Dicas para vender através do Instagram
Que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social e virou um grande centro comercial a gente já sabe, mas será que você está aproveitando essa ferramenta ao máximo para garantir suas vendas?
A internet chegou para democratizar o empreendedorismo, o que antes só poderíamos fazer com um bom e grande capital de giro, agora podemos fazer com poucos reais.
Por ser uma alternativa de baixo custo e grande possibilidade de retorno, o Instagram se tornou uma das ferramentas favoritas para aqueles que desejam iniciar ou perpetuar seu negócio. Consequentemente, isso quer dizer que a concorrência vem aumentando cada vez mais.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se diferenciar e profissionalizar seu Instagram. Vamos lá?
1- Conta Comercial
O primeiro passo de todos é transformar ou criar uma conta comercial, isso é até um exigência da própria plataforma.
Com uma conta comercial ativa você consegue ter acesso à informações essenciais para formar suas estratégias de vendas, além de te permitir criar uma loja virtual completa e gratuita usando os benefícios do Facebook e do Instagram.
2- Instagram Shopping
Uma das principais ferramentas disponibilizadas pela conta comercial é o Instagram Shopping. Com ele você vai conseguir criar uma verdadeira loja virtual dentro da plataforma e consequentemente realizar vendas.
Para que essa ferramenta seja de fato útil, é necessário que você tenha criado uma loja virtual no Facebook e que a mesma já tenha sido aprovada.
Após a aprovação, basta acessar a seção administrativa do seu perfil, tocar em Configurações, depois em Negócios e em seguida Compras.
Depois disso, você irá selecionar a opção de Continuar, escolher o Catálogo de produtos que você criou e que deseja exibir no Instagram e depois só tocar em Concluir.
E com esses passos você já monta uma estrutura básica para vender no Instagram de forma profissional.
3- Marketing
Com a concorrência cada vez maior, é necessário desenvolver estratégias de marketing que tragam um diferencial para sua loja. Se você deseja de fato vender grandes volumes, precisa parar só de curtir e seguir pessoas e começar de fato a pensar em conteúdos, estratégias, além de estudar como aumentar sua audiência, tanto de forma orgânica como através de anúncios e parcerias.
O marketing digital é um mundo a ser explorado, faça dele o seu diferencial.
4- Conteúdo
Hoje em dia não basta só publicar fotos dos seus produtos, é necessário agregar valor à sua audiência, fornecer conteúdo de qualidade e que retenha a sua atenção, e que o faça querer continuar te seguindo.
Um bom conteúdo vai te ajudar a criar um relacionamento e laços com sua audiência, aumentar o alcance das suas publicações, atrair novos seguidores, gerar engajamento e consequentemente aumentar as chances de conversão.
5- Vídeos
Vídeos mostrando seus produtos ou serviço podem aproximar os consumidores do seu negócio, por isso, não deixe de gravar de forma periódica vídeos atrativos que demonstrem os benefícios atrelados ao seu produto/serviço.
Aqui você deve usar e abusar da criatividade, lembre-se que o que mais ganha engajamento e alcance são aqueles que mais se diferenciam dos demais.
O Reels é um ferramenta relativamente recente do Instagram, e tem entregado um alcance muito satisfatório, aproveite essa chance.
6- Fotos
Pense no seu feed como a vitrine da sua loja, a tendência é que as pessoas entrem em lugares organizados e com produtos bem apresentados.
A diferença é que dentro do ambiente virtual o seu potencial cliente irá ter diversas distrações ao redor, seja uma notificação de WhatsApp ou até do próprio Instagram, por isso, o tempo que você tem para chamar a atenção dele é muito menor.
Priorize tirar fotos que valorizem o seu produto e o mostre nos mais diversos ângulos. As suas fotos devem despertar desejos e sentimentos.
7- Mantenha constância
É muito importante manter a constância nas suas publicações, manter sempre o feed atualizado, pois mesmo que o seu potencial cliente não precise daquele produto ou serviço no momento, quando ele precisar vai lembrar de você.
Lembre-se do ditado: Quem não é visto, não é lembrado.
8- Hashtags
Seu conteúdo precisa ser propagado e divulgado o máximo possível, afinal para ganhar engajamento é preciso visibilidade, e as hashtags podem te ajudar nisso!
O Instagram agrupa publicações que utilizam as mesmas hashtags, por isso, se seu perfil for aberto ou comercial, quando algum usuário pesquisar pela hashtag que você já utilizou, lá estará sua publicação aparecendo para ele.
Lembre-se que as pessoas também podem optar por seguir hashtags, então quando você utilizar uma hashtag, por exemplo: #saúde, a sua publicação irá aparecer para aqueles que seguirem essa hashtag.
Mas cuidado, utilize as hashtags certas que tenham compatibilidade com seu conteúdo e público.
9- Invista em anúncios
Você pode investir em anúncios tanto no Instagram Ads quanto no Facebook Ads para aumentar o seu alcance. Aqui vale um estudo sobre sua audiência e uma definição de estratégia.
Comece com pouco dinheiro para ir testando quais segmentações e estratégias dão mais retorno e aos poucos vá aumentando a quantidade de dinheiro investido.
10- Estude sempre
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais volátil, por isso, você precisa se atualizar sobre as mudanças que estão por vir, se adaptar a elas e usá-las como ponto forte do seu negócio.
Estude, conheça técnicas, aprimore-as e se capacite para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo.
Espero que tenha curtido as dicas, agora é hora de colocá-las em prática!
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.