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Como atrair clientes com o Marketing de Conteúdo

Como atrair clientes com o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o seu público e de aumentar a sua rede de potenciais clientes.

Ele é feito a partir da criação de um conteúdo relevante e completo. Desta forma, o conteúdo vai atrair e gerar valor para a sua marca. Criando no cliente uma percepção positiva do seu produto, e assim gerando mais prospecção de vendas.

A ideia é informar as pessoas, para assim fazer com que elas respeitem a sua marca, e a tenham como referência. Depois, consequentemente, elas se tornaram clientes do seu negócio.

No Marketing de conteúdo fazer a propaganda do seu negócio não é a prioridade, mas sim se aproximar do seu público para fidelizar o mesmo.

O significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Apenas na nova era digital que esse conceito começou a ser analisado, experimentado e difundido. Mas, isso não significa que as suas aplicações surgiram agora. Existem relatos de que a aplicação dessa estratégia já existe há muito tempo, e off-line!

Em 1985, uma empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, a John Deere, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. Essa revista de 85 tratando de assuntos relacionados à agricultura segue em circulação e tem a sua publicação mantida até os dias atuais. O objetivo não era vender a revista, e sim concretizar o nome da marca.

Além de consolidar esse nome, com o auxílio das informações que continham na revista. A empresa conseguiu alcançar um público que estava realmente interessado em agricultura, em vez de simplesmente divulgar o seu produto cegamente para pessoas que não estariam interessadas.

Essa ação cumpre o objetivo de educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Esse é um exemplo clássico e um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo. E desde então, várias marcas têm feito o uso da prática.

Para te ajudar a conquistar os seus objetivos, trouxemos hoje alguns tipos de Marketing de Conteúdo, e algumas dicas para você inserir na sua estratégia.

Tipos de Marketing de Conteúdo

Colocar em prática o exercício de produzir vídeos, artigos e outros tipos de conteúdos que seus clientes prospectados considerarão relevantes são estratégias do Marketing Digital.

Esse conteúdo pode vim de várias formas além dessas citadas, e alcançarão o público a sua maneira.

São eles:

  • Podcasts;
  •  Newsletters;
  •  Vídeos do YouTube;
  •  Artigos publicados em blog;
  •  Vídeo ao vivo no Facebook e Instagram;
  •  Concursos;
  •  Cards informativos nas mídias sociais.

Esses são alguns dos exemplos de conteúdos que podem ser utilizados por você para criar uma estratégia de engajamento do seu público alvo com a sua marca.

Porém, escolher o tipo de conteúdo que se vai propagar pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. Por isso vamos te dar algumas dicas de como começar o seu Marketing de Conteúdo:

Começando o Marketing de Conteúdo

Se você já está inserido nas redes, isso significa que você já tem números suficientes para produzir o seu primeiro conteúdo.

Uma dica para decidir sobre o que tratar nesse conteúdo é: analisar qual a pergunta mais frequente feita pelos seus clientes para a sua empresa.

Por exemplo, se a sua empresa é de produtos naturais, e os seus clientes volta e meia estão perguntando sobre a ficha nutricional de um dado produto. Por que não fornecer um conteúdo que estará à disposição dos seus clientes assim que eles precisarem? Dessa forma, você gerará uma informação relevante para eles e ainda vai atrair outras pessoas que desejam saber sobre o produto. E se a informação for recebida de uma forma consistente, o seu público consumidor sentirá a vontade de comprar. Então, quando surgir essa vontade de adquirir o produto, a sua empresa estará à disposição para atendê-los.

Depois do primeiro conteúdo informativo produzido, é hora de começar um planejamento de conteúdo coerente, unindo esse Marketing de conteúdo a sua estratégia. O planejamento é um ponto crucial para o sucesso da propagação do seu conteúdo. Defina dias certos para fazer a publicação desses conteúdos informativos. E esteja sempre atento às novidades que sejam coerentes para o seu público-alvo.


O Marketing de Conteúdo é importante e necessário. Se ficou com alguma dúvida ainda, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente!

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