Branding vs Marketing: não são dois lados da mesma moeda
Há quem prefira um, há quem prefira o outro. As diferenças de branding vs marketing vêm crescendo no mercado. Mas as similaridades, também.
Nos últimos anos, o termo branding passou a ganhar projeção no mercado. Tanto no setor empresarial quanto o pessoal, com o personal branding.
Isso deixou muitos dos novos navegantes, e até os mais experientes, confuso: afinal, é ou não é marketing?
Neste artigo, explicamos a diferença entre os dois.
- O que é Branding?
- O que é Marketing?
- Equívocos sobre o Branding
- O meio termo
- Branding vs Marketing: veredicto
O que é Branding?
O branding abrange toda a cultura da empresa. O que isto quer dizer?
Todos os processos da empresa passam pelo branding. A comunicação, voz e tom, passam por ele. A mensagem que a mesma quer passar.
Em um comparativo, imagine um processo de 3 passos: o que, como e porquê. O mesmo utilizado em um Golden circle, por exemplo. O que a empresa faz, como faz e porque faz.
O resultado disto mostra toda a cultura empresarial. Mais do que somente a missão, visão e valores. Neste resultado, temos o branding.
O que é Marketing?
É o conjunto de processos designados para promoção de um negócio ou pessoa.
Há o marketing tradicional (outbound) e o digital, que inclui outras ferramentas e metodologias, como o Inbound Marketing. Porém, a lógica é a mesma.
O marketing sempre será necessário dentro dos processos de uma empresa. Afinal, sem ele, ela permanecerá sufocada em uma espiral de silêncio. Vendo outras conquistarem seu público.
Equívocos sobre o Branding
Por se tratar de algo “novo”, há uma série de equívocos sobre o branding. De cara, podemos falar algumas coisas:
- O branding não está relacionado à identidade visual da sua empresa;
- Não está ligado à visibilidade de sua marca;
- Não está atrelado aos números que suas campanhas podem vir a ter/
Porém, há mais a se saber para não passar vexame sobre o assunto.
Não é o mesmo que marketing ou publicidade
Ações promocionais não fazem parte do branding. Marketing, publicidade, propaganda, tudo isto faz parte do processo comunicacional.
Sua voz, mensagem, cultura e personalidade são estabelecidas em um processo de branding.
Estrada do ouro
O marketing digital é excelente. Oferece uma praticidade, nível de mensuração e análise profunda. Além de ser muito mais barato que o outrbound.
Porém, sozinho não resolve tudo.
Cada marca sempre oferecerá uma experiência diferente. Independentemente das ferramentas de marketing semelhantes.
Controle total sobre a marca
É um equívoco pensar que, no processo de branding, se tem controle total sobre a marca. Não só nele, como em toda a relação branding vs marketing.
O branding define as diretrizes que a organização irá seguir. A cultura, a personalidade, estres critérios que já falamos aqui. Porém, não te dá controle total sobre isso.
No final das contas, são os clientes quem definirão a marca. Aqui, o marketing entra como forma de gerenciar este relacionamento.
O meio termo
Agora que já entendemos a diferença de branding vs marketing, fica o questionamento: é possível que haja uma união?
Sim! Na verdade, é necessária.
As estratégias de Marketing Digital devem vir depois dos processos de branding. Separamos, passo a passo, como realizar isto.
Finalidade
Antes de começar, responda três perguntas sobre seu negócio:
- Por que esse negócio existe?
- Qual o objetivo do negócio?
- Quanto esse negócio é importante para mim?
Ao responder essas perguntas, terá a razão de ser da sua empresa.
Voz
O segundo ponto é pensar em como você quer se comunicar com seu público. Para isto, novas perguntas precisam ser respondidas:
- Como quero comunicar com minha marca?
- Como desejo que o público-alvo me veja?
- É possível ser real com esta maneira de comunicação?
Ao responder essas perguntas, terá a voz de sua empresa.
Valores
Aqui, é o momento de definir quem é. Quais os valores fundamentais que norteiam os processos da empresa?
Com eles em mãos, fica mais fácil não só saber o que é, mas quem é.
Cultura
Dentro dos pontos de branding, cultura pode ser definida como ambiente interno.
Quanto mais motivados e expostos a criatividade forem os funcionários, melhores os resultados. A cultura do Google é conhecida por conta disto. Um ambiente mais fluido, em que há uma maior liberdade.
Marca
Por último, chega o momento da marca. A hora de começar a pensar nas estratégias de marketing.
Depois de responder as perguntas anteriores, você terá:
- Os objetivos da sua empresa;
- As vantagens que ela trará ao público;
- Os valores norteadores dos processos;
- Como deseja ser visto.
Junto a isto, é preciso ter em mente:
- Quais os gatilhos (calls to action) para atrair o público;
- Quais as plataformas mais eficazes para cumprir estes objetivos
E, só então, é possível traçar as estratégias de marketing mais eficazes.
Branding vs Marketing: o veredicto
Branding e Marketing são conceitos. O primeiro é o núcleo das ações do segundo.
Porém, o branding não pode acontecer somente uma vez, antes do negócio iniciar. É um processo contínuo, e que deve ser realizado constantemente.