Como usar a internet para reduzir custos de prospecção?
A geração de leads vem sendo descrita como a captação de potenciais compradores para sua empresa. É fundamental para que o processo de vendas siga avançando, sendo assim quanto mais potenciais clientes os vendedores encontrarem, maiores chances se têm de eles fecharem novos negócios. E ai que o custo de prospecção entra.
Use o marketing digital para chegar ao seu publico alvo com rapidez
Com a escalda da internet como um meio de informação que assume protagonismo nos últimos dias, empresas que conseguem montar estratégias e ações de marketing online também tendem a atrair mais leads. Não importa a natureza do seu negocio, é impossível que ele sobreviva sem uma boa presença digital. Você precisa ter um bom site, atuar nas redes sociais, investir em anúncios online, entre outras táticas. E o melhor é que na web, você pode utilizar inúmeras ferramentas que façam com que as mensagens da sua empresa cheguem ao publico certo na hora certa. O poder de segmentação e a rapidez de interação proporcionada pelo ambiente digital vêm mudando a forma com que as marcas atingem seus clientes e públicos de interesse.
Publique seus casos de sucesso para aumentar a credibilidade da empresa
Ao contar de que forma o seu negocio conseguiu resolver problemas de outras empresas, você está implicitamente fazendo com que seus leads se identifiquem e fiquem curiosos para conhecer os produtos e serviços que você oferece. Monte publicações que contem os desafios que seus clientes tinham antes de procurar sua empresa e os resultados obtidos depois que a parceria foi feita.Publique esses relatos em seu site, revistas, jornais e redes sociais.
Crie um programa de indicação de novos clientes
Outra forma relativamente barata de atrair novos leads reduzindo os custos de prospecção é montando um programa de indicações de novos clientes. Você fornece alguma recompensa para que seus clientes atuais indiquem novos consumidores interessantes. Crie um regulamento com regras claras, e pense em uma recompensa bem atraente e apresente aos seus clientes ativos.
Use a tecnologia para gerenciar estrategicamente os leads
Um fator que não pode ser deixado de lado é o gerenciamento estratégico dos leads captados. De nada adianta receber vários e-mails com sinalização de interesse se os contatos ficam esquecidos. Use um bom CRM para cadastrar os contatos dos leads e disparar ações de contato e relacionamento. Um marketing bem automatizado reduz consideravelmente os custos de prospecção. Certifique-se de que a solução seja incorporada pelo time comercial e que as pessoas estão dando andamento as ações para transformar oportunidades em vendas.
Crie campanha de incentivo
Boa parte das vezes as campanhas de incentivo só premiam as vendas. Ao incluir a criação de novas oportunidades nas ações de incentivo, sua empresa demonstra ao time comercial que captar leads também é importante. Os vendedores também merecem ser reconhecidos. À médio e longo prazo, a cultura de captação de potenciais clientes passa a ser incorporada pelos profissionais. O funil de vendas nunca para de receber novos contatos. Isso também pode levar ao fechamento de novos pedidos.
Conclusão
Reduzir os custos de prospecção vai além da matemática básica. É uma ação feita em conjunto com a equipe. Pronto para reduzir os seus custos?