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Como tornar seu E-commerce mais confiável

Como tornar seu E-commerce mais confiável

Estudos e pesquisas apontam que a confiança é um dos principais fatores que influenciam tanto em objeções na hora da compra quanto na concretização de uma venda. Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar seu e-commerce mais confiável na visão dos seus potenciais clientes.

Não é atoa que o receio na hora da compra existe, segundo a Konduto a taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 14% em 2019. Além disso, a cada 40 compras online, uma tem origem fraudulenta. 

Essa é uma informação que gera objeção ao seu futuro cliente, mas que para você lojista se torna um desafio constante: gerar o sentimento de confiança e segurança à sua audiência. É preciso prestar atenção nesse quesito, pois influencia diretamente na sua taxa de conversão. 

Já prevendo esse cenário, separamos algumas ações que você como lojista pode aderir para tranquilizar seu potencial cliente na hora da compra. 

Mostre seu produto detalhadamente

Quanto mais informações e imagens detalhadas do seu produto você disponibilizar, mais confiável seu site irá parecer. Pense que comprando virtualmente a parte sensorial já é comprometida, afinal seu cliente não pode experimentar nem tocar no produto, portanto o sentido mais explorado nesse caso é o visual. 

Invista em fotos com boa qualidade e de diferentes ângulos que deem uma impressão profissional à sua mercadoria. É importante também disponibilizar informações sobre  a origem, marca, funcionalidades (caso tenha) e material, quanto mais informações sobre ele, melhor. 

Caso tenha uma loja de roupas, é muito interessante que seja disponibilizada uma tabela de medidas para guiar seu cliente na hora da compra. Explique também a utilidade do seu produto e como ele deve ser manuseado, se for conveniente, grave um vídeo tutorial explicando detalhadamente.  

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, se visualmente seu e-commerce não agradar seu potencial cliente, as chances de conversão passam a ser mínimas. 

Preserve sua reputação

Deixe evidente no rodapé do site suas informações de contato e redes sociais, um e-mail e contato de whatsapp no mínimo são essenciais para mostrar ao seu potencial cliente que ele terá todo o suporte durante a sua jornada de compra. 

Aproveite os recursos que muitas das ferramentas disponibilizam, como habilitar o ícone do Whatsapp, que redireciona o seu cliente rapidamente ao canal de comunicação. Outra saída são os chatbots que podem agilizar o atendimento, principalmente nas perguntas frequentes. 

Mas, lembre-se que de nada adianta possuir um canal de comunicação e contato se o mesmo não for eficiente, busque atender seu cliente de forma humana e ágil, isso fará toda a diferença na decisão de compra. 

Além disso, é muito importante estar sempre atento à reclamações que possam surgir em sites como o Reclame Aqui. Tente resolvê-las o quanto antes de modo que seu cliente saia satisfeito com a solução apresentada. Lembre-se que na maioria das vezes antes de comprar em um e-commerce, as pessoas olham a reputação da empresa no RA.

Tenha um FAQ

FAQ ou perguntas frequentes busca através de respostas já pré-elaboradas responder as perguntas que mais são feitas pelo público antes, durante e após a compra. Nessa lista devem reunir assuntos desde explicações sobre etapa de cadastro e privacidade, até meio de pagamentos e política de trocas ou devoluções. 

Um FAQ bem elaborado pode otimizar o atendimento ao cliente, visto que muita dúvidas podem ser sanadas antes de procurar uma comunicação direta seja por e-mail ou número de contato. Caso tenha dúvidas de como elaborá-lo, busque inspirações em e-commerces consolidados, já é um primeiro passo. 

Prova Social

O gatilho mental da prova social sem dúvida é um dos mais eficientes, pois segundo pesquisas nós estamos muito mais propensos a adquirir um produto ou serviço quando uma outra pessoa já o fez e teve uma experiência positiva. É um efeito bola de neve, no início pode ser mais difícil captar esse feedback, mas com o tempo as pessoas podem até passar a fazer um marketing gratuito por livre e espontânea vontade. 

Por isso, mostre a audiência o feedback dos seus clientes e o quão satisfeitos eles estão com suas compras. Incentive a interação do seu público nas redes sociais e lembre-se que, quanto mais provas sociais você conseguir reunir, mais confiável o seu e-commerce irá parecer. 

Uma dica para conseguir esse marketing gratuito seria investir em uma boa experiência de compra para o seu consumidor, trazendo algo criativo que o desperte algum tipo de sentimento. Por exemplo, a Amazon possui diversas devolutivas positivas em relação ao seu e-commerce, muitas vezes pela rápida entrega e pela fama de constantemente agradar os seus clientes que por algum motivo tiveram uma experiência negativa.  

Mostre os bastidores 

Uma empresa deve ser muito mais do que uma fonte de lucro, deve possuir visão, missão e valores claros para seus colaboradores e clientes. Por isso, uma aba de “Quem somos” também é importante para passar segurança ao seu público, lembre-se que as pessoas tendem a se conectar muito com histórias, então fazer essa sessão através de uma pode ser um ponto muito positivo. Se possível mostre também uma foto da sua equipe reunida ou das pessoas envolvidas, isso mostra um lado muito humano da empresa. 

Através das redes sociais você pode mostrar os bastidores de cada processo, seja da chegada de um novo estoque, até o processo de embalagem e envio, isso passa para a audiência uma visão acessível e pessoal do seu negócio. 

Certificado SSL

A sigla vem da frase em inglês Secure Socket Layer (SSL), que nada mais é que uma ferramenta de encriptação de páginas que garante ao visitante que todos os dados informados (pessoais e de pagamentos) por ele ali serão mantidos em sigilo. 

A instalação desse atestado depende geralmente do site em que a loja está hospedada, você pode verificar se o seu possui na barra de endereços, caso o domínio estiver precedido de “https://” e do ícone de um cadeado verde, ele é considerado seguro.

Seguindo todos esses passos os seus clientes se sentirão muito mais seguros em realizar qualquer tipo de compra no seu e-commerce. Não esqueça de procurar uma ajuda profissional, pois nessa hora pode definir seus resultados futuros. 

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. 

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