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A pandemia e o surgimento do “Novo Consumidor”

A pandemia e o surgimento do “Novo Consumidor”

Com o avanço da tecnologia a tendência de migração do mundo offline para o online já era esperada, porém, com a chegada da pandemia causada pelo novo Coronavírus essa migração acabou ocorrendo de forma muito mais rápida e disruptiva do que estávamos esperando. Um “Novo normal” está sendo construído, é hora de entender as mudanças e adaptar-se a elas.  

Um das principais modificações causadas pela pandemia foi no comportamento e hábitos dos consumidores. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela um aumento significativo nas compras online durante esse período de isolamento, e mostra ainda uma propensão de permanência dessa conduta no cenário pós pandemia. 

Quer saber de que forma isso impacta no seu negócio? Então fica com a gente! 

O contexto de isolamento social e trabalho remoto trouxeram desafios de adaptação ao meio externo para as empresas. Com isso, a necessidade de remodelar uma estratégia de negócio se tornou imprescindível para que fosse possível dar continuidade e sobreviver ao novo cenário. 

O fato é que as empresas devem se preocupar em estar onde seus clientes estão, e isso não se trata mais de forma física, mas sim de um ambiente virtual. Estar presente no mundo digital hoje é uma prerrogativa para o sucesso e podemos provar.

Novo consumidor digital

Segundo especialistas, as necessidades de consumo não desaparecem e podem inclusive até aumentar, mas durante uma pandemia o comportamento do consumidor pode variar de acordo com as etapas do avanço da doença.

Inicialmente houve um aumento no consumo de produtos essenciais e uma queda nos demais. Contudo, agora com a população mais adaptada à rotina, o consumo vem aumentando gradativamente,  inclusive em alternativas para entretenimento e esporte em casa. 

Em paralelo a isso, cresce o acesso a plataformas de vídeo, podcast, conteúdo por streaming (e não só com o objetivo de entretenimento, mas também profissional e educacional).

Ainda segundo a pesquisa, as mudanças de hábitos que mais se destacaram foram:

-Procura por produtos para manutenção da saúde e bem-estar

-Produtos essenciais para contenção do vírus, segurança e saúde pública

-Aumento de compras online e diminuição no fluxo de pessoas em lojas físicas

-Armazenamento de alimentos e produtos de saúde

Agora com menos opções de distração os consumidores utilizam do varejo virtual como fonte de entretenimento,  aumentando consideravelmente o número de visitas e possibilidade de vendas.

O consumo de alimentos e bebidas foi um dos mais disparados, registraram 6,5 vezes a taxa média de crescimento em maio. Segmentos como brinquedos, artigos esportivos e games apresentaram um crescimento de 58,46% a 643,05% com o início da pandemia de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box. 

Ainda de acordo com a pesquisa os setores de higiene pessoal e estética também tiveram um aumento significativo. Basta entrar nas redes sociais e você será bombardeado com conteúdos baseados em rotina capilar, de pele, tutoriais para corte de cabelo e barba, e vários outros com a tag derivada do inglês DIY (Do It Yourself/Faça você mesmo). . 

Outro fator a ser considerado é que como agora a vida das pessoas acontece muito dentro de casa, elas têm reparado mais na decoração, em reformas a serem feitas, buscam adaptar a rotina em home office, o que acaba privilegiando setor de casa e construção. Sem contar que elas também estão recorrendo ao e-commerce para compra de móveis e objetos com essa finalidade.

Como seu negócio pode acompanhar essas mudanças?

É momento de aparecer para seus potenciais clientes e se reinventar. Se você já possui uma presença digital, busque entender o comportamento de quem acessa o seu e-commerce. 

Entenda quais os dias e horários de maior pico de acessos e utilize essas informações para criar estratégias de engajamento personalizadas. Não sabe o que fazer naqueles dias mais parados? Crie ofertas, são ótimas saídas.

Prepare bem seus canais de comunicação, é através deles que você pode fidelizar e conquistar novos clientes, pense que dentro da internet há uma concorrência gigantesca, você precisa convencer consumidores de que é uma boa ou a melhor opção. 

Lembre-se que no mundo digital agilidade conta muito, portanto prepare sua equipe para fornecer respostas rápidas, chatbots estão sendo muito utilizados com essa finalidade. 

Dê um motivo a mais para seus potenciais clientes e consumidores permanecerem com você, compartilhe conteúdos que agreguem e gerem valor na vida deles, lembre-se que as opções de entretenimento nesse período está limitada, portanto, faça desse um diferencial do seu negócio.

Ofereça praticidade, esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas compram online, pense de que forma você pode facilitar ainda mais o processo de compra do seu cliente, diminuindo o esforço necessário da parte dele. 

Passe segurança, antes de realizar qualquer compra as pessoas irão fazer uma avaliação completa pra ter certeza que seu negócio é confiável, portanto, se certifique que está passando uma boa impressão. 

Conclusão

Parece que o mundo que conhecíamos sofreu transformações de anos em meses, não é mesmo? 

E assim como a teoria da evolução de Darwin, sobrevive quem melhor se adapta, esse é um processo difícil, mas necessário! 

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Espero que tenha curtido o conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.

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