Indústria: 8 dicas de como melhorar o atendimento
Sente que a qualidade da comunicação entre sua indústria e seus clientes anda diminuindo? O problema pode estar na forma como anda atendendo seus clientes. E isto é preocupante. Hoje, em tempos em que a comunicação passou a ser mais fluida e horizontalizada, a comunicação tem de ser personalizada. E isto não se consegue da noite para o dia.
Imagine o quanto se pode perder, em dinheiro, sem um bom atendimento? Não precisa ter em mente que o cliente é sempre o mais importante e tem razão. Não é esta mecanização buscada pelos novos consumidores. O tratamento merece ser pensado de maneira inteligente, dentro e fora das redes sociais.
Abaixo você confere oito dicas de como personalizar o atendimento ao cliente em sua indústria. Tanto no ambiente digital quanto no tete-à-tete.
1 – Não julgue um livro pela capa
Um dos principais problemas ao atender alguém é criar prejulgamentos baseados na aparência. É um cliente, independente do nome, da roupa que veste ou da cor da pele. Para saber as intenções de negócio, o melhor a se fazer é ter uma boa conversa e conhecer com quem se está falando. Se quiser que sua indústria melhore o atendimento, deve-se pensar nisto antes de tudo.
2 – Personalizar o contato
Assim como no quesito anterior, cada cliente pode ter um interesse específico com sua indústria. Logo, não é viável mecanizar a forma de atender. Por mecanizar leia-se frases prontas e processos estagnados. A fluidez é essencial na personalização. Seja fisicamente ou digitalmente.
3 – Linguagem
Atender e comunicar são duas faces da mesma moeda. Pensar em falar adequadamente vai além de evitar gírias e ter um vocabulário formal. Pense que há uma pessoa do outro lado. Em uma indústria, isto pode ser a chave para fechar um negócio.
4 – Contornar os problemas
É comum, durante uma negociação, que o cliente faça questionamentos acerca do produto. Quando isto acontecer, é preciso saber como lidar. Usar exemplos de outras indústrias que usaram o produto e tiveram sucesso e apontar as qualidades são bons exemplos.
5 – Escutar antes de falar
Pensar em atender as necessidades do cliente dependem de uma boa audição. Escute com cuidado quais são as dúvidas e desejos do cliente. Isto ajuda a personalizar o produto e suprir a carência que ele possa ter.
6 – Faça boas perguntas
Aqui reforçamos o fator “conhecimento”. Para saber exatamente o que o cliente busca da sua indústria, é importante perguntar – perguntar bem. Faça perguntas específicas sobre o as intensões dele com o produto, busque alternativas nos questionamentos dele para customizar o atendimento.
7 – Lide bem com o problema
Em jornalismo, usamos o termo lead (ou lide), para o conjunto de perguntas que devem ser respondidas no primeiro parágrafo de uma matéria. Quem, o que, quando, onde, como e porquê. Indague o cliente com esses elementos e chegue a um bom resultado quanto aos desejos dele com sua indústria.
8 – Deixe o cliente respirar
Sufocar nunca é legal. Não bombardeie o cliente com informações nem o contate o tempo todo. Se ele pediu um tempo para refletir, dê. É muito melhor pensar em alguém fechando um negócio com consciência do que somente por fechar.
Conclusão
Com estas dicas, básicas, mas importantes, o atendimento da sua indústria ganhará um booster. Não perca tempo em repensar a forma de lidar com seus clientes.