Certificado SSL: o que é importante saber sobre ele?
As vendas virtuais aumentaram exponencialmente, uma consequência desse efeito foi o aumento do número de dados pessoais registrados online.
Diante disso, os sites começaram a buscar maneiras de proteger a si e aos seus clientes como forma de conter possíveis vazamentos, o que poderia abalar a credibilidade do e-commerce.. E um dos meios para garantir essa segurança é o Certificado SSL, que é indispensável para evitar crimes na internet, e auxilia no aumento de credibilidade, além de melhorar o ranqueamento no Google
.
Algumas perguntas devem estar rondando a sua cabeça agora, como: “O que é ‘Certificado SSL’?”, “Por que é importante que eu saiba isso?” e até “Como conseguir um?”. Pois pode ficar tranquilo, que todas essas perguntas nós iremos esclarecer agora. Vem com a gente?!
O que é “Certificado SSL”?
O SSL, Secure Sockets Layer, é uma tecnologia de segurança global que estabelece uma comunicação criptografada entre um servidor e um navegador.
Seu uso ocorre como forma de dificultar e reduzir os riscos de roubos e alterações de algumas informações dadas como “confidenciais”, como números de documentos, cartões de crédito, senhas, entre outros.
É como se o SSL oferecesse uma salinha reservada, para que a loja e o cliente conversem sem que sejam interceptados.
E é possível identificar quando um site possui esse certificado pois a URL passa a ter o formato “HTTPS”, que acompanha o símbolo de um cadeado. Esses dois pontos são importantíssimos para saber que, sim, você pode comprar com segurança.
Quem precisa ter esse certificado?
Para essa pergunta, a resposta é bastante simples: você lida com dados dos seus clientes? A resposta foi positiva? Então, sim, você precisa ter esse certificado.
De modo geral, qualquer organização, ou indivíduo que lide com dados e informações precisa ter essa “salinha reservada”. Lojas, clínicas, enfim, qualquer ramo que peça um cadastro precisa garantir segurança àqueles que lhes confiará suas informações pessoais.
Por que é importante tê-lo
Se alguém confia um segredo a você, é importante que você o mantenha muito bem guardado, não é?!
O Certificado SSL tem essa função: de garantir que o “segredo” ficará bem protegido. Principalmente em se tratando de registros bancários e demais informações financeiras.
Além disso, muitas pessoas começaram a ter conhecimento sobre isso e passaram a realizar as suas compras apenas em sites que possuem o cadeado e o HTTPS, preterindo aqueles que não têm esse marcador.
E, claro, além de tudo isso, quem não gosta de ser conhecido como o melhor guardador de segredos? Quanto mais seguro for o seu site, melhor ele ficará ranqueado, e isso funciona como uma ótima estratégia.
Como conseguir esse certificado?
A criação dessa “salinha reservada” depende da sua emissão por algumas Autoridades Certificadoras, os ACs. Essas Autoridades verificam e avaliam a legitimidade da empresa solicitante e, assim, expedem o certificado. Esse processo garante que empresas golpistas não conseguirão fazer a solicitação, tornando ainda mais importante o Certificado SSL.
Alguns certificados, no entanto, são vendidos por empresas de registro de domínios, ou provedores de hospedagem. É importante buscar, nessa situação, uma entidade que esteja aprovada pelos ACs; assim, você não terá risco de acabar tendo o seu site classificado como não seguro mesmo tendo adquirido o certificado.
É importante destacar, também, que nem todos os certificados disponíveis são iguais. São vários certificados para várias situações e você deve buscar o que melhor se adequa à sua necessidade.
Conclusão
É importante destacar que, no Brasil, de cada 6 lojas, 5 não possuem o certificado, conforme aponta estudo do Serasa Experian, em parceria com a BigData Corp. Se a sua empresa ainda não possui esse indicador de segurança, é importante pensar em tornar-se parte dessa minoria mais segura.