Descubra as principais mudanças e tendências de consumo para o ano de 2021
Que diversas mudanças nos hábitos dos consumidores aconteceram de forma abrupta em 2020 a gente já sabe, mas quais desses hábitos devem perdurar nos próximos anos? Se você quer saber das principais tendências, continue conosco!
O ano de 2020 deixou marcas na história de qualquer empreendedor que conseguiu sobreviver a ele, mas os desafios não acabam por aí. O ano de 2021 vai seguir sendo um ano de adaptações e mudanças, e para garantir o sucesso da sua empresa, é necessário acompanhar esse ritmo.
Pensando em como te ajudar nesse processo, separamos algumas tendências que devem perdurar nos próximos anos, vamos lá?
Compartilhamento de experiências
A necessidade de expressar sentimentos e experiências positivas e negativas tem sido algo recorrente na vida desses novos consumidores. E com a velocidade que a informação percorre hoje, eles podem ser grandes aliados da sua empresa ou verdadeiros assoladores de reputação.
Por isso, faça o possível para usar essa nova tendência ao seu favor, e incentive os seus clientes a compartilharem suas experiências positivas, pois isso vai gerar prova social.
Lembre-se que as pessoas são muito mais propensas a concretizarem uma compra após pesquisar os feedbacks daqueles que já adquiriram o produto ou serviço em questão.
Meios de Pagamento
Novos meios de pagamento estão surgindo nesse período de mudanças e afastamento social. Esses meios buscam facilitar a compra e diminuir o esforço necessário do consumidor.
A tendência futura é que cada vez mais o dinheiro físico venha sendo substituído por esses meios digitais e cartões de crédito.
Pagamentos por aproximação, wallets, via pix, QR Code, link de pagamento e entre outros são uma das novas formas existentes. Busque sempre implementar essas novidades em sua loja, praticidade é a palavra-chave para a nova geração de consumidores.
Formas de Entrega
Um dos fatores decisivos na hora da compra é a forma de entrega, quanto mais rápida ela for, maior será o valor percebido da sua empresa para o seu cliente. Por isso, os lojistas têm pensado em novas alternativas, e uma das mais famosas para aqueles que possuem, além de lojas físicas, e-commerces é a retirada na loja.
Busque sempre novas alternativas de logística que possam baratear e aumentar a eficiência da sua entrega.
Experiências personalizadas
Os novos consumidores estão cada vez mais exigentes, e eles buscam não só produtos e serviços, mas sim experiências de compra.
Por exemplo: O que faz uma pessoa pagar o triplo do valor em um Starbucks sendo que poderia pagar muito mais barato em um café da lanchonete da esquina? A resposta para essa pergunta é simples: o Starbucks não vende um simples café, eles vendem experiência para os seus consumidores.
Outro exemplo que podemos utilizar é quando assistimos um vídeo no YouTube e a partir daí os algoritmos vão nos indicando conteúdos semelhantes, se adaptando às nossas preferências e tornando aquela plataforma totalmente personalizada para o usuário. Isso também se caracteriza como uma experiência personalizada.
Por isso, busque ao máximo oferecer ao seu cliente uma experiência diferenciada na hora da compra. Agregue valor ao seu produto e faça com que ele se destaque no meio da concorrência.
Serviços de Streaming
Sem dúvidas essa é uma das tendências que mais vieram para ficar. Você muito provavelmente deve ter algum desses serviços por assinatura, se não todos eles:
- Netflix
- Spotify
- Amazon Prime Video
- Globoplay
- HBO GO
O consumidor moderno utiliza desse tipo de serviço tanto para obter informações, quanto para entretenimento. Tem se tornado um grande destaque na vida das pessoas.
DIY (Do It Yourself)
A cultura do “Faça você mesmo” tem se tornado cada vez mais forte, pois as pessoas começaram a perceber a economia gerada e até como isso pode se tornar um novo hobbie em suas vidas.
Mudanças no estilo de Vida
A nova geração de consumidores têm se preocupado muito mais com a saúde física e mental no longo prazo, por isso, houve um grande crescimento da indústria fitness e vegana, por exemplo. Além de haver um aumento nos níveis de preocupação quanto à sustentabilidade, levando a necessidade de inserção desse tema nos processos decisórios das empresas.
Conclusão
E então, conta para a gente quais dessas tendências você acredita que vão estar presentes nos próximos anos?
Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.