Dia dos Namorados e o Marketing
Chegou a época em que tudo são flores, e os apaixonados ficam mais apaixonados ainda. No Brasil, no dia 12 de Junho é comemorado o Dia dos Namorados. Nessa data, o amor é celebrado, os restaurantes lotam, e muitos presentes são comprados.
Sem tirar o romantismo da data, o dia dos namorados é comemorado no resto do mundo no dia de São Valentim, em fevereiro, e toda a história que acontece nesse dia é linda e cheia de firulas. Mas, no Brasil a coisa não foi bem assim. A data foi criada com fins estritamente comerciais.
Em 1948, a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. Uma jogada de Marketing que deu certo e perdura até hoje.
Porém, a data não foi escolhida ás cegas. No Brasil, as mulheres que estavam a procura de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor.
A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. O que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.
Essa troca de presentes que é muito romântica, não se passa de uma jogada para vender mais. E hoje em dia, as agências de Marketing digital vêm se valendo dessa ideia, e lançando campanhas enormes de dia dos namorados. E hoje, a data virou a segunda mais rentável do Brasil, perdendo apenas para o Dia das Mães.
O marketing
No início os presentes eram restritos a ursinhos, chocolates e flores. Hoje, todo objeto pode virar um presente de dia dos namorados. E a tradição já foi instituída em todas as relações.
As diversas marcas já investem fortemente em campanhas voltadas para a data, e em ações de marketing para gerar vendas e visibilidade.
Produzir um conteúdo romântico é o ponto principal da data. Porém, não se pode esquecer da essência da empresa que está trabalhando. O dia serve para você conquistar o coração do seu cliente, mesmo que não tenha nada específico para vender naquele momento, é importante estar presente e entretido com a data.
As redes sociais te permitem ficar perto dos seus clientes, por isso criar cards e engajamento nas redes nessa época é extremamente importante.
Para além dos cards, existem algumas dicas práticas de Marketing que podem alavancar as suas vendas, e gerar um bom retorno nessa época do ano. Vamos conhecer algumas delas.
1. Utilize a criatividade
Essa é a época perfeita para provar para o seu cliente que o seu produto é o melhor. Por ser uma data anual, as opções de presentes ficam escassas com o tempo. Então essa é a hora de usar a criatividade e mostrar para os seus clientes que o seu produto é o melhor presente.
Faça promoções, e mostre que o seu produto é uma escolha melhor do que os presentes óbvios.
2. Invista no seu e-commerce
As vendas online viraram os carros chefes das empresas. Porém, nessa época é preciso muito cuidado com o prazo de entrega.
Fique atento aos seus transportadores. E ofereça muito além do convencional, caixas decoradas, ou um cartão de brinde, farão tanto quem comprou, quanto quem vai ganhar o presente, se apaixonarem pela sua marca. É essa paixão que te proporcionará uma maior quantidade de vendas nas outras épocas do ano também.
3. Use Landing Pages românticas
O seu site também pode estar no clima da data. É importante tocar o cliente nos mínimos detalhes. O imaginário do dia é o momento perfeito para gerar o desejo pelo seu produto.
Nessa época, você tem um motivo a mais para fazer com que os seus clientes comprem, utilize isso ao seu favor.
4. Lembre-se de todos os públicos
Um marketing assertivo conhece para quem está falando. Se a maioria do seu público é solteiro, isso não impede em nada que você use o pretexto do dia dos namorados para vender. O amor próprio está em alta e você pode usar isso a seu favor. Cards com frases como “você merece esse presente” induzindo o público a se presentear pode ser o diferencial do seu comércio.
5. Participe da brincadeira
Por último, mas não menos importante, participe da brincadeira. A data pode ser rentável para todos. Pensar em um jeito de fazer a sua empresa entrar na brincadeira e gerar conteúdo, é fundamental.
Tem alguma dúvida sobre como fazer esse marketing? Deixa nos comentários ou entre em contato com a gente.