Como o Google analisa e posiciona o conteúdo que exibe?
O SEO é a base para quem quer saber como ranquear seu site nos buscadores. Tanto o Google quanto o Bing e o Yahoo levam estas características em consideração. Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, o SEO é essencial. Entender a maneira como o maior buscador da internet “lê” seu conteúdo ajuda a melhorar seus números.
O que é SEO
O SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores. Estas definem o ranking de uma pesquisa, determinada pela palavra-chave pesquisada.
Segundo dados do próprio Google, somente 10% das pessoas avançam para a segunda página de resultados. E 55% dos cliques estão nos três primeiros colocados no site. O algoritmo do Google é um mistério, pois sempre está em transformação. Quando achamos que dominamos o SEO, ele muda.
História do SEO
Em 1993 surgiu o Architext, hoje Excite, considerado o primeiro buscador da internet. Com sucesso, novos sites semelhantes surgiram, como Yahoo em 1994 e três anos depois o Google em 1997.
Fundado por Larry Page e Sergey Brin, o Google foi criado com a intenção de ser uma ferramenta de busca e organizar a internet. Usando a estrutura dos links para ranquear a relevância das paginas de acordo com a busca do usuário.
Com a popularidade dos sites e blogs, os buscadores começaram a criar critérios básicos de ranqueamento. Aqueles que oferecessem melhor conteúdo, possuíam melhor visibilidade.
Essa ideia de utilizar links recebidos por uma página tem como inspiração o meio acadêmico lugar em que um artigo que recebe citações de revistas e de artigos de outros autores é considerado confiável.
Você sabe como o Google funciona?
Ao adicionarmos uma palavra-chave na pesquisa, o Google mostra outras possibilidades para a pesquisa. Isto aumenta a experiência do usuário e o ajuda a encontrar o que realmente deseja. Dentro disto, existem os critérios de legibilidade dos resultados.
Principais fatores que influenciam no ranqueamento do Google
- Page Authority /Page Rank;
- Autoridade do domínio;
- Relevância de links;
- Conteúdo original e de qualidade;
- Tamanho do conteúdo;
- Palavra-chave no título (tag title);
- Palavra-chave no conteúdo;
- Tempo de permanência na página;
- Velocidade de carregamento da página;
- Design responsivo;
Mobile-first index
Anunciado no fim de 2016, essa nova forma de indexação no Google vem sendo feita de forma gradual desde 2017.
A indexação do Google sempre partiu como os sites eram visitados em desktop. Com a mudança, buscador usa a versão mobile do site como base. Isso pode prejudicar muito o posicionamento orgânico de sites que não design responsivo.
Se sua empresa possui um site responsivo, não precisa fazer nenhuma alteração. Caso não, talvez seja a hora de mudar este parâmetro.
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Conteúdo escaneável
Esta, talvez, seja uma das categorias mais pais passa despercebida pelas pessoas que produzem conteúdo em sites e blogs. Mas não para o Google. Conteúdo escaneável diz respeito à estética e organização do texto. Entre eles podemos citar alguns como:
- Parágrafos curtos
- Heading (cabeçalhos)
- Bullet points
- Negrito
- Itálico
- Imagens
- Vídeos
Saber sobre o SEO e como utilizá-lo é essencial para quem quer usar a internet ao seu favor. Ter um bom ranqueamento pode fazer seu site ser visto por milhares de pessoas. Aumentando assim as visitações em seu site, a autoridade dele e a visibilidade da sua marca.