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Conheça as principais causas da mortalidade de empresas

Conheça as principais causas da mortalidade de empresas

Segundo uma pesquisa do IBGE 60% das empresas com cerca de 5 anos fecham suas portas. Se você não quer fazer parte dessa estatística continua conosco para conhecer os principais erros cometidos e já se precaver no seu negócio. 

Ser empreendedor é enfrentar desafios e solucionar problemas todos os dias, é ter que se reinventar e estar sempre se adaptando às mudanças, é viver em prol de um sonho e não desistir mesmo quando tudo parece dar errado. 

Mas, a verdade é que para muitos o sonho acaba muito mais cedo do que se imagina, já que cerca de 25% a 30% de empreendedores não conseguem concluir o primeiro ano em atividade. Apesar de ser uma estatística preocupante, você pode fazer diferente aprendendo com o erro do outro. Por isso, para te ajudar separamos as principais causas da mortalidade de empresas no Brasil atualmente, vamos lá?

1. Ausência do plano de negócios

De nada adianta começar um negócio sem planejamento, pois no primeiro desafio as coisas já tendem a dar errado. Sem um plano de negócio é inviável fazer projeções de curto, médio e longo prazo para a empresa. 

Antes de abrir um negócio é essencial um planejamento prévio com informações importantes sobre o mercado, desde aspectos legais, até fornecedores, hábitos de compras dos potenciais clientes, investimento inicial e capital de giro necessário. 

Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que quanto maior o tempo de planejamento prévio do negócio, maiores são as chances de sucesso dele. Mas, também não vai deixar tudo só no papel, tá?

2. Falta de planejamento estratégico

Aqui deve também existir uma atenção especial, pois é o que vai garantir o crescimento sustentável de uma empresa. Perguntas essenciais devem ser respondidas, desde o produto a ser comercializado, até o diferencial da empresa. Definir metas com prazos definidos, investimentos necessários e posicionamento são cruciais para o sucesso de uma empresa.  

3. Gestão Empresarial 

Uma gestão ativa e preparada para aperfeiçoar produtos e serviços, que esteja sempre atualizada em relação aos avanços tecnológicos do setor e que busque inovar processos e investir em capacitação é crucial para a sobrevivência das empresas no atual cenário.  

Não se pode esquecer que mudanças rápidas exigem ações e atitudes rápidas, porém assertivas. O nosso novo cenário é chamado de mundo VUCA, que traduzindo para o português representa as siglas de: Incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade, que são características do novo mercado. 

4. Descontrole Financeiro 

É normal que no início de todo negócio o lucro não venha a superar o investimento inicial, na verdade, a realidade é que é muito provável que as empresas fiquem no negativo por um tempo, e é por isso que um controle financeiro de fluxo de caixa são tão importantes, especialmente nessa fase inicial. 

O mínimo que se deve fazer é ter controle sobre todas as entradas, saídas e contas a pagar. Anotar todas as transações que ocorrem vai te ajudar no controle do fluxo de caixa, isso é importante pois é a partir dele que uma análise sobre a situação real e futura do negócio pode ser feita. 

Portanto, não deixe de fazer sua planilha e de acompanhar com frequência o fluxo de caixa do seu negócio. E lembre-se também que o dinheiro da empresa não é seu dinheiro pessoal, então separe bem os seus gastos pessoais com os do seu negócio. 

4. Desconhecimento de Mercado

Parte desse problema está atrelado à falta de planejamento prévio do negócio, pois entrar em um mercado sem fazer sequer uma análise antes é um erro grave e que acaba conduzindo ao fechamento das empresas. 

Realizar uma pesquisa de mercado, conhecer os hábitos dos seus potenciais consumidores, identificar as principais demandas, fazer um benchmarking dos concorrentes diretos e indiretos são um pré requisito básico para o sucesso do negócio. Quanto mais informações forem colhidas, maiores são as chances de desenvolver uma vantagem competitiva. 

Então, antes de iniciar qualquer negócio, procure conhecer muito bem o mercado que deseja atuar.

5. Divergência entre Sócios 

Sócios quando bem escolhidos podem fazer total diferença em um negócio de forma positiva, mas quando mal escolhidos podem levar à falência. O maior erro é pensar que por existir uma relação pessoal boa, a relação com os negócios também será, na verdade, a realidade mostra totalmente o contrário. 

Pensamentos muito diferentes ou muito iguais podem gerar diversos conflitos na sociedade da empresa. Portanto, escolha alguém que tenha princípios, valores e objetivos alinhados aos seus, principalmente se estiver em fase inicial, pensamentos  alinhados farão total diferença.

6. Comportamento empreendedor

Sem dúvidas uma mente e comportamento empreendedor influenciam 100% no sucesso de um negócio. Se antecipar aos fatos, estar sempre em busca de informações, persistir nos objetivos, focar em soluções e não nos problemas são atitudes e comportamentos de um empreendedor de sucesso. 

Um bom empreendedor tem visão de negócio, estabelece metas, cria vínculos e parcerias e é aquele que acima de tudo é apaixonado pelo seu negócio. 

Agora que você já sabe os principais erros que levam ao fechamento das empresas, é hora de fazer uma análise no seu negócio e procurar pontos de melhoria ou até mesmo buscar um auxílio profissional de gestão. Vamos lá?

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