7 dicas quentes para suas campanhas no Google Adwords
Investir em anúncios patrocinados traz enormes resultados. Mas não é tão simples quanto parece. Separamos algumas dicas paras suas campanhas no Google Adwords!
A plataforma de anúncios patrocinados do Google é a mais utilizada do mercado. E não por acaso: o Google Adwords apresenta resultados importantíssimos em uma estratégia de Marketing Digital.
Neste artigo, daremos 7 dicas importantes de como melhorar suas campanhas no Google Adwords. Vamos nessa?
- Termos de pesquisa x palavras-chave
- Google Shopping
- Aceleração de campanhas
- Segmentação
- Análise profunda
- Data e hora
- Custo por clique
1. Termos de pesquisa x palavras-chave
Há uma diferença entre o que o visitante digita e o que o anunciante mostra interesse. E esta diferença aparece nestes dois conceitos.
Os termos de pesquisa são aquilo que o usuário digita na busca do Google. Já as palavras-chave são inseridas pelo anunciante como forma de demonstrar interesse ao Google.
O algoritmo do buscador é bastante inteligente neste sentido. Ele consegue identificar as palavras-chave ideais para os termos de busca. E então, faz a exibição do anúncio.
Podem, pode acontecer de um termo de pesquisa não ir para uma palavra-chave adicionada pelo anunciante. Ou do Google disparar o anúncio em uma pesquisa que não tem pé ou cabeça.
Para saber isto, basta analisar o relatório oferecido pelo Google Adwords. Ele mostrará quais os termos estão acionando ou não seus anúncios.
A partir disto, há duas ações a serem feitas:
- Adicionar os termos com maior potencial à lista de palavras-chave;
- Adicionar os termos com menor potencial à lista de palavras negativas.
Há diversas ferramentas para encontrar as melhores palavras-chave. SEMRush, Ubersuggest e o próprio Keyword Planner do Google.
2. Google Shopping
Para quem possui um e-commerce, o Google Shopping é essencial. Com ele, a criação de anúncios específicos se torna mais fácil.
Integrando o Google Adwords ao Google Merchant Center, o anunciante pode expor produtos com fotos e preço. Direto na SERP.
As informações dos produtos são atualizadas automaticamente pelo feed de produtos do e-commerce. Sem precisar realiza-las manualmente.
A diferença é que, aqui, não é o anunciante quem escolhe as palavras-chave. O algoritmo do Google identifica, através do feed do e-commerce, quais produtos exibir para cada termo de pesquisa.
Outro ponto importante é segmentar os produtos por grupos de anúncios específicos. Isto facilita a organização dos anúncios e a identificação dos produtos pelo algoritmo.
3. Aceleração de campanhas
Há uma opção no Google Adwords ideal para a aceleração de campanhas. O que pode ajudar bastante em sua estratégia.
As entregas padrão uniformizam o valor por dia para exibição dos anúncios. Já as entregas aceleradas exibem ao máximo possível o anúncio, até o fim do orçamento. É uma ótima maneira de aumentar a quantidade de impressões.
4. Segmentação
Existem diversas formas de segmentar uma campanha com o Google Adwords. Região, gênero, interesses, etc.
Não ter uma persona torna o ROI da sua campanha insatisfatório. Afinal de contas, o público não foi segmentado com profundidade.
Antes de pensar em quanto gastar, é preciso saber a quem será direcionado o anúncio.
Outra dica interessante é criar campanhas diferentes para cada região. Com as mesmas palavras-chave e grupos de anúncio. Além de facilitar a mensuração dos resultados, diminui o custo por clique.
5. Análise profunda
Tenha cuidado ao pausar campanhas. Por mais que alguns grupos de anúncios não apresentem conversões, não é recomendado pausar campanhas que, de alguma maneira, estão convertendo.
Ainda que uma campanha esteja trazendo resultados baixos, em algum momento, ela está trazendo resultados. Por isto a cautela.
Para, enfim, pausar uma campanha, observe os grupos de anúncio. Quais estão com ROI baixo e não estão convertendo? A pausa deve acontecer nestes casos.
6. Data e hora
Já falamos sobre os relatórios do Google Adwords. Entre as informações acessadas, é possível saber os horários e dias da semana com melhor desempenho.
Por ser personalizável, é importante que o anunciante tenha ciência destes dados. Com eles em mãos, fica mais simples adequar a campanha.
É possível diminuir o valor de lance em um dia ou hora específica. Ou parar completamente a veiculação dos anúncios.
7. Custo por clique
A ferramenta de anúncios patrocinados possui um algoritmo interessante para lances.
Ao otimizar o CPC, sempre que houver maiores chances de conversão, o Adwords irá aumentar em até 30% o valor do lance. Quando as chances forem pequenas, ele pode diminuir em até 100%.
Uma série de fatores são analisados neste momento. Navegador, horário de acesso, dia, etc. ele percebe, através destes dados, quando há aumento de chances. E realiza, sozinho, os ajustes.
Isto diminui o CPC, principalmente quando não há um alto orçamento disponível.
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