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Instagram: como funciona o algoritmo da rede social

Instagram: como funciona o algoritmo da rede social

Não ter Instagram, hoje em dia, é como estar alheio ao Orkut há 10 anos. Ou ao Facebook, em 2012. A rede social se tornou um sucesso não somente pela facilidade, mas pela capacidade em engajar. Trazer as pessoas para perto de círculos de interesse e gerar relacionamento. Com o passar do tempo, entretanto, a rede social ganhou ares comerciais. Empresas passaram a divulgar seus produtos e gerar receita através do Instagram. As políticas e a estrutura também se adequaram. Assim como o algoritmo do Instagram.

Mas, afinal, você sabe como ele funciona?

O básico do básico

 

Cada usuário recebe um feed de notícias único. A personalização ocorrerá com a forma que o usuário agir na plataforma. Mesmo que você curta as mesmas pessoas que alguém que conhece, a regra se aplica. Porque cada um lida de uma maneira única com a ferramenta.

O que interessa

 

O algoritmo do Instagram entende o quanto você gosta de um assunto ou tema. Isto, é claro, baseando-se no seu comportamento dentro da ferramenta. Funciona de forma fácil: se alguém curte coisas voltadas para a Coca-Cola, por exemplo, mais conteúdo desta surgirá no feed.

Atualidades

 

O Instagram mostra com prioridade os conteúdos mais factuais, mais recentes, ainda que o feed não seja inteiramente em ordem cronológica.

Pessoas próximas

 

O algoritmo consegue descobrir com quem você tem costume de conversar. Assim, um dos objetivos do aplicativo é que você veja 90% das publicações de amigos e família.

Uso da ferramenta

 

O Instagram mostra conteúdos diferentes dependendo da usualidade. Ou seja, do quanto você faz uso do aplicativo. Quem passa muito tempo na plataforma vai receber mais conteúdos atualizados. Já quem entra apenas uma vez no dia, não receberá muitas atualizações.

Quem você segue no Instagram

 

O algoritmo leva em conta a quantidade de pessoas seguidas. Se alguém seguir poucas pessoas, existe uma probabilidade muito alta de você ver todas publicações dessas pessoas. O algoritmo seleciona uma determinada quantidade a partir do total de perfis seguidos.

Prioridade em conteúdo

 

Não há qualquer diferenciação no alcance das publicações. Mesmo se forem em vídeos, álbuns de fotos ou imagens únicas. O que acontece é a personalização do que é exibido. Quanto mais conteúdo de uma maneira o usuário absorve e engaja, mais daquilo receberá. O mesmo se aplica aos perfis comerciais e pessoais. Nenhum dos dois recebe prioridade no alcance, ainda que usuários do primeiro tipo comentem sobre os baixos números.

Fotos o tempo todo

 

Não adianta muito publicar cinco, seis vezes no mesmo dia. Isto somente aumenta a chance de que outras publicações sejam exibidas entre as suas. Nas primeiras horas, 10% dos seus seguidores recebe seu conteúdo. Este número representa a parcela que mais interage com suas publicações. Após um bom resultado com esta fatia, a própria rede se encarregará de distribuir ao restante.

As hastags também precisam de atenção. O Instagram permite até trinta delas por publicação. Mas, até mais do que a quantidade, a rede avalia a qualidade das hastags. O cuidado deve ser redobrado, neste quesito.

Lives e stories no Instagram

 

Não há qualquer diferença no tratamento das publicações, para quem usa ou não as novas ferramentas. Isto, é claro, segundo o Instagram. A gente sabe que não é assim. O que acontece é que, quanto mais você utiliza uma determinada ferramenta, mais seu alcance dentro dela aumentará. Quanto mais stories, mais visualizações. E por assim em diante.

Curtiu as dicas? Agora que sabe como o Instagram “pensa”, fica mais fácil turbinar o seu. A  rede social é a que mais valoriza seu negócio. Adapte-se à vivência dele e colha os resultados!

Referência:

Postgrain

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