receberem por suas vendas. Pode ser pago tanto em caixas eletrônicos, quanto em lotéricas e através de aplicativos de celular. Se trata de uma transação à vista, podendo ser benéfica para que o lojista disponibilize descontos ao consumidor que comprar através dessa forma. 

O ponto negativo é que muitas vezes os consumidores emitem o boleto mas não realizam o pagamento, seja por esquecimento ou porque simplesmente não sentiram mais vontade de comprar o produto e/ou serviço. 

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça cabe ao lojista criar formas de alertar de forma sútil o seu potencial cliente de que aquele boleto vai vencer e que ele acabará perdendo o desconto, por exemplo. 

Cartão (crédito ou débito)

Essa é a forma de pagamento favorita entre as pessoas que costumam fazer compras online, pois é prática e segura. Também se mostra benéfica para o lojista, pois a quitação é feita no momento, diminuindo as chances de uma desistência como as que existem no pagamento via boleto. 

Personalizado

Essa é uma forma de pagamento que de modo geral consiste no depósito em conta ou na transferência bancária, porém representa também uma taxa de desistência maior na hora do pagamento, assim como nos boletos. 

O que devo considerar na hora de definir os meios de pagamento?

Na hora de definir de que forma irá transacionar dentro da sua loja, alguns fatores cruciais devem ser observados:

  • Taxas por transação;
  • Níveis de conversão;
  • Cobertura em caso de chargeback;
  • Prazo de liberação dos créditos (e de que forma podem ser sacados);

Busque a alternativa que mais esteja alinhada com a sua estratégia e não deixe de fazer comparações. 

Chargeback 

Esse é um conceito importante principalmente para os lojistas que trabalham com vendas online. O chargeback é simplesmente o cancelamento de uma venda, que pode acontecer basicamente a partir de dois fatos geradores:

  1. O cliente adquire um produto em uma loja virtual e o recebe no endereço informado na hora da compra. Porém, o mesmo declara ao emissor do seu cartão que não reconhece aquela compra. 
  2. Uma venda é realizada dentro de um e-commerce e o pedido é declarado como enviado, porém o consumidor de fato não recebe essa mercadoria e então o lojista entra em contato com o banco para informar a situação. 

No primeiro caso, se o lojista houver um meio de pagamento que tenha cobertura de chargeback é iniciado um processo de análise para definir quem está agindo de má fé e de forma fraudulenta. 

Caso o lojista tenha provas ao seu favor como um comprovante de entrega, ele é ressarcido pelo seu subadquirente. 

Conclusão

E então, conta para a gente quais são os meios de pagamentos e as formas de pagamento que você utiliza na sua loja!

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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