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Descubra o que é a estratégia multicanal e entenda o porquê deve aplicá-la em seu negócio

Descubra o que é a estratégia multicanal e entenda o porquê deve aplicá-la em seu negócio

Quando se pensa em loja física, é muito difícil estar em todos os lugares que seus clientes estão, não é mesmo? Mas, no mundo virtual além de possível é cada vez mais necessário. Por isso, hoje vamos te ensinar como você pode usar a estratégia multicanal a seu favor.  

Estar presente nos lugares que os clientes também estão tem se tornado um grande desafio para os empreendedores. Isso se deve ao grande número de meios de comunicação disponíveis e as constantes mudanças no ambiente social. 

É exatamente por isso que a estratégia multicanal passou a existir, para dar conta de tantas demandas existentes no cenário atual. Então vamos lá!

O que é a estratégia multicanal?

Antes de tudo precisamos entender do que se trata essa estratégia, e de forma simples e direta podemos dizer que significa levar sua marca para os mais diversos canais.

A grande sacada é fazer uma pesquisa para identificar quais as principais redes e canais que seu público-alvo está presente, e a partir desse estudo garantir que sua marca esteja presente nesses mesmos lugares. 

Hoje são diversas as possibilidades de captar vendas e clientes, entre os principais canais podemos destacar:

  • Televisão e Rádio;
  • Loja Física;
  • Loja virtual;
  • Marketplaces;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • SMS;
  • E-mail;
  • Aplicativo;
  • Chat Online;

Mas, já pensou o quanto você teria que gastar para estar presente em cada um desses canais? Sim, é bastante dinheiro, mas calma que dentro dessa estratégia o importante mesmo é identificar por quais desses meios você consegue impactar e atingir mais potenciais clientes. 

Como criar uma Estratégia Multicanal?

Agora que você já sabe do que se trata, chegou a hora de conhecer os passos necessários para colocar essa estratégia em prática. Você vai precisar dispor de bastante energia e atenção nesse processo se quiser de fato obter bons resultados. 

Mas, não se preocupe que seguindo todo esse passo a passo você vai longe!

Conheça o seu público-alvo

Esse é o grande alicerce da sua estratégia, pois um erro de pesquisa pode te custar caro e te trazer péssimos resultados. Portanto, lembre-se que quando se trata de marketing, conhecer o seu público-alvo e ter uma persona definida é algo essencial para traçar estratégias assertivas.

Por exemplo, vamos imaginar que você venda produtos para uma maioria jovem entre 18 e 25 anos de idade. É muito provável que esse público não acorde às 6h escutando rádio, e sim checando as redes sociais, concorda? Por isso, investir em propagandas na rádio seria praticamente jogar seu investimento no lixo. 

Dedique um tempo para traçar o perfil do seu público e identificar em quais lugares você pode encontrá-los, assim suas campanhas terão um índice de assertividade muito maior. 

Integre diferentes canais

Já pensou que loucura seria ter que criar diferentes conteúdos e estratégias um para cada canal? Mas calma, fica tranquilo, porque na verdade você precisa traçar estratégias funcionais que integrem todos eles. 

Um exemplo seria criar conteúdos e guiar sua audiência de um canal para o outro, levando-os destino final desejado. 

Imagine você como uma empresa de tecnologia que acabou de lançar um novo modelo de celular. Você pode primeiramente fazer a postagem com o lançamento oficial do seu produto na página de vendas e logo depois disparar e-mails para seus leads divulgando esse novo produto e deixando um link para que acessem o conteúdo completo. Assim como você também pode fazer um post nas redes sociais convidando os usuários para acessarem a sua página. 

Usando essa estratégia você será capaz de ampliar a visibilidade da sua marca sem necessariamente precisar desenvolver uma ação para cada canal. 

Identidade visual 

Seu cliente precisa saber que é você interagindo com eles em cada uma das redes sociais, por isso uma identidade visual bem definida é muito importante.

 Lembre-se que nós memorizamos imagens, cores e demais elementos visuais, portanto mantenha um padrão quando se trata de imagem, logotipo, fotos, paletas e fontes. Isso transmitirá uma imagem profissional e de confiança do seu negócio.

Gere valor 

Não se esqueça que de nada adianta estar presente em todos os lugares se nenhum deles você entrega valor aos seus clientes. 

É importante haver uma relação de troca, por exemplo, se você vende produtos naturais, seu público deve consumir conteúdos voltados à saúde e bem-estar, seria coerente então produzir conteúdos voltados a esse tema, atraindo assim a atenção da sua audiência.

O marketing de conteúdo possui técnicas incríveis e é muito utilizado pelas maiores empresas e líderes de mercado.

Mapeamento de custos e análise de resultados

Uma hora ou outra você irá precisar investir dinheiro seja em tráfego pago, nas campanhas de marketing, em um anúncio ou em alguma empresa voltada para a produção de conteúdo. Por isso, é importante mapear todas as ações que possam te gerar custos e já adequá-las ao seu orçamento disponível. 

E por fim, você deve analisar os resultados alcançados através de métricas que vão te ajudar a entender se aquela determinada estratégia está sendo efetiva. Essa é uma fase importante, pois você irá identificar em quais canais você está obtendo mais resultados, podendo assim direcionar melhor seus recursos. 

Lembre-se que tudo isso é um ciclo sem fim, então a todo momento você deve estar pesquisando, criando e avaliando suas estratégias. 

Quais as principais vantagens da estratégia multicanal?

São inúmeras as vantagens e motivos para você investir nesse método, entre as principais estão:

  • Aumento de credibilidade da empresa;
  • Maior presença de marca, afinal “Quem não é visto não é lembrado”;
  • Aumento da taxa de conversão, pois você aumentará e muito seu alcance;
  • Facilidade de obter feedbacks, visto que você consegue atingir um maior número de clientes através dos seus mais diversos canais de comunicação;
  • Maior conhecimento sobre seu público, já que você pode monitorar e acompanhar o comportamento deles nas mais diversas redes;
  • Aumento de fidelização, pois o contato direto e contínuo com seus clientes irá gerar uma maior aproximação, criando relações duradouras. 

Agora que você já sabe o que é, como fazer e quais as vantagens de implementar a estratégia multicanal, está esperando o que para pôr a mão na massa?

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

 

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