Dicas para ter uma boa campanha no Facebook Ads
Estamos em 2018. A esta altura da vida, já sei de algumas coisas sobre você. A primeira é que tem acesso à internet. A segunda é que está interessado em saber mais sobre Facebook Ads. E posso descobrir ainda mais: de qual dispositivo acessou nosso blog, se foi para outras páginas, localidade, etc. Mas e você: sabe o que é preciso para uma boa campanha no Facebook Ads? Ou, melhor: sabe como usar os dados do seu público ao seu favor?
Neste artigo, falaremos sobre o Facebook Ads. Vamos dar dicas para uma boa campanha no Facebook Ads, para nunca mais errar ao planejar as suas.
O que é Facebook Ads?
A ferramenta de anúncios patrocinados do Facebook. E uma das ferramentas mais efetivas do mercado no assunto.
O Facebook Ads permite a customização de campanhas de anúncios de maneira segmentada. É possível personalizar tudo. Do texto às imagens, vídeos, links, etc.
Mas o grande ponto da ferramenta são os dados do público. As informações mais importantes e relevantes na hora de pensar nos anúncios.
Sexo, idade, localidade, interesses, páginas curtidas, comportamento fora da rede social, dispositivos, etc. A quantidade de informações é enorme. E o bom uso dela, no fim das contas, é quem faz a diferença.
O que é possível fazer com o Facebook Ads?
As possibilidades com o Facebook Ads são enormes. E, em tempos de Inbound Marketing, nada mais lógico que a jornada do cliente faça parte da ferramenta.
Neste sentido, é possível criar anúncios para objetivos distintos:
Reconhecimento
- Reconhecimento de marca: alcança pessoas com maior possibilidade de se interessar por sua empresa;
- Alcance: exibe seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis.
Consideração
- Tráfego: leve mais pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook. Sites, aplicativos ou mensagens no Messenger, por exemplo;
- Envolvimento: consiga mais curtidas e envolvimento na página. Também é ideal para divulgar um evento ou divulgar uma oferta;
- Instalação de aplicativos: feita para propagar o download de um app;
- Visualização de vídeos: o Facebook valoriza os vídeos em sua plataforma. E esta modalidade permite trabalhar isto ainda mais nos anúncios patrocinados;
- Geração de cadastros: para quem possui uma landing page e quer aumentar a base de leads com ela;
- Mensagens: ideal para direcionar o contato direto com seus seguidores. Seja no Messenger ou Whatsapp.
Conversão
- Conversões em uma página: para quem quer que um visitante faça ações específicas. Perfeito para transformar leads em compradores finais;
- Vendas de catálogo: modalidade que divulga, dentro da rede social, seus produtos. Estes já aparecem com o valor e todas as informações importantes para o público ideal;
- Visitas ao estabelecimento: perfeita para comerciantes que não possuem e-commerce. Esta modalidade visa em levar o público do Facebook para um estabelecimento.
Como usar tudo isso em uma boa campanha no Facebook Ads?
As modalidades de anúncio no Facebook permitem os mais diversos objetivos. Isto é um fato. Porém, é preciso entender uma coisa:
Não adianta de NADA se você não souber se comunicar com seu público!
O conhecimento da persona é ideal na plataforma. E saber a melhor forma de conversar com seu público é um dos passos essenciais para uma boa campanha no Facebook Ads.
Boas práticas no Facebook Ads
Antes de pensar em uma campanha de anúncios patrocinados, é preciso saber sobre algumas coisas. A primeira é sobre o processo de descoberta na rede social.
O feed de notícias do Facebook mudou. Hoje, a prioridade é dos amigos e familiares. As páginas perderam cada vez mais espaço. E o feed tem se tornado cada vez mais competitivo.
Isto, aliado à diminuição do alcance orgânico, fez com que se repensasse o marketing na rede social. A produção de conteúdo interessante ganhou ainda mais força.
Três aspectos ganharam força, com isto: visão, movimento e som. Se imagem e GIFs ganharam força até 2016, agora é a vez dos vídeos.
Além de ser o tipo de conteúdo mais democrático, é o que mais vem crescendo em produção e engajamento.
Com eles, é possível criar relacionamento de marca, aumentar o alcance e criar engajamento. Tudo ao mesmo tempo.
Mas nem todo mundo quer ver o que você está anunciando. O que fazer nestes casos?
Segmentação do público
Falar com o máximo de pessoas pode não ser tão vantajoso assim. Principalmente se o foco da sua campanha for gerar retorno financeiro.
A máxima segmentação do público evita que dinheiro desnecessário seja gasto na campanha. E, ainda que as impressões sejam menores, o engajamento e retorno serão maiores.
Segmentar também ajuda a entender quem realmente é seu público. Com os resultados de uma campanha bem-feita, é possível, por exemplo, confirmar se a persona do seu negócio é a ideal.
Conteúdo para o feed
Os anúncios de uma campanha precisam ser criativos. E pensados para o feed de notícias. Lembra que falamos sobre a mudança no feed do Facebook? Exatamente por isto.
O conteúdo precisa conversar com o público. Isto maximiza a interatividade e engajamento. O que faz com que novas pessoas conheçam a marca.
Pense na sua audiência. Conte histórias que sejam interessantes para eles. O storytelling não atinge só as produções em vídeos.
As peças também precisam trazer esta lógica. As imagens ainda são fortes na rede social. A proporção de 80/20 ainda é o mais recomendado nas peças. Até porque, esta é a proporção de aceitação do Facebook Ads para elas.
Uma boa campanha no Facebook Ads é composta por diversos fatores. Bom conteúdo, planejamento, entendimento da ferramenta, etc. E atingir os objetivos desejados é um conjunto de todos eles.