9 dicas de marketing para imobiliárias venderem mais
Nunca foi tão importante pensar em marketing para imobiliárias. O mercado é concorrido e exigente. Assim como os consumidores. Separamos dicas matadoras de como vender mais através do marketing.
Você já se perguntou qual o sonho mais frequente do brasileiro?
Anualmente, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o SEBRAE, realiza a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor.
Ela monitora os maiores sonhos dos brasileiros. Dentre os itens listados, a casa própria fica em segundo lugar (48%), atrás somente de viajar pelo Brasil (50,2). No Nordeste, a porcentagem sobe para 59,2%.
E não é difícil entender estes números. Grande parte dos brasileiros ainda não possuem casa própria. Mesmo os programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida, facilitando este acesso.
Nos últimos anos, o mercado imobiliário teve uma retração. Bem diferente de anos atrás, com o boom da construção civil. Porém, a lei da oferta e demanda é implacável.
Por isto, as ações de marketing para imobiliárias não podem parar. E, em um momento de convergências digitais, é ainda mais importante entender como atingir o público ideal.
Separamos, aqui, 9 dicas matadoras de marketing para imobiliárias. Vamos conferir?
- Metodologia Inbound
- Presença nas Mídias Sociais
- Recomendações
- Sites profissionais
- Invista em conteúdo
- Saiba o que seu público quer
- Plataformas específicas
- Analise os resultados
- Continue investindo e evoluindo a estratégia
1. Metodologia Inbound
Nos últimos anos, o Inbound Marketing tornou-se mais do que um conceito interessante. Passou a ser a melhor saída para qualquer segmento.
A utilização da atração como forma de gerar vendas e valor passa por quatro etapas. E, a elas, damos o nome de metodologia Inbound.
- Atrair visitantes através de conteúdos interessantes;
- Converter visitantes em leads;
- Fechar a venda;
- Transformar os clientes em defensores da marca.
2. Presença nas Mídias Sociais
Não importa qual seja seu público-alvo ou sua persona. Ele estará nas mídias sociais.
Somente no Facebook são mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. No Instagram, esse número passa de 1 bilhão. E, no Brasil, mais da metade da população está nas mídias sociais.
É impossível pensar em um negócio bem estabelecido digitalmente sem relacionamento. E não só por ser um dos pilares do Inbound Marketing.
As mídias sociais, dentro do marketing para imobiliárias, oferecem o suporte necessário para atrair visitantes e transforma-los em leads.
3. Recomendações
Até o “boca à boca” se tornou digital.
As mídias sociais possuem um sistema de recomendações e avaliações. Como o Facebook, por exemplo.
E elas possuem papel determinante na imagem de uma empresa digitalmente. Boas recomendações passam por um atendimento de excelência. E pela rápida resolução de problemas.
4. Sites profissionais
Pensar na criação de sites especializados em conversão é mais do que um luxo. Não existe empresa bem posicionada digitalmente sem um site.
As mídias sociais agem atraindo público para ele. E é nele onde ocorrerão as conversões.
Um bom site institucional precisa ser responsivo, leve e objetivo. Além de possuir boa otimização em SEO.
5. Invista em conteúdo
Dentro das estratégias de marketing para imobiliárias, não podemos deixar de destacar o Marketing de Conteúdo.
A criação de pautas relevantes em um blog gera mais do que tráfego. Agrega valor ao site e a empresa.
No momento em que um visitante consumi-lo, verá o espaço como um centro de informações. Leve-o a aprender com você sobre os assuntos relevantes ao seu negócio.
É no blog em que as primeiras conversões – de visitantes para leads – acontecem.
Fale sobre as novidades do mercado imobiliário, dicas de localização, tire dúvidas sobre assuntos complexos, etc.
6. Saiba o que seu público quer
Quais são as dúvidas mais recorrentes da sua persona?
A língua escrita possui suas limitações. E explicar alguns conceitos através de, somente, texto, é complicado.
Faça um estudo aprofundado do seu público. Faixa etária, demografia, escolaridade, etc. veja como pode facilitar a comunicação.
Através disto, por exemplo, fica mais simples saber como passar algumas informações. Se através de imagens, vídeos ou modelagem 3D das residências, por exemplo.
7. Plataformas específicas
As mídias sociais são ótimas para relacionamento e atração, como dissemos. Porém, existem plataformas próprias para o mercado imobiliário. E que não podem ser esquecidas.
Leve as informações e imagens dos seus imóveis para estes veículos específicos. Zap Imóveis, ImóvelWeb, Lugar Certo, etc.
Estes sites, também, podem se tornar boas formas de fechar negócio.
8. Análise e resultados
Uma das maiores vantagens com relação ao Outbound é a mensuração de resultados.
Com os dados do andamento das estratégias em mãos, fica mais fácil ver os erros. E também os acertos.
As campanhas de anúncios patrocinados, por exemplo, são inteiramente customizáveis. Desde a segmentação do público até valores e palavras-chave.
Com as mídias sociais, é possível identificar os dias e horários mais acessados pelo público. Já no site e blog, ver quais temas são mais acessados e os interesses dos visitantes é bem simples.
9. Continue investindo e evoluindo a estratégia
O marketing para imobiliárias não pode acontecer somente uma vez. Deve ser algo pensado para ser perene, duradouro. E modificável.
Após implementar as bases citadas – site, mídias sociais, produção de conteúdo – lide com os números. Veja as possibilidades através dos resultados e invista.
Os resultados com o marketing para imobiliárias não aparecem da noite para o dia. Porém, não investir nisso torna os resultados – no bolso – ainda menores.
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