Como o Facebook Ads pode ajudar no impulsionamento da sua empresa
O sistema de mídia paga do Facebook pode ser um grande aliado do seu negócio quando bem explorado. É uma das ferramentas de anúncios online mais utilizadas no mundo, sendo extremamente valiosa nas estratégias de Marketing Digital. Vem com a gente saber mais sobre ela..
O Facebook já faz parte da realidade de 92% das empresas no Brasil que buscam visibilidade online, interação com o público ou apenas seguir os passos da concorrência.
A ferramenta oferece diversas possibilidades de formatos de anúncios, mas é preciso ser criativo e inovador para se destacar em meio à concorrência. Ter bem claro qual seu objetivo e público alvo é essencial.
Foi pensando de que forma podemos te ajudar a elaborar uma campanha efetiva que separamos algumas dicas valiosas!
Facebook Ads
O Facebook Ads é o sistema de anúncios pagos do Facebook que permite que campanhas sejam criadas dentro da rede social e sejam direcionadas ao perfil do usuário que você definir.
O grande diferencial é a capacidade de segmentação que a ferramenta oferece, garantido leads mais qualificados, ou seja, aqueles usuários que de fato possuem algum interesse no produto ou serviço, tornando mais fácil sua conversão.
Você pode segmentar por diversas características, seja pelos dados demográficos, gênero, idade, profissão, escolaridade, estado civil, interesses e entre muitas outras opções.
Termos que você deve conhecer
Para utilizar o Facebook Ads e criar campanhas devemos nos familiarizar com alguns termos, por exemplo:
ROAS (Returning over advertising Spend): Mais conhecido como retorno sobre gasto em Ad, é uma das métricas mais conhecidas pois mensura a efetividade da campanha, calculando a receita em relação ao dinheiro gasto.
Custo por Clique (CPC): Segue a mesma linha das demais ferramentas de anúncio, é um cálculo bem simples, basta dividir o custo total do anúncio pela quantidade de cliques obtidos.
Custo por Mil (CPM): Segue a mesma lógica do custo por clique, só que mensurado de acordo com a média paga a cada mil impressões no seu anúncio.
Custo por Ação (CPC): Cálculo do custo médio que você irá pagar por cada ação executada a partir do anúncio. Quanto maior a quantidade de interações menor será o custo por ação.
Pixel de Conversão: Ótima ferramenta para avaliação de resultados, pois funciona como uma espécie de código que pode ser inserido em um criativo, permitindo que toda vez que o anúncio criado levar o usuário para outra página (um site, por exemplo), você identifique.
Teste A/B: Quando a empresa ainda não sabe qual o tipo de anúncio mais efetivo, essa pode ser uma ótima opção, pois permite que seja testado um anúncio em diferentes formatos e através dos resultados obtidos e métricas disponibilizadas você pode tirar essa dúvida.
O que compõe um Anúncio?
Existem alguns pontos que devem ser observados ao criar uma campanha/anúncio no Facebook, e quando bem delimitados as chances de uma boa conversão são bem maiores.
Objetivo: Antes de criar um anúncio você precisa ter em mente qual a finalidade dele, como por exemplo:
- Alcance
- Engajamento
- Trafego
- Reconhecimento de marca
- Conversões
- Geração de leads
O objetivo deve ser a primeira coisa a ser definida pela empresa, pois a partir dele que a campanha será norteada.
Criatividade: A quantidade de anúncios que sua audiência deve se deparar diariamente é imensa, por isso, o que vai te diferenciar do restante é a criatividade e a conexão gerada com seu público. Tudo que você expressa em um anúncio é tão importante quanto o que você expressa na comunicação geral da sua marca.
Público: Essa é uma das etapas mais interessantes em utilizar a plataforma de anúncios do Facebook e é bem importante, pois pode ditar o sucesso ou fracasso de uma campanha. São muitos opções de segmentação, e a empresa pode criar públicos diferentes para cada tipo de anúncio. Veja a seguir:
- Core Audiences (Audiência Principal): A partir do seu comportamento dentro da plataforma e das suas informações no perfil, o Facebook consegue coletar informações demográficas, características de compra, estágio de vida e estilo. A audiência nesse caso é criada a partir desses dados coletados.
- Audiências Personalizadas: A partir dessa opção a empresa pode escolher uma audiência já existente entre os usuários do Facebook.
- Facebook Exchange: Permite que sejam utilizadas plataformas externas de publicidade para ajudar a entender o comportamento padrão do seu público fora da plataforma, ajudando ainda mais a criar anúncios direcionados e condizentes com seus interesses.
- Partner Categories: O Facebook possui empresas parceiras que oferecem dados por meio de pacotes com opções de segmentação. Os dados coletados por essas empresas são baseados em comportamentos fora do Facebook, mas podem ser utilizados na criação de anúncios.
Investimento: Aqui você deve definir qual seu orçamento disponível para aquela campanha, lembrando que se você está começando agora, é importante iniciar com valores menores para testar quais tipos de anúncio geram mais resultado no seu negócio.
Investindo um valor semanal você pode ir testando diferentes tipos de anúncio com seu público, e depois de identificar as estratégias que mais dão certo, chega à hora de buscar otimizações. Lembrando que as campanhas de marketing devem sempre ser revisadas, não é porque uma estratégia está performando bem que você deve deixar de testar outras. O grande segredo aqui é sempre inovar!
Agora que você já sabe o principal, já pode começar a dar seus primeiros passos no Facebook Ads rumo ao sucesso!
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