Como fazer um planejamento de redes sociais
Com o crescimento da demanda de anúncios nas redes, está sendo necessário um planejamento de redes sociais conciso para surtir efeito nas suas estratégias de Marketing.
Esse planejamento deve ser feito visando o objetivo da sua estratégia de marketing, e deve ser pensado com muita cautela para que tenha o efeito desejado.
Antes de começar a fazer o seu planejamento, é necessário que se saiba sobre alguns pontos importantes. Conhecer a sua audiência é fundamental, você tem que saber para quem você está fazendo o seu planejamento. Escolher a rede social correta para o seu público e objetivo é outro ponto essencial a ser feito antes de começar efetivamente o planejamento.
Agora que você já se preparou, é a hora de começar a fazer o seu planejamento de redes sociais. Vamos trazer neste artigo, um passo a passo para se fazer um planejamento de redes sociais que traga resultados.
1. Determine o seu objetivo
Saber qual o seu objetivo com as postagens é essencial para o seu planejamento. É necessário estar atento a tudo e colocar no papel como você vai alcançar o seu objetivo.
Existem diferentes tipos de objetivos a serem alcançados por uma rede social para com uma empresa. Você pode desejar:
- Ter fãs que impulsionam o seu trabalho
- Aumentar as suas vendas, e o seu lucro
- Divulgar seus anúncios
- Propagar a sua marca, o seu produto, ou o seu serviço.
- Entreter e educar o seu público com conteúdo de qualidade
- Se comunicar com o seu público de uma forma mais próxima
- Se tornar referência no seu segmento.
Os seus objetivos podem ser todos esses, ou nenhum deles. Isso só você poderá definir, porém, o importante aqui é entender que sem um objetivo, a utilização dessas redes pela sua marca será uma utilização vazia. O objetivo irá ser o norteador do seu planejamento, e é ele que vai servir de parâmetro para os resultados obtidos.
2. Invista no seu conteúdo
O conteúdo das suas redes sociais será o divisor de águas do qualitativo das mesmas. A qualidade do seu conteúdo tem que estar no nível que você deseja para a sua empresa. Por conta disso, é necessário investir tempo, dinheiro, e mais do que tudo, conhecimento nesse conteúdo.
Você precisa entender que para que o seu conteúdo surta um efeito positivo nos seus seguidores, e os levem a cumprir o seu objetivo, é necessário ter um conteúdo muito bem planejado e assertivo.
Pesquisar referências, criar algo novo, manter um padrão, são indagações sobre a forma de conteúdo que pode ser feita. No geral, tudo isso vai depender bastante de para quem você está falando, e com que objetivo você quer falar.
É por conta disso que antes de chegar nessa parte você precisa estar com todos os fios soltos amarrados, para que tudo possa ser feito com maestria e sincronicidade.
Depois de definir o que você quer passar no seu conteúdo, é necessário entender que é preciso manter uma linearidade. Um conteúdo linear tem uma continuidade no que se é feito, nele você consegue interagir por muito mais tempo e de forma muito mais objetiva com os seus seguidores.
Sem um planejamento, você corre o risco de perder a sua capacidade de engajamento com o seu público. De nada adianta ter uma grande quantidade de postagens, se nenhuma tem qualidade para gerar elogios ou discussões. Por conta disso, gastar um tempo nessa parte de planejamento de conteúdo é essencial para o todo da sua comunicação.
3. Contrate um programa para agendar os seus posts
Publicar as postagens no horário certo pode ser um desafio e tanto. Ainda mais quando você está lidando com mais de uma rede social ao mesmo tempo. Por conta disso um bom programa para fazer o agendamento das suas postagens tem que estar dentro do planejamento.
A depender do programa escolhido, você ainda terá acesso a algumas métricas que farão a diferença na hora de mensurar os seus números. É importante procurar sempre o melhor programa para as funcionalidades que você precisa, e que esteja apto a compor tudo que você deseja.
4. Compare os seus resultados
Os números são importantíssimos para o bom funcionamento do seu planejamento. Por conta disso, eles devem ter um local especial.
Uma boa dica é definir um dia na semana para comparar os seus resultados, entender o que está funcionando, e o que está defasado. As redes sociais são cíclicas e mudam muito rapidamente. Para nãos ser deixado para trás, é necessário estar atento ao que o seu público está gostando de ver, e dar uma nova roupagem a isso. Nesse caso, em time que está ganhando se mexe, se não o público ficará saturado com as postagens, e os resultados anteriores vão por água abaixo.
Nesse caso, o planejamento tem que ser feito visando mais que os números. Ele que vai servir de parâmetro para a continuidade do seu conteúdo. A análise é necessária para que se possa continuar com o que estar correto e entender o que está dando errado.
5. Otimize a sua comunicação
As redes sociais aumentaram, e muito, o vínculo entre cliente e empresa. E para utilizar isso ao seu favor, é necessário estar muito bem planejado.
Responder os seus seguidores deve ser prioridade. Porém, é necessário entender que não é um diálogo informal entre amigos (a não ser que seja esse o seu objetivo). É preciso estar a par da situação para que se possa fazer o possível para se aproximar do cliente sem ser evasivo.
Manter o contato direto, respondendo as dúvidas dos clientes, as reclamações e elogios, dará a sua empresa uma pitada à mais de profissionalismo e fidelização. Essa é uma estratégia para capturar leads e convertê-los em potenciais consumidores da marca.
O planejamento assertivo de redes sociais é totalmente adaptável às suas necessidades. Porém, esses pontos se tornam essenciais para obter bons resultados nesse meio.
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