Google Trends: O que é isso? Como utilizar?
Nesse mar de informações que é a internet, saber utilizar ferramentas para auxiliar no posicionamento de suas postagens é essencial. E o Google Trends é uma ferramenta indispensável para isso! Então que tal conhecer mais sobre ele? Vamos lá!
Se você já está há muito tempo no mundo virtual, seja produzindo conteúdo ou empreendendo, já ouviu falar da importância das palavras-chaves, ou Keywords, para o impulsionamento do seu produto.
Mas como descobrir as palavras-chaves ideais para utilizar? Como encontrar dados que ajudem a compreender a relevância de determinados assuntos? Como avaliar o impacto de determinado produto? Essas, e outras perguntas, hoje, neste post! Vem com a gente!
Afinal, o que é o Google Trends?
Primeiro, vamos entender um pouco mais sobre o nome?
Trends, em inglês, é tendência. Assim sendo, o Google Trends é nada mais, nada menos, que uma ferramenta para avaliar a tendência de algumas pesquisas.
Através dele, é possível descobrir o que o público tem consumido, buscado e se interessado e, assim, situar melhor as suas campanhas.
Inicialmente, o Google Trends era utilizado para analisar o interesse do usuário; hoje, percebendo a sua importância, essa ferramenta se tornou um importante big data, capaz de oferecer um panorama da atividade dos usuários nas redes sociais. Isso tudo em tempo real!
De que forma ele pode ajudar você
Como dissemos acima, através dos resultados obtidos com base no Google Trends, é possível situar campanhas e compreender melhor o seu público.
Basta uma pesquisa rápida e você consegue descobrir a relevância de um produto, de um assunto, de uma campanha. É possível, também, saber se aquilo ali é só uma “chuva passageira”, ou algo que veio para ficar – o que é muito importante para definir em que aplicar seu investimento de tempo e dinheiro no momento de fazer um negócio.
Nessa imagem podemos perceber mais claramente a importância do uso dessa ferramenta e como ela pode auxiliar na gestão do seu negócio.
A série Round 6, lançada pela plataforma da Netflix em 17 de setembro deste ano, se tornou uma febre. A partir do dia 19 de setembro, o número de pesquisas sobre esse termo iniciou uma subida. Mas, o seu pico começou mesmo entre 10 e 16 de outubro, quando a série se popularizou.
Através desses dados, conseguimos compreender o comportamento do público da série. Quase 1 mês após seu lançamento é que a série se tornou, de fato, uma febre e começou a fazer parte das pesquisas.
E os dados vão além, sendo possível rastrear por região. Nesse sentido, se você quisesse fazer algum produto, ou campanha com essa temática, e se localizasse na região do Amapá, as chances de o público encontrar e interagir com a sua campanha são maiores do que no Ceará, ou na Bahia, que sequer aparece no Top 5.
Isso, é claro, auxilia, e muito, na criação de campanhas realmente efetivas.
Outra situação em que o Google Trends pode auxiliar muito é para estratégia de SEO para blogs, por exemplo.
Pesquisando pelas palavras certas e as utilizando no seu texto, será mais fácil garantir que a sua publicação chegará ao público de interesse.
Como utilizar esses resultados?
Por serem dados com classificação em tempo real, ofertando informações que datam a partir de 2004, seus usos podem ser os mais variados.
Para aqueles que utilizam técnicas de SEO e criam conteúdo, por exemplo, é possível encontrar, nessa base de dados, ideias e possibilidades de conteúdos a serem trabalhados.
Outra utilização possível é a busca por tendências. Nesse sentido, é possível encontrar palavras-chaves e entender melhor o que tem estado em voga no seu campo de negócios.
Digamos que você tem uma empresa de cosméticos, e acabam de descobrir um ingrediente revolucionário para essa indústria; é óbvio que você quer ficar por dentro disso, não é? E, claro, participar desse “boom”.
Através do Google Trends é possível!
E, por fim, mas não por último: para compreender melhor o alvo das suas campanhas.
Vamos lá: você é dono de uma fábrica de biscoitos. Mas, em determinadas partes do país, opta-se por chamar de “bolacha”. E agora, como você sabe como atuar naquela região? A sua campanha poderá ser feita a nível nacional? Claro que não!
Isso seria quase como você tocar funk carioca em festa de paulista. O fiasco estaria certo!
Através do Google Trends você poderá compreender melhor as palavras mais utilizadas em uma determinada região, adequando a sua campanha e atingindo melhor o seu público alvo.
Por isso, o uso dessa ferramenta é tão importante para garantir um melhor posicionamento e melhor adesão do público aos seus esforços.
Conclusão
Como vimos, acompanhar as tendências é quase um requisito para garantir êxito no mundo virtual.
Estética bacana, ideia interessante… tudo isso pode ser jogado no lixo se você não conhecer bem o seu público e não estiver “antenado”.
Diante disso, no momento de preparar a sua próxima campanha, ou aquele conteúdo maroto, que tal dar uma pesquisada pelo Google Trends para garantir que vai tudo funcionar perfeitamente?
Espero que tenha curtido o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.