Startups: o que são e quais os segredos de seus sucessos
Inteligentes, revolucionárias e movidas a boas ideias. As startups são um modelo de negócio que não param de crescer. Estas novas empresas, que trabalham ideias interessantes, vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.
Nos piores cenários são onde nascem as melhores ideias. As incertezas, às vezes, podem trazer novas visões e ideias. As startups trabalham justamente com isto.
Neste artigo, falaremos sobre o ecossistema das startups. O que são, como surgiram e quais os exemplos de sucesso.
O que são as startups?
De maneira geral, são empresas com ideias inovadoras. Porém, o mundo dos negócios possui uma definição mais específica para elas.
Startups podem ser consideradas empresas que possuem um modelo repetível e escalável de negócio. E que atuam em um cenário de extrema incerteza.
Mas como assim?
As startups possuem um modus operandi bastante específico. Por isto, é preciso entender cada parte deste conjunto de fatores que compõe uma.
Geração de valor
Toda empresa visa o lucro. Porém, as startups tem uma forma mais refinada de geração de valor.
Enquanto uma empresa convencional gera lucro em vender um produto ou serviço, a geração de lucro das startups está no trabalho em si.
Como o Google, que cobra por cada clique em um anúncio patrocinado, por exemplo.
Repetível
A proposta, neste ponto, é oferecer o mesmo serviço ou produto de maneira ilimitada. Para isto, a customização deve ser a menor possível.
Isto requer um estudo do público-alvo e da persona bastante apurados. Afinal, como não haverá uma mudança drástica do que é oferecido, o trabalho da startup deve ser o mais elaborado possível.
Pensemos no trabalho da Uber, por exemplo. Independentemente da localidade ou do valor, o tipo do serviço é, basicamente o mesmo. Mesmo em planos como o Uber Black ou o Uber X, o principal continua sendo o transporte.
Com o Spotify e a Netflix, a mesma coisa. Os serviços streaming vendem a mesma coisa em escala gigantesca para um grande público. E, como são on demand, cada um consome o que quer e quando quer. Sem necessidade de um relacionamento forçado.
Escalável
A ideia das startups é gerar altos lucros. Expandir a receita com seus produtos ou serviços. Mantendo, é claro, as dívidas no menor valor possível.
O que isto quer dizer? Que o foco financeiro das startups é possuir um valor de custo de manutenção baixo. Enquanto, por outro lado, a receita cresce exponencialmente.
Cenário de incertezas
Este, talvez, seja o ponto alto das startups.
Falamos sobre as melhores ideias nascerem nos momentos de crise. Montar uma empresa, neste cenário, não é uma das primeiras escolhas. Porém, quando se trata de algo inovador, talvez seja o momento ideal.
As startups surgem, justamente, quando as expectativas de sucesso são baixas. Elas oferecem o mesmo serviço em escala enorme, visam o crescimento rápido e geram lucros alto. Porém, nunca sabem qual será o dia de amanhã. E aí vive o desafio.
Quando surgiram estas novas empresas?
Aqui no Brasil, a ideia é nova. Basicamente, só começou a fazer parte das pesquisas durante o boom da internet, em meados dos anos 90.
Porém, nos EUA, a coisa é um pouco mais antiga. E tudo se deve ao Vale do Silício.
Por que?
Desde sua fundação, a Califórnia sempre foi um estado importante nos EUA.
Além das reservas de ouro enormes, o estado está em uma posição estratégica. É ele quem dá a característica de bioceânico ao país.
Por isto, os investimentos em migração e desenvolvimento humano sempre foram fortes lá. A criação e incentivo de universidades foram fortes por lá durante toda sua história.
Além disto, após a Segunda Guerra Mundial, o estado foi estratégico do ponto de vista militar. A união das universidades e das várias etnias e culturas foram essenciais para desenvolvimento de projetos. No início, militares, mas que se expandiram para o dia-a-dia.
Como a Arpanet, mãe da internet.
Por estar localizado na Califórnia, o Vale do Silício se tornou um polo de desenvolvimento de ideias. Algumas das maiores startups do mundo nasceram lá.
Startups brasileiras de sucesso
Agora que sabe o que são e como se estruturam, é o momento de saber quem se deu bem. No mercado cada vez mais concorrido, as boas ideias fazem toda a diferença. Separamos algumas das startups brasileiras de maior sucesso no mercado.
Nubank
Um dos maiores exemplos de startup de sucesso. Fundado em 2013, o Nubank é uma agência bancária inteiramente digital.
A primeira compra realizada com um cartão dela foi feita em 1º de abril de 2014. De lá para cá, o valor de mercado não parou de crescer. Em 2018, o Nubank atingiu a marca de US$ 1 bilhão, se caracterizando como startup unicórnio.
99
A rival brasileira da Uber.
A empresa, fundada em 2012, a 99 tem, como objetivo, conectar taxistas e passageiros. Diferente da rival, que usa motoristas comuns para o transporte.
Os investimentos no negócio foram enormes. Em 2017, a Didi Chuxing, empresa do segmento chinesa, aplicou US$ 100 milhões na startup. Este ano, adquiriu por mais de US$ 1 bilhão a empresa.
iFood
O aplicativo que mudou completamente o significado de delivery.
A empresa brasileira já atingiu outros países da América Latina. E, com um investimento de US$ 82 milhões do fundo Innova Capital, a ideia é leva-la ainda mais longe.
Adquirida em 2014 pela Movile, o iFood não para de crescer. Entre aportes e investimento, foram mais de US$ 360 milhões.
Mas o que estas empresas possuem em comum?
Não basta apenas ter uma boa ideia. É preciso se fazer presente.
Um conjunto de ações foram responsáveis pelo sucesso destas empresas. Desde o planejamento do negócio até as metas. Porém, o Marketing Digital é o que mais se destaca.
Para entendermos como estas empresas trabalham a presença digital, vamos usar o Nubank como exemplo.
Mídias Sociais
A empresa se fez presente nas principais mídias sociais. São mais de 2,2 milhões de seguidores, entre Facebook, Instagram e Twitter.
O conhecimento da persona é nítido na estratégia de Marketing Digital do Nubank. A linguagem utilizada é leve e descontraída. Memes são presença garantida nos comentários.
Isso se reflete no sentimento criado entre os usuários e a empresa. A hastag #sounu possui mais de 12 mil publicações somente no Instagram.
Produção de conteúdo
O blog da Nubank é muito bem posicionado.
A empresa mostra que sabe da necessidade do Marketing de Conteúdo. Na plataforma, é possível encontrar diversos tipos de conteúdos. Dicas de usabilidade para os clientes, o dia-a-dia dos funcionários, notícias sobre novas parcerias e conteúdos educativos.
A versatilidade nos tipos de conteúdo atinge a todas as etapas do funil de marketing. Desde as pessoas que buscam tirar uma dúvida até aqueles que querem respostas mais específicas. Dentre as startups, é um dos melhores exemplos de conhecimento da jornada do cliente.
As startups chegaram para ficar. E mostram que boas ideias, alinhadas a um planejamento adequado, trazem resultados enormes. Empresas inovadoras, que se firmaram em mercados complicados, mas que mudaram o paradigma dos negócios com ações bem pensadas e, é claro, Marketing Digital.