Dropshipping: tudo o que você precisa saber
Já pensou em começar a empreender sem precisar fazer um alto investimento inicial em estoque e ainda otimizar suas entregas de forma eficiente e sem muitas dores de cabeça? Parece utópico, mas a verdade é que esse método já existe, e hoje vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre ele.
Dropshipping é um novo modelo de operação que permite que o empreendedor seja apenas uma ponte entre o cliente e o fornecedor. Ao receber o pedido, o lojista deve repassá-lo ao fornecedor que ficará encarregado de entregar diretamente ao consumidor.
Desta forma, o lojista não precisa de um estoque e apenas atuará como um intermediário, ficando livre ainda de questões como logística de entrega.
Dropshipping nacional
Se classifica como o dropshipping realizado no brasil, sendo assim, livres de taxas alfandegárias, e os tributos e notas seguem o regime brasileiro.
Já o internacional se caracteriza como o dropshipping que não tem limite de fronteiras. Um exemplo de modelo internacional de dropshipping é o Aliexpress, que se caracteriza como um marketplace que liga clientes com fornecedores.
Como fazer dropshipping?
Para conseguir colocar em prática esse modelo de operação, alguns passos são essenciais, são eles:
- Criar uma loja virtual
Nesse modelo você precisa prospectar clientes como em qualquer outro negócio, criando uma loja virtual você pode expor os produtos que deseja vender de forma atrativa para o seu público-alvo. Busque ao máximo conhecer formas de deixar seu site profissional, atrativo e que passe segurança aos visitantes, são requisitos muito necessários.
- Prospectar fornecedores
Essa etapa merece muita atenção e cuidado, pois você precisa de fornecedores muito confiáveis e que realizem um bom trabalho, lembre-se que um mal serviço do seu fornecedor pode prejudicar, e muito, a reputação do seu negócio.
Pesquise diversas opções de fornecedores para o seu segmento, normalmente um distribuidor correto cobra taxas por entrega e solicitam uma quantidade mínima de pedidos.
- Concretizar contrato
Essa parte é muito importante, pois dará mais segurança tanto ao fornecedor quanto ao lojista. Deve ser feito um contrato contendo os direitos e obrigações de ambas as partes.
- Conferir pedidos e pagamentos
É importante entender que apesar de possuir um custo inicial baixo, para fazer um negócio nesse modelo funcionar e consequentemente resultar em pedidos, é necessário um investimento maior em marketing digital. No mundo digital seu cliente não vai até você e sim você vai até ele. Portanto, esteja sempre presente nos canais que sua persona está.
Quando as vendas forem efetuadas e os pagamentos executados, é tarefa do lojistas acompanhar todo o fluxo e jornada do cliente, para garantir que tudo está fluindo da maneira correta.
- Encaminhar as ordens ao fornecedor
Nessa etapa você vai passar a responsabilidade para o seu fornecedor, enviando os pedidos confirmados e os dados completos dos clientes para que o processo de embalagem e entrega possa ser iniciado.
- Código de rastreamento
É essencial que o seu fornecedor entregue o código de rastreamento da encomenda para que você possa repassar aos seus clientes e eles por sua vez consigam acompanhar seus pedidos.
Como posso encontrar fornecedores?
Existem fornecedores nacionais e internacionais para dropshipping, na maioria dos casos os internacionais oferecem produtos mais baratos, porém com entregas mais demoradas, ao contrário dos nacionais que podem acabar custando mais caro, mas oferecem uma entrega mais ágil.
Uma dica interessante seria procurar fornecedores na internet através de palavras-chaves com o seu nicho. É muito importante que você faça questionamentos sobre o processo de entrega, os tipos de remessas e prazos para cada região. Se possível, solicite amostras dos produtos (mesmo que pagas), afinal você precisa conhecer bem o que está vendendo e ter certeza que é de qualidade.
Legalização
Quando se trata da legalização no Brasil do seu negócio, os lojistas podem atuar como Microempreendedores individuais (MEI), mas devem obrigatoriamente emitir notas fiscais dos produtos.
Vantagens do Dropshipping
As principais vantagens desse modelo de operação são:
- Redução de custos
Os lojistas não precisam se preocupar em alocar seu dinheiro com estoque e nem com embalagens para transporte, o que torna a barreira de entrada muito menor.
- Variedade de produtos
Muitas vezes os fornecedores disponibilizam diversas categorias de produtos de um mesmo segmento, abrindo seu leque de opções.
- Flexibilidade
Aqui não existe loja física, estoque, horário fixo e portanto você pode trabalhar de qualquer lugar apenas com um notebook/computador que tenha acesso à internet.
- Vantagem demográfica
Através de uma loja virtual você pode atingir pessoas de diversos lugares do Brasil, podendo atrair muito mais potenciais clientes e consequentemente um maior potencial em número de vendas.
Desvantagens do Dropshipping
É importante também ressaltar algumas desvantagens desse tipo de negócio, como:
- Competitividade acirrada
Aqui você estará disputando com lojas de diversos lugares do Brasil e até do mundo, por isso para diferenciar-se será necessário aplicar um grande esforço.
- Margem de lucro menor
Mesmo com a economia gerada na parte dos estoques, ainda haverão custos com a parceria com seu distribuidor e com isso o seu lucro pode vir a diminuir bastante.
- Complicações de entrega
Como os fornecedores normalmente possuem uma demanda muito alta, os prazos de entrega são diretamente impactados, o que pode gerar alguns transtornos ou insatisfação por parte dos seus clientes.
- Grande dependência
É normal que os lojistas dependam dos seus fornecedores, mas no caso do dropshipping essa dependência é ainda maior, pois sem eles suas vendas não são concretizadas e nem entregues.
Agora que você já conhece mais sobre esse modelo de operação, já pode começar a colocar em prática os ensinamentos adquiridos. E claro, pode contar conosco na criação da sua loja virtual
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