Atualizações do Instagram 2019
Esse foi o ano das mudanças no Instagram. Saíram coisas, e entraram outras totalmente novas. Nesse meio tempo, muita gente se perdeu dentro das mudanças e atualizações de uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.
Se você é um desses que está perdido no meio de tantas coisas novas, nós trouxemos algumas das atualizações mais importantes do Instagram no ano de 2019 para você ficar por dentro de tudo. Essa é uma lista atualizada com algumas das principais coisas que aconteceram na rede social.
Tag de Nome
Essa ferramenta foi uma das novidades do ínicio do ano para o aplicativo, foi criada para facilitar a ação de seguir usuários no Instagram, a Tag de Nome foi um recurso que logo foi esquecido durante o ano, e deveria funcionar como um “cartão de visita” e que, por meio de um QR code, permitiria que você “lesse” a tag de um perfil no Instagram e fosse direcionado para ele, automaticamente, para segui-lo.
Apesar da atualização ter sido bem diferente, logo os usuários a deixaram de lado, e hoje não se vê mais ninguém falando sobre.
Sticker de perguntas para respostas ao vivo e Sticker de contagem regressiva
Em janeiro o Instagram lançou uma atualização que contribuiu muito para o engajamento com o público. Os stickers de perguntas e respostas ao vivo trouxeram um diferencial na hora da live, e até hoje são bastante utilizados pelos produtores de conteúdo. A função contribui para a live ficar mais organizada, sem que você se perca procurando as perguntas no pequeno espaço dos comentários.
Um outro stiker que veio na atualização foi o de contagem regressiva, e esse fez um sucesso absurdo entre todos os públicos. A contagem regressiva está disponível nos Stories e permite a escolha da cor e do tempo final a ser contado. Outro ponto positivo, é que seus seguidores podem escolher ser avisados no final desse tempo. A contagem regressiva é útil para você promover uma live, o prazo final para inscrições ou o término de uma promoção, para fazer lançamentos e afins.
Reações rápidas nos stories
Essa atualização foi tão bem recebida que há quem não se lembre como era antes dela. A reações rápidas nos stories do Instagram foram Inspiradas na funcionalidade de mesmo nome no Facebook. Hoje, o recurso conta com seis emojis disponíveis como resposta: chorando de rir, chocado, coração nos olhos, olhos tristes com lágrimas, palmas, fogo, confetes e 100!
Esse recurso é bastante utilizado para gerar engajamento nos stories, e proporcionar um feedback rápido sobre as postagens.
Retirada dos visualizadores dos Stories após 24 horas
Em fevereiro o Instagram retirou a opção de verificar quem visualizou os Stories mesmo com a publicação fora do ar, arquivada ou nos destaques. Agora, você pode saber quem te acompanha nos Stories apenas dentro do período de 1 dia. Depois disso, só ficará disponível o número final de pessoas que visualizaram o seu stories naquele período de tempo.
Instagram Music no Brasil
Em Junho os usuários brasileiros ganharam o Instagram Music. A ferramenta que possibilita a inserção de música nos Stories, já existia no exterior, e chegou aqui no Brasil já viralizando.
Os usuários adoraram a nova ferramenta que serviu para dinamizar os stories.
Para usar o recurso do Instagram basta clicar no adesivo ‘música’ dentro da pesquisa dos stories e escolher uma canção. Ainda é possível selecionar o trecho que os seguidores irão ouvir e ativar a função, lipsync, onde as letras disponíveis no Instagram aparecerão na tela.
Compras no Instagram
Essa novidade do aplicativo é mais recente e maior.. A expansão do ” mercado ” do Insta permitirá que os usuários comprem exatamente os produtos que seus influenciadores favoritos estiverem usando nas postagens, favorecendo assim o mercado de publicidade do Instagram.
Segundo a empresa, o recurso (que era disponibilizado apenas para as marcas dos produtos e para perfis comerciais) será entregue também a um grupo selecionado de figuras públicas como atletas, artistas, criadores de conteúdo e até mesmo a alguns veículos de comunicação.
A rede social mencionou alguns dos grandes nomes que ganharam a nova atualizaçã, a brasileira Camila Coelho, a socialite Kim Kardashian, e grandes empresas como a Vogue foram citadas por eles. Mas, a ferramenta funcionará apenas com produtos de marcas que usam o recurso de checkout do aplicativo atualmente.
Fim dos likes
Sem dúvidas, a atualização mais polêmica do Instagram foi a do fim dos likes anunciada no meio do ano de 2019. Dividindo opiniões – e mercados- a plataforma com o objetivo de reduzir a pressão pela busca de likes, optou por retirar a contagem das publicações.Com a mudança, os donos das contas continuam sabendo o número de curtidas, mas ele não é exposto publicamente.
Segundo Adam Mosseri, vice-presidente de Conteúdo do Instagram, a ideia é colocar o conteúdo em primeiro lugar, não a popularidade. Apesar de ter dividido tantas opiniões, o fim dos likes também apresentou um bom índice de aceitação, e hoje já está popularizado na rede.
Melhores amigos
Uma outra novidade que o aplicativo trouxe neste ano foi a inserção de uma lista de melhores amigos para publicar stories a um público restrito. A novidade foi difundida até para grandes influenciadores que se valeram da novidade para aumentar o engajamento nas suas contas.
E então, qual outra grande atualização que deveria entrar nessa lista? Deixa nos comentários e conta pra gente o que faltou, e também qual foi a sua atualização favorita.