Como aumentar as vendas do E-commerce com estratégias simples
Que o E-commerce se tornou um dos meios de compra mais influentes do mundo já é um fato. Cada vez mais a migração de consumidores do mercado formal para o mercado informal da internet foi sendo feita, hoje mais da metade dos integrantes da geração Y já consideram as lojas online como sua principal rede de compras.
Com isso, diversos e-commerces foram surgindo e tomando forma, e apesar de ter lugar para todos, a sua grande maioria deseja ampliar o seu funil de vendas. Para aumentar essa conversão de clientes e, consequentemente, gerar mais vendas para o seu e-commerce algumas estratégias simples podem ser feitas.
Hoje, vamos mostrar algumas delas para você.
Crie personas
Como o próprio nome deixa subentendido, a Persona é um personagem semi ficcional que ilustra o perfil de cliente ideal da empresa. A importância de utilizá-la é conhecer a fundo o seu cliente e as necessidades dele que você pode suprir. Eles podem ter nome, profissão, manias, vontades, desejos etc. Crie sua persona e atinja em cheio seu público alvo!
Movimente as suas redes sociais
É fundamental para o sucesso do seu e-commerce adotar estratégias eficientes e adequadas de movimentação das suas redes sociais. Fazer um planejamento, escolher a linguagem e identidade visual apropriadas e investir em anúncios pagos para que mais pessoas conheçam a sua loja e curtam a página são os passos iniciais para manter uma rede social movimentada e que gere conversões para sua loja online.
Além disso, os posts devem seguir uma periodicidade para que seus seguidores possam acompanhá-los e se sentirem parte da sua marca. E não se esqueça de impulsioná-los para que alcancem toda a sua base.
Upselling para clientes repetidos
Upselling é uma estratégia de venda na qual um site sugere um adicional para o produto ou serviço que está sendo comprado. Ter clientes repetidos e fiéis ao seu e-commerce é uma ótima forma de alavancar as vendas. Você pode, através de um sistema de CRM e automação de marketing, identificar clientes recorrentes e oferecer a eles oportunidades imperdíveis de compras, como: produtos similares, promoções exclusivas, serviços de assinaturas, e muitos outros.
Otimize a sua forma de pagamento
É importante se atentar para a forma de pagamento do seu e-commerce, os pagamentos devem ser simples, fáceis e inteligentes, caso contrário, os clientes poderão encontrar dificuldades. Por esse motivo, invista em soluções que garantem segurança, clareza e comodidade.
Um bom exemplo disso é a compra com um clique, já que elimina a necessidade do preenchimento das informações para a realização do pagamento do pedido.
Quanto mais fácil for a forma de comprar, mais vendas você fará.
Tenha uma loja responsiva
Site responsivo é aquele que adequa seu layout e disposição com base no tamanho da tela na qual o site está sendo exibido. Como por exemplo, telas de computador, celular, tablet, Tvs, entre outros.
O seu e-commerce deve funcionar tanto em desktops quanto em smartphones e tablets, assim fornecendo uma experiência muito melhor para o seu cliente.
Você deve investir no design da sua loja on-line, assim como investiria na decoração e infraestrutura da sua loja física.
Marque presença nos comparadores de preço
Para aumentar as vendas do seu e-commerce é fundamental que a sua loja esteja presente nos comparadores de preço do Google. Dessa forma, quando uma pessoa pesquisa sobre o seu produto, ele vai aparecer em primeiro lugar das pesquisas, favorecendo a venda do mesmo.
Para isso, é necessário configurar corretamente as metas tags do produto, consultar um profissional em SEO para difundir o nome da sua marca, e, é claro, fazer o cadastro da sua loja online nos principais mecanismos de comparação de preço. Esses três passos são primordiais para alavancar o seu nome nas pesquisas.
Tenha certificados de segurança
O seu negócio precisa passar 100% de segurança para os seus consumidores, por isso, os certificados de segurança são essenciais para a sua loja. Para sanar qualquer resistência do consumidor sobre a segurança da sua loja, é preciso investir em segurança pesada.
Muitos consumidores acabam desistindo das compras em e-commerces menos conhecidos, por conta da desconfiança do site. Afinal, ninguém quer ter os seus dados roubados na internet. Uma das formas de garantir que o seu e-commerce é um ambiente sério e seguro é disponibilizar certificados de segurança. O mais comum é o SSL (Secure Sockets Layer), responsável por garantir confiabilidade à navegação.
O seu e-commerce precisa de investimento e cuidado para conseguir retorno, esperamos que as dicas tenham sido úteis. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a pergunta nos comentários.