Dicas para acertar no marketing para restaurantes
Abrir um restaurante envolve muito mais do que servir uma boa comida. Para se destacar da multidão, é necessário estar por dentro do que divulgar, para conseguir consumidores dos seus pratos.
Pensando nisso, o marketing para restaurantes se tornou algo cada vez mais otimizado, visando o retorno rápido para o restaurante. Hoje, não basta apenas servir o cliente, para se obter sucesso, o seu marketing tem que ser assertivo e chamativo para você ser encontrado nas redes e ter um restaurante de sucesso.
Hoje, trouxemos algumas dicas para você acertar no Marketing para restaurantes, e ter um local cheio de clientes todos os dias da semana.
1- Esteja inserido nas redes.
As redes sociais são um carro chefe quando o assunto é comida. As pessoas comem com os olhos, primeiro nas suas casas, e só depois investem o dinheiro delas indo ao seu restaurante. Por isso, é preciso manter a sua rede social ativa e com um conteúdo de muita qualidade para que os clientes desejem visitar o local.
Algumas dicas para ter uma rede social referencial no quesito restaurante são:
- Tire boas fotos dos seus pratos.
As pessoas comem com os olhos! Deixe que as fotos falem por você, investir em belas fotos dará a sua rede social um profissionalismo e vai atrair clientes curiosos. Assim que eles forem provar a sua comida, você os conquista com o sabor e, consequentemente, vai fidelizar esses clientes.
- Tenha personalidade
Uma rede social marcante é uma rede social de personalidade. Mantenha um padrão, mostre quem você é, os clientes admiram isso.
- Tenha periodicidade
Faça postagens recorrentes. Esse é um ponto importante, uma rede social ativa alcançará muito mais pessoas do que uma rede social sem periodicidade. Mantenha as postagens em dia, e responda as dúvidas do seu cliente. O atendimento começa nas redes.
2- Invista no marketing de indicação (boca a boca)
As pessoas confiam uma nas outras quando o assunto é comida. Por isso, invista nesse marketing de indicação, deixe os seus clientes levarem novos clientes para você.
Para isso, é necessário prestar um bom atendimento, e um bom serviço. Fazer aquele cliente querer voltar lá mais vezes, e querer falar sobre o seu restaurante. Ele vai ser o propulsor do seu marketing.
Existem algumas coisas que podem ser feitas pelo seu restaurante para aumentar esse marketing de indicação. São elas:
- Distribuição de brindes, promoções, e descontos para os seus melhores clientes;
- Incentivar os seus clientes a divulgarem o restaurante nas redes sociais;
- Confeccionar cupons de descontos em forma de convite para os seus clientes presentearem os amigos;
- Participar de festivais e eventos gastronômicos para ser encontrado por outras pessoas.
3- Crie programas de fidelização
Faça os seus clientes voltarem no seu restaurante. Os programas de fidelização são perfeitos para criar uma ligação com o seu cliente. Com Um programa de fidelidade, você consegue de uma forma simples,e não invasiva, fazer os seus clientes ficarem satisfeitos, e voltarem para o seu restaurante.
Além disso, com o programa de fidelidade você faz com que os seus clientes se lembrem de você, e comentem sobre o seu restaurante. Para isso, você pode utilizar vários tipos de incentivos do programa fidelidade, sejam recompensas físicas, devoluções, descontos, produtos gratuitos, ou o que melhor beneficie o seu marketing para restaurante.
4- Anuncie na sua região
O marketing pode ser feito de forma simples e assertiva quando feito mais próximo da sua região. Seja colocando um carimbo em mercearias, um outdoor por perto do seu restaurante, ou fazendo alguma ação promocional.
O importante aqui é mostrar às pessoas onde você está e deixar que elas conheçam o seu local.
5- Participe de aplicativos de delivery
Os aplicativos de delivery de comida estão cada vez mais em alta. Os clientes procuram cada vez mais um modo cheio de praticidade e conforto para fazer as suas refeições. Por conta disso, os aplicativos de delivery de comida estão com tudo, e prometem continuar por muito tempo.
Para um bom Marketing de Restaurante, esteja inserido nesses locais. As pessoas poderiam provar a sua comida em qualquer lugar. Você continuaria lucrando, e consequentemente, vendendo mais.
E então, gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos aqui para ajudar.