Como engajar e conquistar clientes através de conteúdos de valor
As empresas que desejam se destacar e sobreviver à concorrência do mercado precisam se adaptar às mudanças, principalmente aquelas relacionadas ao meio digital. Mas, de que adianta presença se não há engajamento? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?
As empresas que estão no meio digital precisam buscar diariamente diferenciais e estratégias para engajar sua audiência. A importância de um bom engajamento não está somente no alcance, mas também na criação de relacionamentos lucrativos.
As empresas precisam ativar o gatilho da reciprocidade na sua audiência, pois assim a concretização de uma venda será muito mais provável.
A melhor forma de conseguir engajamento
Sem dúvidas, uma das estratégias que ganharam uma grande relevância quando se trata de criação de relacionamento e engajamento, foi o marketing de conteúdo.
Quando se entrega um bom conteúdo, alinhado com os interesses da sua audiência, o resultado disso é um maior engajamento. Além de atrair novas pessoas, é possível trazer uma experiência positiva para a marca, aumentar a conversão de vendas e fidelizar clientes.
O marketing de conteúdo é um pilar do Inbound marketing, que significa atrair potenciais clientes através de conteúdos relevantes e valiosos. É um método que não faz promoção direta da empresa, mas busca atrair uma audiência com soluções para seus possíveis problemas gerando uma percepção positiva da sua marca.
Para realizar vendas o segredo não está mais em focar no quão bom é seu produto, mas sim focar no que o seu cliente precisa, é focar em entregar uma solução para a dor/problema do seu consumidor.
Digamos que você possua uma empresa que vende produtos de beleza e maquiagem. Para conseguir um bom engajamento e atrair mais pessoas que se interessem pelo seu produto, você pode fazer posts como “5 erros que você pode estar cometendo na hora de fazer sua maquiagem” ou “Descubra qual a melhor base para cada tipo de pele”.
O importante é que o conteúdo tenha relação com o seu nicho.
Como engajar e conquistar mais clientes com o marketing de conteúdo
Conheça seu público
Antes de produzir conteúdo é preciso entender o que atrai sua audiência, que tipo de conteúdo ela gosta de acessar. Esse é um passo de extrema importância, pois sem o conhecimento da sua audiência, fica difícil produzir um conteúdo assertivo que gere engajamento.
Alguns tópicos que você deve buscar sobre sua audiência são: idade, gênero, localização, interesses, estilo de vida, estado civil, classe social, qual tipo de celular utiliza, quanto tempo em média fica conectado, se costuma fazer compras online e etc. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhores serão suas armas para traçar uma boa estratégia de conteúdo.
Utilize táticas de SEO
Quando você vai em busca de algum conteúdo ou produto que esteja querendo adquirir, é muito comum que primeiro pesquise no Google, certo? Você já parou para observar que muito comumente os sites do topo são os que nós costumamos acessar?
Por isso, dedicar-se ao SEO (Search Engine Optimization) é algo muito importante, afinal, quanto melhor ranqueado o seu site estiver, maiores são as chances de aumentar o número de visitas, que podem ser convertidas em vendas.
Busque sempre colocar em seu conteúdo palavras-chaves para aumentar o seu tráfego de forma orgânica.
Crie conteúdo que agregue valor
Para que esse tópico faça sentido, é preciso antes ter sua persona bem delimitada. Sem conhecer sua audiência, você jamais saberá o que é um conteúdo de valor para ela.
Ao criar conteúdo, procure sanar suas dúvidas, mostrar soluções para suas dores, despertar seus desejos, tudo isso ligado ao seu produto ou serviço, sem necessariamente fazer propaganda de forma direta.
Se estiver sem inspiração, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends para ter acesso aos conteúdos mais pesquisados por um determinado período de tempo.
A linguagem que você utiliza também faz total diferença, se você possui um público jovem, utilize a linguagem deles, imagens chamativas, vídeos curtos e diretos, por exemplo.
Interaja com seus seguidores
As marcas que buscam interagir com seu público, tendem a possuir relacionamentos mais duradouros. Por isso, sempre responde aos comentários, incentive o envio de dúvidas por parte da sua audiência, agradeça aos comentários positivos e busque entender o que houve com os negativos.
Uma estratégia muito importante é o incentivo à geração de feedbacks. Incentive sua audiência a publicar seus depoimentos e opiniões sobre seu produto ou serviço, isso irá impactar na decisão de compra de outras pessoas, podendo aumentar sua conversão de vendas.
As pessoas se sentem mais confiantes em adquirir produtos que são bem avaliados por outras pessoas, é ativado um gatilho da prova social, que é um dos mais poderosos que existem.
Entre um restaurante com fila de espera e outro super vazio, qual deles você acharia que tem uma comida melhor e gostaria de ir?
Conclusão
Agora que você já tem todas essas dicas, chegou a hora de investir em um bom marketing de conteúdo e começar a agregar valor para sua audiência, conte conosco nesse processo!
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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.