Dicas rápidas de como rankear bem em 2020
O Google está sempre atualizando seu algoritmo e se tornando uma ferramenta mais completa, utilizando técnicas de inteligência artificial e compreensão semântica de conteúdo. Para acompanhar tudo isso, o mercado se torna cada vez mais maduro, valorizando muito mais o investimento em SEO que continua sendo extremamente importante para o sucesso dos sites.
Para ter sucesso no Ranqueamento do seu site em 2020 é preciso estar atento a todas as informações novas que são impulsionadas pelas atualizações do Google, pelas mudanças de tecnologia, de comportamento dos usuários e pela evolução do próprio mercado.
Hoje trouxemos algumas dicas básicas para você aprender como rankear bem em 2020.
Como funciona o algoritmo do Google?
Com a quantidade de informações disponíveis na Web, encontrar o que você precisa seria quase impossível sem nenhuma ajuda para classificá-las. Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da Web no índice da Pesquisa para fornecer os resultados mais úteis e relevantes em uma fração de segundo e apresentá-los de uma maneira que ajude você a encontrar o que está procurando.
Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da Pesquisa analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza da consulta. Por exemplo, a atualização do conteúdo desempenha um papel mais importante na resposta a consultas sobre tópicos de notícias atuais do que sobre definições de dicionário.
Para ajudar a garantir que os algoritmos da Pesquisa atendam a altos padrões de relevância e qualidade, a Google tem um processo rigoroso que envolve testes em tempo real e milhares de avaliadores externos de qualidade da pesquisa treinados no mundo todo. Esses avaliadores de qualidade seguem as rígidas diretrizes que definem as metas para algoritmos da pesquisa e estão disponíveis publicamente para qualquer pessoa.
Basicamente o Google trabalha de três formas, analisando as suas palavras chaves, encontrando correspondências para a sua pesquisa, classificando páginas úteis, exibindo os melhores resultados e interpretando o contexto.
Dessa forma, cabe a você se adequar a esse algoritmo, e conseguir uma classificação melhor nas pesquisas.
Utilize os fatores E-A-T
Como a gente viu, o algoritmo do Google está buscando o melhor conteúdo a ser ranqueado, logo, você ficará em primeiro se tiver o conteúdo que se enquadre nas diretrizes.
Para isso, existem algumas técnicas, e hoje, o buscador determina o que é essencial:
- Expertise (conhecimento);
- Authoritaveness (autoridade);
- Trustworthiness (confiabilidade).
Assim, os fatores E-A-T são as diretrizes norteadoras do SEO em 2020. A plataforma tem priorizado páginas com conteúdos completos. Dessa forma, é importante buscar parcerias especializadas, caso você não tenha domínio total do assunto, e construir conteúdos cada vez mais completos e confiáveis.
Otimize seu site para o BERT
Recentemente o Google passou por uma atualização extremamente relevante para a otimização do SEO, essa atualização chamada de BERT, revolucionou a compreensão da linguagem natural e das intenções de busca dos usuários. Dessa forma, se tornou necessário saber otimizar o seu site para o BERT, para que seja possível conquistar o algoritmo do Google em 2020.
Essa atualização do Google está tornando o algoritmo um especialista em linguagem natural. Ele já é capaz de compreender um conteúdo de forma muito parecido à do ser humano.
E sabe o que isso significa? Que você não deve mais escrever textos para robôs nem insistir na repetição de palavras-chave. Isso não funciona mais, porque o Google não contabiliza o volume de palavras-chave, mas sim o contexto geral do conteúdo.
Dessa forma, o que funciona para o Google é que você escreva o conteúdo para pessoas! Basicamente, é isso que você deve fazer ao otimizar suas páginas para o BERT.
Preocupe-se em criar conteúdos que sejam bons de ler, que resolvam as dúvidas das pessoas e que tragam informações relevantes, atualizadas e confiáveis.
Estudos do Think With Google apontam para algumas tendências na barra de pesquisa, como a de que as buscas estão virando conversas. Pesquisas como “posso usar Paypal na Amazon” ou “que laptop eu deveria comprar” estão aumentando. Por isso, é importante se atentar para quais dúvidas as suas personas estão interessadas em tirar, assim você vai conseguir conquistar um público muito maior para o seu conteúdo.
Invista no Google Meu Negócio
Essa funcionalidade do Google já existe desde 2014, mas sua relevância foi tomando forma ao longo dos anos. Com o passar do tempo, a ferramenta de pesquisa foi percebendo que o usuário desejava uma resposta rápida sem precisar acessar outras páginas para isso, se for possível encontrar tudo em um lugar só, assim ele fará.
E é nesse ponto que você tem que investir. Não adianta ter uma rede social bem feita, se o seu Google Meu Negócio não tem as informações básicas para que você seja encontrado no maior buscador do mundo. Para isso você precisa atualizar sempre as suas informações como endereço, horário de funcionamento e avaliações — o usuário ficará feliz por ter encontrado de forma rápida o que precisava. Portanto, a partir de 2020 é importante trabalhar com o Google Meu Negócio como um cartão de visita on-line, um site muito menor, criando conteúdos e promoções exclusivas para esse canal.
E não, isso não significa inviabilizar o seu site. O Google Meu Negócio é uma extensão de tudo que você precisa para alavancar as suas vendas presenciais ou até mesmo virtuais. Com informações concisas e rápidas, você conseguirá expandir o seu leque de clientes interessados no seu serviço.
E então, essas foram as dicas rápidas de Ranqueamento para esse ano. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esquece de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.