Calendário Comercial: Prepare o seu E-commerce para as datas importantes em 2021
As datas comemorativas podem representar um aumento significativo no faturamento da sua loja, por isso, é muito importante estar atento a quando elas acontecem e quais são. Pensando nisso, separamos um cronograma completo do ano de 2021 para você ficar por dentro.
O calendário comercial indica as datas sazonais mais importantes do ano para os vendedores. É imprescindível já ter uma ideia sobre ele, pois as datas precisam estar alinhadas com o seu plano de marketing.
Por isso, nesse artigo você terá acesso ao cronograma com os principais eventos do ano, vamos lá?
As datas mais importantes do calendário comercial em 2021
As datas mais importantes são aquelas que geram um envolvimento geral e em maior proporção, ou seja, são as datas que você deve realmente se preparar para lançar algumas campanhas ou fazer um marketing diferenciado, pois há no período um aumento na demanda significativo.
- 16 de Fevereiro: Carnaval
- 15 de Março: Dia do Consumidor
- 04 de Abril: Páscoa
- 09 de Maio: Dia das Mães
- 12 de Junho: Dia dos Namorados
- 08 de Agosto: Dia dos Pais
- 15 de Setembro: Dia do Cliente
- 12 de Outubro: Dia das Crianças
- 26 de Novembro: Black Friday
- 25 de Dezembro: Natal
Agora que você já sabe quais são as principais datas, vamos ver agora o calendário com todas elas:
Janeiro
07/01 – Dia do Leitor > Data especial principalmente para livrarias e lojas de HQs.
26/01 – Dia da Gula > Uma boa data para as lojas do ramo alimentício ganharem destaque.
30/01 – Dia da Saudade > Excelente data para incentivar a compra de presentes para uma pessoa querida que está longe. E é ainda melhor para as lojas virtuais, pois os clientes podem inserir o endereço da própria pessoa que irá receber (caso ela esteja longe) na hora da compra, já facilitando a logística de entrega daquele que deseja presentear.
Fevereiro
14/02 – Dia da São Valentim > O tão famoso “Valentine’s Day” é muito conhecido por ser o dia dos namorados no exterior, o que pode render bons lucros aqui no Brasil também, já que existem estrangeiros e pessoas que comemoram essa data por aqui.
16/02 – Carnaval > Essa sem dúvida é uma ótima oportunidade para diversos setores, desde agências de viagens, artigos de festas, lojas de fantasias, roupas e sapatos, distribuidores de bebidas e vários outros. Não deixe de planejar uma ação bem animada e atrativa para os seus clientes.
Março
08/03 – Dia da Mulher > Uma data repleta de significado e excelente para oferecer kits, promoções, iniciar campanhas para fortalecer o branding e homenagear todas as mulheres.
15/03 – Dia do Consumidor > Chegou a hora de dar aos seus consumidores tudo que eles mais gostam, desconto, frete grátis e brindes. Aqui vale usar a criatividade, o importante mesmo é beneficiar aqueles que fazem o seu negócio existir.
20/03 – Início de Outono > Data importante para as empresas que trabalham principalmente com roupas e confecções, pois significa lançamento de coleção nova.
Abril
04/04 – Páscoa > Chocolates e fabricação artesanal ganham um grande destaque e muitas vezes a demanda é maior que a oferta, então, capriche na sua divulgação.
Maio
09/05 – Dia das Mães > Uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio. Excelente oportunidade para venda de kits de presente.
25/05 – Dia do Orgulho Nerd > Uma data muito importante para as lojas do mundo geek aumentarem seu faturamento.
Junho
12/06 – Dia dos Namorados > Excelente oportunidade para criar promoções, kits de presentes, objetos personalizados para os pombinhos apaixonados se presentearem.
21/06 – Início do Inverno > Lançamento de novas tendências e coleções no mundo da moda.
28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+ > Dia de celebrar a diversidade no seu e-commerce. Pode apostar em campanhas para fortalecer o branding e a imagem da sua marca.
Julho
13/07 – Dia do Rock > Que tal lançar algumas peças temáticas?
26/07 – Dia dos Avós > Data afetiva que também pode gerar boas vendas através de campanhas comoventes.
30/07 – Dia do Amigo > Aquelas promoções do tipo “Leve 2 pelo preço de 1” podem cair muito bem aqui, assim amigo que é amigo aproveita essa promoção junto também.
Agosto
08/08 – Dia dos Pais > Também é considerada uma das maiores datas do comércio, então vale a pena investir em kits para presentes.
15/08 – Dia dos Solteiros > Chegou a hora de incentivar o amor próprio. Que tal uma campanha voltada a presentear a pessoa mais importante da sua vida, você mesmo?
Setembro
13/09 – Dia da Cachaça > Se você vende artigos para bebidas e bebidas, essa é uma ótima hora para promover o seu negócio.
15/09 – Dia do Cliente > Assim como no dia do consumidor, é hora de valorizar o seu cliente oferecendo benefícios exclusivos e fortalecendo a relação com eles.
22/09 – Início da primavera > Mais um lançamento de coleções e também um ótimo momento para empresas que trabalham com artigos de jardim e decoração.
Outubro
04/10 – Dia dos Animais > As lojas que trabalham no nicho pet podem aproveitar e lançar campanhas especiais
12/10 – Dia das Crianças > Uma data que também beneficia muito o comércio de moda infantil e brinquedos.
31/10 – Dia das Bruxas > Se você atua no nicho de fantasias, festas e bomboniere, não deixe de promover sua loja de acordo com o tema.
Novembro
26/11 – Black Friday > Atualmente essa é a data mais importante para o comércio eletrônico em termos de vendas, você não pode ficar de fora dessa.
Dezembro
21/12 – Início do Verão > Esse é o momento das lojas que trabalham com moda praia.
25/12 – Natal > Uma data que beneficia a diversos nichos, capriche em uma boa decoração, seja da sua vitrine virtual ou física, deixe o espírito natalino chegar até os seus clientes.
31/12 – Réveillon > Hora de fechar o ano com chave de ouro, aqui você pode também fazer uma queima de estoque do Natal e da Black Friday.
Agora que você já sabe todas as datas importantes do calendário comercio 2021, é hora de começar a planejar!
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