Vale a pena terceirizar o Marketing de Conteúdo?
A produção de um bom conteúdo para as plataformas da uma empresa é intensa. Prezar por qualidade, quantidade e eficácia é uma tarefa nem sempre possível dentro do gerenciamento interno e terceirizar para uma agência especialista é a melhor forma de conquistar bons e muitos leitores, principalmente os possíveis compradores do serviço ou produto.
A dúvida e medo de muitos empresários ainda é: Será que a Agencia vai dar conta do que é preciso? Será que vale a pena terceirizar meu Marketing de conteúdo?
A resposta para esses questionamentos é uma análise dos benefícios que a terceirização pode oferecer a empresa e as dicas sobre como fazer isso da maneira certa.
O que é a produção de conteúdo?
A produção de conteúdo inclui melhorias ou produção técnica de textos para compor um site, Atualização semanal para o seu blog, postagens educativas para suas Redes Sociais, entre outras produções, como e-Books, Landing Pages e e-mails. Produzir conteúdo não necessariamente se resume a escrever textos, mas inclui também a execução de tarefas multimídias (imagens, infográficos, vídeos, podcasts, etc).
Custo
Uma terceirização de produção constante de conteúdo, obviamente inclui um investimento (relativamente baixo). Sabendo da importância que um conteúdo de qualidade técnica e escrita tem para melhorar o desempenho do seu site, ranquear suas páginas para que elas apareçam na primeira página do Google para seu cliente, é praticamente impossível afirmar que não terá retorno sobre o investido. Com uma produção especializada, não há o que perder, já que consequentemente seus canais ganharão maior visibilidade, principalmente por pessoas realmente interessadas no seu serviço, reduzindo tempo e desgaste com o público inadequado.
Tempo
Nada melhor que uma informação explicada pelo próprio especialista, certo? O problema é que nem sempre o especialista terá tempo hábil para investir na própria produção, que exige realmente dedicação. Mesmo tendo total domínio sobre o seu produto ou serviço, não vai adiantar muito se você não conseguir manterá a regularidade de produção e a atualização constante dos assuntos e novidades. Por que não confiar? O Redator da sua agência irá dedicar tempo para estudar e buscar opiniões especialistas sobre os assuntos, lembre-se que a especialidade dele é escrever para web, portanto, preparar conteúdos para emplacarem nas buscas, mas isso não o impede de produzir um material de qualidade e você mesmo pode ajudá-lo com informações técnicas e revisão final do conteúdo.
Benefício
O conteúdo produzido será profissional. Sejam imagens, textos, vídeos e toda a parte técnica terá o suporte de uma equipe especializada e você também poderá acompanhar esse processo. Antes de qualquer publicação, é realizada busca de termos e assuntos relevantes para seu perfil de cliente ideal, referências de empresas do seguimento e a consulta da própria empresa para avaliar o que é interessante ou não.A terceirização reduz o tempo gasto com reparos, mantém freqüência de atualização nas suas plataformas, além de permitir acesso as informações precisas sobre cada publicação para análise.
Dicas para terceirizar do jeito certo:
– Deixe claro seu objetivo
Se existem preferências ou objeções a primeira coisa a fazer é pontuá-los e encaminhá-los para o redator ou responsável pelos projetos da agência. Lembrando de explicitar também a razão de cada observação para que nada prejudicial possa ser produzido.
– Busque Referências
A referência ajuda muito a traduzir a comunicação entre empresas e agências, ela servirá como base para utilizar a linguagem e comunicação visual adequada.
– Ofereça a assistência necessária
A equipe ou responsável pelo conteúdo tem experiência em técnicas de escrita, pesquisa de palavras-chave e SEO. A tarefa seguinte é conhecer a fundo a temática de cada empresa, que deve ser também orientada por profissionais. O único tempo que você precisará demandar para contribuir com o conteúdo é o da assistência (responder dúvidas, sugerir temas e revisar se for necessário).
– Confie na parceria
Sem confiança, dificilmente o trabalho vai funcionar bem. Por isso que é importante pontuar inicialmente seu objetivo e deixar claro o que você espera obter. Pelo menos inicialmente faça um acompanhamento mais intenso se ainda tiver dúvidas e busque trabalhos de referência da agência para certificar-se da produção.
A terceirização de conteúdo é um modo de facilitar uma tarefa difícil e complexa. O realmente necessário é ter um objetivo e proposta clara e seguir as dicas acima para fazer a estratégia funcionar!